Esportes

ESPORTES

Brasil bate a Espanha pela 1ª vez e embala no Mundial de Handebol

Brasil se classificou na segunda posição do Grupo 3, atrás de Portugal, e vai enfrentar a atual campeã olímpica e tricampeã mundial Dinamarca nas quartas de final

Continue lendo...

Em sua 100ª partida em Mundiais de handebol, o Brasil entrou em quadra, em Oslo, na Noruega, disposto a derrubar mais uma potência da modalidade e derrotou a Espanha por 26 a 25, neste domingo, pela terceira e última rodada da segunda fase. Foi a primeira vitória brasileira sobre a seleção ibérica em partidas oficiais.

Com excelente atuação de Bryan, autor de cinco gols, Rudolph, certeiro nos tiros de sete metros - foram seis gols -, além do seguro goleiro Buda, o Brasil ampliou a série de triunfos inéditos iniciada sobre a anfitriã Noruega e a tetracampeã mundial Suécia.

Assim, o Brasil se classificou na segunda posição do Grupo 3, atrás de Portugal, e vai enfrentar a atual campeã olímpica e tricampeã mundial Dinamarca nas quartas de final. A partida será realizada na quarta-feira, às 13h30 (horário de Brasília), também em Oslo, na Noruega.

A vaga entre os oito finalistas que disputarão o mata-mata assegurou à seleção nacional sua melhor campanha em uma edição de Mundial de handebol, superando o nono lugar em 2019.

Na edição passada, em 2023, o time verde e amarelo terminou na 17ª colocação. Na Croácia, Dinamarca e Noruega, o Brasil disputa a competição pela 16ª vez consecutiva.

Mesmo conhecendo o adversário das quartas antes de entrar em quadra, os brasileiros entraram concentrados em quadra e, com boa atuação do goleiro Buda, abriram 7 a 3 no placar, mesmo após perder Gustavo, com uma torção no pé esquerdo logo nos minutos iniciais.

Aos poucos, porém, a equipe europeia achou o seu jogo e reduziu gradualmente a vantagem até ficar um ponto atrás, 10 a 9, a sete minutos do fim do primeiro tempo.

Apesar da eliminação precoce, a Espanha, dona de dois títulos mundiais e cinco medalhas olímpicas, manteve sua postura agressiva em busca da virada, melhorando seus arremessos.

A equipe do técnico Marcus Tatá conseguiu segurar a pressão e se manter à frente até o final do primeiro tempo, que terminou com uma vantagem mínima do conjunto verde e amarelo por 14 a 13.

Logo na volta do intervalo, Rangel conseguiu defender um tiro de sete metros, mas os espanhóis igualaram o marcador em 14 pontos no rebote.

Explorando o jogo em profundidade, a Espanha conseguiu a virada, por 16 a 15, aos 5 minutos do segundo tempo

Em desvantagem, o Brasil acordou e, com Bryan decisivo nas investidas ofensivas e Buda seguro no gol, retomou a vantagem por 20 a 17.

A dez minutos do fim, os europeus igualaram o placar em 22 a 22 e as duas seleções passaram a disputar a vitória ponto a ponto.

Em um final eletrizante, mesmo com a exclusão de Guilherme Borges por dois minutos, prevaleceu a eficiência defensiva brasileira, que conseguiu segurar o último ataque espanhol para vencer por 26 a 25.

 

Assine o Correio do Estado

ESTADUAL

Abel Ferreira: 'Paulistão vale muito, vale o mesmo que Brasileirão e Copa do Brasil'

Primeiro jogo da final acontece no próximo domingo (16), às 17h30 (horário de MS), com mando de campo palmeirense

14/03/2025 22h00

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, está em mais uma decisão de Paulistão

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, está em mais uma decisão de Paulistão Foto: X

Continue Lendo...

O Paulistão, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil têm o mesmo valor para Abel Ferreira. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, antes da final do Paulistão, ao lado do treinador corintiano Ramon Díaz, o técnico do Palmeiras usou uma frase do rival, que disse que o Corinthians dará a vida no domingo, para reforçar o pensamento de que o título estadual é muito importante, ainda mais tratando-se de um Dérbi.

"Esse título vale, e vale muito. Vale o mesmo que o Brasileirão, que uma Copa do Brasil. Dá o mesmo trabalho, exige a mesma dedicação. Mas muitos de vocês nem falam do título que ganhamos ano passado. Muitos vocês até se esquecem, dizem: 'O Palmeiras não ganhou nenhum título'. Vale, vale e muito. Viram o que o treinador adversário falou? 'Vamos dar a vida para ganhar'", afirmou o treinador.

O Palmeiras adiciona ainda mais valor à edição deste ano porque, além de a final ser decidida em um clássico, coloca em jogo a conquista da quarta taça seguida. Apenas um time conquistou o tetracampeonato consecutivo: o Paulistano, entre 1916 e 1919.

A disputa pelo feito histórico começa neste domingo, às 18h30, no Allianz Parque, que foi colocado no centro da mais recente polêmica do futebol brasileiro, após Neymar e mais jogadores reclamarem dos gramados sintéticos. Abel foi questionado sobre o assunto durante a coletiva desta sexta e se irritou.

"São dois grandes estádios, duas grandes torcidas e dois grandes gramados, seja natural ou híbrido, que é o caso do deles (Neo Química Arena). É isso que tenho a dizer de gramados sintéticos ou naturais. Chega, basta", disse.

Já a grande decisão vai ter de esperar a Data Fifa da próxima semana para acontecer. Depois do jogo deste final de semana, Corinthians e Palmeiras se reencontram no dia 27, quinta-feira, em Itaquera, para resolver qual dos dois rivais será o campeão paulista de 2025.

"Chegaram as duas melhores equipes, mais consistentes, e por mérito vão decidir em casa. Que seja um grande espetáculo, que haja respeito. E que no final vença o Palmeiras", afirmou Abel.

Com um Dérbi na final, o treinador teve de falar bastante sobre rivalidade, mas não quis se envolver em polêmicas ou dar margem para que suas falas fossem entediadas como provocações.

"Não queria falar muito sobre o São Paulo. Aconteceram coisas desagradáveis comigo, mas ficou tudo sanado. A rivalidade, na minha opinião, é igual", respondeu, quando questionado se concordava que hoje o Palmeiras tem uma rivalidade mais intensa com os são-paulinos do que com o Corinthians.

"Essa pergunta que você fez para mim é espetacular, mas provocatória. Nós temos que dar o exemplo."

Abel entende que suas palavras, se mal colocadas, podem causar reações mais enérgicas entre torcedores, por isso o cuidado. Ao comentar sobre a violência que pode nascer de rivalidades com a do Dérbi, fez ainda um apelo contra o racismo, pauta sobre a qual o Palmeiras tem se debruçado com entrega depois do episódio sofrido pelo jovem Luighi, que chorou e cobrou a Conmebol após ser chamado de "macaco" na Libertadores Sub-20.

"Dérbi é Dérbi em qualquer parte do mundo. São dois clubes gigantes, com torcida imensa. Quando surge esse tipo de jogos, vocês empolgam e emocionam os torcedores. Reforço, que às vezes passa do ponto, que torcida e jogadores se respeitem. Um dos primeiros filmes que vi foi O Casamento de Romeu e Julieta (2005). O que prevalece nele é o amor e respeito", comentou.

"Estou no Brasil há cinco, mas há algo que precisa ser erradicado: racismo e violência. Passa pelos torcedores, dirigentes, jogadores e por vocês (jornalistas). Mas Dérbi sempre será Dérbi", concluiu.

Esportes

De olho na Libertadores, time de MS disputa Supercopa Feminina de Futsal

Competição acontece entre os dias 16 e 20 de abril, em Lajes (SC), no Ginásio Jones Minosso

14/03/2025 17h45

 Ginásio Jones Minosso, em Santa Catarina

Ginásio Jones Minosso, em Santa Catarina Foto: Reprodução

Continue Lendo...

De olho na Libertadores, a Sociedade Esportiva e Recreativa Chapadão (Serc) será a representante sul-mato-grossense na Supercopa Feminina de Futsal 2025, que acontecerá entre os dias 16 e 20 de abril, em Lajes (SC), no Ginásio Jones Minosso.

O torneio, organizado pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), define o time brasileiro que garantirá vaga na competição internacional, que será realizada entre 1º e 8 de novembro de 2025, no Paraguai.

A competição contará com seis equipes, divididas em dois grupos. No Grupo A, estarão Taboão Magnus-SP, Serc-MS e ADTB Telêmaco Borba-PR.

Já o Grupo B será composto por Leoas da Serra-SC, Clube Resenhas-GO e House Via Motos-MT. As equipes se enfrentam dentro de suas chaves, em turno único, e os dois melhores de cada grupo avançam para as semifinais. A fase eliminatória será disputada em jogo único até a grande final.

Organizada pela CBFS, em parceria com a Federação Catarinense de Futsal (FCFS) e sediada pela Associação Leoas da Serra, a Supercopa Feminina reúne as melhores equipes do futsal feminino do Brasil, incluindo os campeões e vices da Liga Feminina, Copa do Brasil e Taça Brasil.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).