Esportes

FIM?

UCDB anuncia 'readequações' e deve encerrar modalidades esportivas em 2019

UCDB anuncia 'readequações' e deve encerrar modalidades esportivas em 2019

Redação

29/11/2018 - 18h24

Atletas e acadêmicos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) de Campo Grande estão na procura de novo projeto esportivo e profissional para o próximo ano. Isto por conta do fim do apoio que a entidade vai dar para algumas das modalidades. 

Por meio de nota, a UCDB disse que apenas 130 atletas serão mantidos nos quadros da universidade, principalmente nas modalidades de futsal masculino e feminino, vôlei feminino e esportes individuais, como judô, atletismo e natação.

"Por mais de 20 anos, a UCDB vem investindo quase que solitariamente no esporte universitário. São cerca de R$ 3 milhões por ano, que garantem a participação em campeonatos locais, estaduais e nacionais, bolsas para os atletas em diversas modalidades e pagamento do corpo técnico e infraestrutura. Esse tipo de investimento não vai acabar", esclareceu o reitor da instituição, padre Ricardo Carlos.

Alunos protestaram pelas redes sociais

Ainda de acordo com a nota da universidade, "em todo final de ano, são feitas avaliações em todas as áreas e que resultam  determinadas readequações."

Entre as modalidades destacadas pelo próprio reitor, algumas como o vôlei masculino estão sem atividades desde o ano passado. E a administração já encerrara n início deste ano as atividades esportivas também do Colégio Dom Bosco,

Em 20 anos de atividades no esporte local, a UCDB venceu 14 vezes os Jogos Abertos de Campo Grande, além de formar atletas que representaram Mato Grosso do Sul no cenário esportivo nacional e internacional.

"No melhor momento do esporte universitário, onde o Governo do Estado, até em respeito e acreditar no trabalho desenvolvido, patrocinou nestes últimos quatro anos, todos os gastos com as viagens dos acadêmicos de todos os eventos disputados, recebemos essa decisão. A palavra lamentável ainda é fraca diante da decepção que estamos tendo neste momento", disse, ao site 'Esporte MS', Marcelo Ferreira, diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), autarquia sob responsabilidade do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Não presente na lista de modalidades que serão mantidas, o basquete foi um dos esportes que mais lamenta a decisão. Isso porque o time da universidade disputa a final da Conferência Norte do Novo Basquete MS contra o Sejuvel/Três Lagoas. 

Handebol também não teve o seu futuro garantido em comunicado de reitor da UCDB (Divulgação)

A segunda partida do playoff está marcada para o próximo sábado, no Centro de Treinamento Municipal, e pode não acontecer, visto que o professor e técnico Ronaldo Monteiro é um dos demitidos. E o time campo-grandense venceu o primeiro jogo da série, definindo-se como favorito à conquista. 

Atletas da universidade estão se manifestando nas redes sociais sobre a posição tomada pela reitoria da UCDB. Mesmo com a “palavra” de restruturação, a maioria diz que a situação é de não ter mais retorno. Os possíveis investimentos que estão sendo feitos nas estruturas nos campos podem ser um dos motivos de redução das bolsas. “Só que a atual reitoria parece não conhecer tudo o que foi feito nos últimos anos de levar o nome da entidade pelos quatro cantos do país. Muitos acadêmicos de outros estados só conhece aqui graças ao esporte”, comentou um dos contatos, ao site 'Esporte MS'.

Brasileirão

Memphis treina no Corinthians e deve ter chance em clássico com o São Paulo

Após 22 dias afastado por lesão, atacante pode estrear sob o comando de Clarence Seedorf em clássico decisivo para o Corinthians, que luta para sair da zona de rebaixamento.

02/11/2026 19h00

Memphis Depay voltou a treinar com o elenco do Corinthians e pode retornar aos gramados no clássico contra o São Paulo.

Memphis Depay voltou a treinar com o elenco do Corinthians e pode retornar aos gramados no clássico contra o São Paulo. Foto: Divulgação Corinthians

Continue Lendo...

Vitória

Goiano vence etapa de Campo Grande da PBR

Natural de Campo Alegre de Goiás, o peão Elzisclay dos Santos venceu o certame neste domingo

02/11/2026 12h00

Goiano vence etapa de Campo Grande da PBR

Goiano vence etapa de Campo Grande da PBR Foto: Divulgação

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).