Nas Olimpíadas de Tóquio, realizada do dia 23 de julho a 8 de agosto deste ano, Mato Grosso do Sul contou com dois atletas representantes, além de outros três que disputarão as Paralimíadas.
Para a próxima edição dos Jogos Olímpicos, em Paris 2024, a expectativa é aumentar o número de representantes do Estado e de Campo Grande em busca de medalhas.
De acordo com o diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), Cláudio Serra, já há atletas em preparação na Capital.
Conforme Serra, Campo Grande tem toda a estrutura esportiva que permite a preparação de atletas para competições do nível das Olimpíadas, mas essas estruturas são recentes e, por este motivo, ainda não foram formados muito atletas a tempo de Tóquio 2020.
“Eu tenho certeza que para um futuro, para Paris, Campo Grande com o Centro Olímpico do Ayrton Senna e da Vila Nasser, vamos estar podendo representar bem o Brasil, já temos grandes atletas que estão em preparação”, disse.
Últimas Notícias
O diretor-presidente citou ainda a destinação de recursos para apoiar atletas e equipes de alto rendimento, representantes da Capital em competições nacionais e internacionais.
Nesta quarta-feira (11), a prefeitura assinou decreto que regulamenta o Fundo Municipal de Esporte e Lazer (FAE), com a destinação de R$ 1 milhões em recursos.
Deste valor, R$ 250 mil são para apoio dos atletas e equipes.
“O recurso que é para esporte de alto rendimento é para preparação dos nossos atletas olímpicos”, explicou Serra.
Ele não detalhou em quais modalidades há atletas de alto rendimento em preparação na Capital.
Tóquio 2020
Cinco atletas de Mato Grosso do Sul tiveram vaga garantida nas Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio-2020.
Entre os atletas brasileiros que participaram dos Jogos Olímpicos estão o nadador Leonardo de Deus e o judoca Rafael Silva, conhecido como Baby.
Nenhum dos dois atletas ganharam medalhas.
Leonardo foi para a terceira Olimpíada e se classificou para disputar a medalha pelos 200 metros borboleta, uma de suas especialidades.
Outro sul-mato-grossense nas Olimpíadas foi Rafael Silva, que luta entre os pesados, categoria acima dos 100 kg.
O atleta tem duas medalhas de bronze, em Londres 2012 e no Rio 2016, mas não chegou às finais em Tóquio.
Há ainda três representantes que irão competir nas Paralimpíadas, sendo dois na paracanoagem e um no paratletismo.
Os Jogos Paralímpicos começam no dia 24 de agosto deste ano, e estão previstos para serem encerrados no dia 5 de setembro.
Yeltsin Jacques correrá pelas provas de 1.500 metros e 5.000 metros no paratletismo.
Pela canoagem, duas promessas são de MS. Fernando Rufino e Debora Benevides.




