Luka Modric, ídolo do futebol croata, eleito o melhor jogador do mundo em 2018, que está com 37 anos, e Ivan Perišic, meio-campo do Tottenham, campeão da Liga dos Campeões (2019/2020) pelo Bayern de Munique, de 33 anos, devem jogar pela última vez uma Copa do Mundo, no Catar.
Seguindo com a série de matérias especiais sobre as principais seleções participantes da Copa do Mundo do Catar (que teve início com a seleção da França na edição de terça-feira), hoje apresentamos a seleção croata.
O ciclo do histórico elenco da seleção croata, que realizou a façanha de ser vice-campeã do mundo na Copa de 2018, na Rússia, encaminha-se para chegar ao fim na edição da Copa deste ano.
Três importantes jogadores da Copa passada que estavam presentes no feito inédito para os croatas já se aposentaram da seleção, são eles: Mario Mandzukic, ex-jogador do Bayern de Munique, onde foi campeão da Champions League, e ex-Juventus, encerrando a sua carreira no futebol em 2021; Danijel Subasic, goleiro lembrado por defender três pênaltis nas oitavas contra a Dinamarca e que atualmente está sem clube; e o meio-campista Ivan Rakitic, campeão da Champions League e de quatro espanhóis pelo Barcelona, que atua no Sevilla.
A média de idade da seleção do técnico Josip Stanisic está na faixa dos 27 anos, o que demonstra a necessidade de renovação. Os jogadores mais jovens do elenco têm 20 anos, sendo eles o zagueiro Gvardiol, do RB Leipzig, e o meio-campista Luka Sucic, do RB Salzburg – ambos devem ser reservas nesta Copa, porém, são promessas para o rejuvenescimento da equipe Croata no futuro.
LUKA MODRIC
Jogador mais experiente desta seleção croata, Luka Modric é considerado o maior jogador da história da Croácia.
Modric estreou em sua seleção em 2006. De lá para cá, o meio-campista do Real Madrid representou o país em três edições da Copa do Mundo, em 2006, 2014 e 2018, quando foi eleito o melhor jogador da Copa na Rússia. Agora Modric está prestes a participar de sua quarta Copa na carreira.
No início da carreira na Croácia, o jogador chamou a atenção do Tottenham, quando foi tricampeão croata pelo Dinamo Zagreb entre as temporadas de 2005 e 2008.
Na equipe inglesa, Luka Modric permaneceu por quatro anos, quando, em 2012, foi contratado pelo Real Madrid, por 35 milhões de Euros.
A trajetória do atleta no Real é marcada por conquistas, sendo Modric considerado um dos grandes ídolos da história de uma das maiores equipes do mundo.
O croata foi campeão cinco vezes da Liga dos Campeões, além de conquistar em três oportunidades a liga espanhola (La Liga).
Apesar de creditarem Modric como um “coadjuvante” nestes longos 10 anos em que o meio-campista foi jogador merengue, por causa da estrela de Cristiano Ronaldo e agora do francês Karim Benzema, o croata demonstrou, especialmente nas duas últimas temporadas, que merece ser reconhecido como um dos destaques da equipe.
CAMPANHA EM 2018
Longe dos holofotes, a seleção da Croácia na Copa do Mundo de 2018 era considerada uma boa equipe europeia, porém, distante de ser uma das favoritas para o título.
Antes de conquistarem a segunda colocação em 2018, feito que é o maior da história da seleção croata nas copas, 1998 foi o ano mais emblemático do futebol para o país, quando na Copa sediada na França o time ficou em terceiro lugar.
Na época, a seleção foi parada nas semifinais justamente pela anfitriã, que posteriormente foi a campeã, vencendo a seleção brasileira na final.
Na fase de grupos da Copa do Mundo de 2018, a Croácia enfrentou na estreia a Nigéria, vencendo por 2 a 0. O segundo jogo foi contra a Argentina que foi surpreendida com um ataque avassalador, e a Croácia venceu por 3 a 0.
Com uma equipe mesclada de reservas, ainda na fase de grupos, os croatas venceram a Islândia, por 2 a 1.
O caminho rumo à final foi emocionante: nas oitavas e nas quartas de final, a Croácia avançou vencendo a Dinamarca e a Rússia nos pênaltis.
Na semifinal, contra a Inglaterra, Mandzukic foi o herói da classificação, marcando o único gol da prorrogação, em jogo que tinha terminado empatado, por 1 a 1, no tempo normal.
A um passo do título da Copa do Mundo, a seleção croata não foi capaz de parar a força ofensiva dos franceses, mesmo marcando dois gols, com Perisic e Mandzukic.
A Croácia sofreu quatro gols na decisão, terminando sua campanha com a amarga derrota por 4 a 2.
SAIBA
Croácia na Copa do Mundo do Catar
Na Copa do Mundo do Catar, a seleção croata caiu no Grupo F no sorteio realizado pela Fifa e terá como adversários na primeira fase as seleções da Bélgica, do Marrocos e do Canadá.
A estreia da Croácia na competição será no dia 23 de novembro, contra o Marrocos, no estádio Al Bayt, às 6h (horário de Mato Grosso do Sul).



