O levantador Ricardinho está de volta à seleção brasileira masculina de vôlei. Nesta sexta-feira, ele teve seu nome confirmado na relação de 18 atletas para a disputa da Liga Mundial, que começa em maio. O Brasil está no grupo B da competição, ao lado de Canadá, Finlândia e Polônia. O grupo se apresenta ao treinador na próxima terça-feira (1º/5), no Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ).
Ricardinho estava afastado da seleção brasileira desde às vésperas dos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007, quando foi cortado após uma briga com o técnico Bernardinho, cujos motivos jamais foram esclarecidos totalmente. Nos últimos anos, os dois ensaiaram uma reaproximação e o treinador chegou inclusive a colocar o levantador na lista de pré-convocados para a Liga Mundial de 2010, quando o próprio Ricardinho recusou a convocação.
Após a decisão da Superliga masculina, no último sábado (dia 23), a maior dúvida que existia era se Bernardinho voltaria a chamar Ricardinho, que teve uma atuação brilhante no torneio nacional de clubes. O próprio jogador não se mostrava muito otimista. “É uma decisão bem complicada para o Bernardinho, porque já estamos em ano olímpico e falta pouquíssimo tempo (para Londres). Vamos ver o que ele vai fazer", afirmou.
Ao ter seu nome colocado na pré-lista de Bernardinho para a Liga Mundial, o levantador percebeu que finalmente poderia retornar à seleção brasileira. E a confirmação veio nesta sexta-feira, com a lista divulgada por Bernardinho.
Confira a lista dos 18 convocados para a disputa da Liga Mundial masculina de vôlei:
Levantadores
Bruno (Cimed/SKY) e Ricardinho (Vôlei Futuro)
Opostos
Wallace (Sada Cruzeiro), Leandro Vissotto (Cuneo), Theo (RJX), e Renan (BMG/São Bernardo)
Centrais
Éder (Cimed/SKY), Sidão e Rodrigão (Sesi-SP) e Lucão (RJX)
Ponteiros
Giba (Cimed/SKY), Murilo (Sesi-SP), João Paulo Bravo (Arkas Spor Kulubu), Dante (RJX), Lucarelli (Vivo/Minas) e Maurício Borges (Sada Cruzeiro)
Líberos
Serginho (Sesi-SP) e Mário Junior (Vôlei Futuro)


