A poluída Baía de Guanabara está prejudicando atletas não somente na prática esportiva. Um atleta sul-coreano diz ter ficado doente após competir em um evento teste para o Rio 2016 nas águas da Cidade Maravilhosa, informou o site da BBC.
O treinador do atleta adoecido Danny Ok reclamou da decisão de manter as competições de windsurfe e vela na Baía de Guanabara após a enfermidade de seu comandado. Wonwoo Cho foi para o hospital com desidratação, vômito e tonturas após participar do evento teste.
Danny Ok declarou que a água estava “malcheirosa” e que “não imaginava como eles [os atletas] poderiam correr nessa área”.
Ainda segundo a BBC, pesquisas revelam que existem níveis perigosos de esgoto humano em todas as áreas de competição aquática no Rio de Janeiro, incluindo a Lagoa Rodrigo de Freitas, sede da canoagem e do remo.