Esportes

DIA RUIM

Judô brasileiro termina primeiro dia da Rio-2016 sem medalhas

Judô brasileiro termina primeiro<br> dia da Rio-2016 sem medalhas

Redação

06/08/2016 - 17h20

Com dois medalhista em Londres-12 no tatame, o judô brasileiro terminou o primeiro dia da Rio-16 sem nenhuma medalha. Os judocas da categoria ligeiro Sarah Menezes e Felipe Kitadai foram eliminados na repescagem, sem chegar perto da disputa pelo bronze.

Apesar de carregarem a responsabilidade pelo resultado há quatro anos, os dois atletas vêm de um ciclo olímpico instável. Sarah ficou fora do pódio em diversas competições entre 2014 e 2015, tendo se recuperado este ano. Kitadai caiu de rendimento na segunda metade do quadriênio.

O COB (Comitê Olímpico do Brasil) e a CBJ (Confederação Brasileira de Judô) esperavam terminar o primeiro dia do judô com pelo menos uma medalha, de qualquer metal. A principal aposta era a medalhista de ouro de Londres-12, Sarah Menezes. Nenhum dos dois atletas pararam para falar com os jornalistas na zona mista.

SARAH

Ela foi derrotada na repescagem pela líder do ranking mundial, Urantsetseg Munkhbat, da Mongólia, por ippon.

A judoca chorou no tatame assim que sofreu o golpe. Em parte pela derrota. Mas também pela dor em razão da imobilização no braço direito –ela sofreu dois ataques neste membro durante a luta–, para o qual precisou de atendimento médico.

O combate começou com as duas se estudando tanto que ambas foram punidas, por falta de combatividade. Em seguida, a mongol passou a tomar a iniciativa da luta, mas sem conseguir completar os ataques. O fim ocorreu no ponto de ouro, em que vence quem aplicar o primeiro golpe.

Sarah recuperava a carreira após um ciclo olímpico de maus resultados. Este ano, ela voltou a atuar bem e venceu o Grand Prix de Havana. O COB (Comitê Olímpico do Brasil) e a CBJ (Confederação Brasileira de Judô) não contavam com um novo ouro, mas esperavam um pódio da campeã olímpica.

A judoca fica sem medalha também em razão de uma derrota inesperada. Nas quartas-de-finais, ela perdeu para a cubana Dayaris Mestre Alvarez, 19ª do ranking, de quem venceu quatro vezes só este ano.

A cubana tomou a iniciativa da luta e conseguiu provocar um shidô (punição) contra Sarah. Nos minutos seguintes, passou a administrar o confronto e passou para a semifinal, deixando a brasileira no caminho.
Em sua primeira luta, Sarah venceu com tranquilidade a belga Charline van Snick, com um yukô.

KITADAI

Já Kitadai não teve um caminho simples. Ele foi eliminado para o uzbeque Diyorbek Urozboev (Uzbequistão), sétimo no ranking.

O brasileiro sofreu um ippon, cuja marcação foi alvo de queixa discreta do brasileiro. Medalhista de bronze em Londres-12, ele foi aplaudido pelos torcedores da Arena Carioca 2 e confortado pelo treinador Luiz Shinohara.

Ele havia perdido para o azeri Orkhan Safarov, segundo colocado no ranking. Kitadai lutava bem até sofrer um ippon que impressionou pela rapidez no ataque.

Kitadai medalhou em todos os grandes campeonatos internacionais em 2013 e 2014, após sua medalha de bronze. Mas ficou fora nos dois anos seguintes.

Brasileirão

Memphis treina no Corinthians e deve ter chance em clássico com o São Paulo

Após 22 dias afastado por lesão, atacante pode estrear sob o comando de Clarence Seedorf em clássico decisivo para o Corinthians, que luta para sair da zona de rebaixamento.

02/11/2026 19h00

Memphis Depay voltou a treinar com o elenco do Corinthians e pode retornar aos gramados no clássico contra o São Paulo.

Memphis Depay voltou a treinar com o elenco do Corinthians e pode retornar aos gramados no clássico contra o São Paulo. Foto: Divulgação Corinthians

Continue Lendo...

Vitória

Goiano vence etapa de Campo Grande da PBR

Natural de Campo Alegre de Goiás, o peão Elzisclay dos Santos venceu o certame neste domingo

02/11/2026 12h00

Goiano vence etapa de Campo Grande da PBR

Goiano vence etapa de Campo Grande da PBR Foto: Divulgação

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).