Esportes

SUPERLIGA

Com campeões olímpicos dominantes, Cruzeiro vence em Campo Grande

Quatro mil campo-grandenses acompanharam atuação brilhante da dupla Wallace e Douglas Souza, que levaram a equipe mineira para mais uma vitória na Superliga Masculina 24/25

Continue lendo...

Em mais uma edição da Superliga Masculina em Campo Grande, a dupla Wallace e Douglas Souza combinam para 39 pontos e ajudam o Sada Cruzeiro a bater o Vôlei Suzano, por 3 sets a 1, na noite deste domingo (23).

Quatro mil campo-grandenses estiveram presentes no Ginásio Guanandizão para acompanhar um show da dupla campeã olímpica. Poderia ter sido um trio, se o central Lucão, também campeão olímpico, não tivesse sentido um incômodo durante o aquecimento e ficado de fora do jogo.

O primeiro set foi de total domínio do Sada Cruzeiro, com parcial de 25/16. O Vôlei Suzano chegou a assustar a atual equipe campeã do mundo, vencendo o segundo set por 27 a 25, mas, com erros básicos do adversário na defesa, o clube mineiro voltou a ficar a frente no placar com parcial de 25/18 e, para fechar a conta, venceu o último set pelo mesmo placar.

Com 20 pontos, dois bloqueios e um ace, Douglas foi eleito o melhor da partida, mas fez questão de dividir o prêmio com Wallace, que fez 19 pontos, dois aces e bloqueou dois ataques do adversário, além de exaltar toda a equipe.

“Eu acho que este troféu hoje era do capitão Wallace, que está jogando demais. Hoje tivemos mais um jogo difícil, pois a gente sabe que as equipes jogam sem responsabilidade contra nós. Fizemos o nosso papel, todo o grupo contribuiu e felizmente vamos levar os três pontos para casa., disse Douglas.

Ainda, o camisa 14 fez questão de citar a energia dos campo-grandenses durante todo o jogo. “Eles [público] são completamente apaixonados por vôlei, e eu apaixonado por eles também. Obrigado pelo carinho, pelo apoio. Foi um grande jogo e espero que todos tenham gostado. Quem sabe voltaremos mais vezes?”.

Com essa vitória, o Sada Cruzeiro chegou a 51 pontos na classificação geral e garantiu o primeiro lugar, já que resta apenas uma rodada e Minas, com 47, e Vôlei Renata, com 46, não conseguem alcançá-lo. Já o Vôlei Suzano permanece com 29 pontos, na 7ª colocação.

“O time adversário foi feliz em seus saques, agressivos. Não conseguimos trabalhar bem as bolas altas e é algo importante de se fazer. Agora é focar no tempo que temos de treinamento para chegar bem nos playoffs e buscar a vaga na semifinal”, diz Pedro Uehara, treinador do Suzano.

Nesta quinta-feira (27), em casa, às 20h (horário de MS), o clube mineiro encerra a fase classificatória diante do APAN Blumenau, equipe catarinense que precisa do resultado positivo para não ser rebaixado de divisão.

No mesmo dia e horário, o Vôlei Suzano joga sua última rodada desta fase contra o São José Vôlei, que vem logo atrás da equipe paulista na classificação geral, com 22 pontos.

Mais um?

Este foi o segundo jogo da Superliga Masculina em Campo Grande nos últimos quatro meses. Em dezembro, o Vôlei Renata, do levantador e campeão olímpico Bruninho, venceu o Vedacit Guarulhos por 3 sets a 0, com parciais de 25/23, 25/16 e 25/20. Além disso, o campo-grandense Judson Nunes foi eleito o melhor da partida e caiu nas graças da torcida.

Com público médio de 4,5 mil em cada jogo (5 mil em dezembro e 4 mil na noite de ontem), a organização já negocia o próximo passo para receber mais uma atração do vôlei nacional. Segundo o Fabiano Rodrigues, organizador do evento, há chances de Campo Grande receber um jogo da Superliga Feminina, mas somente na próxima temporada, que começa em outubro.

Ainda, de acordo com ele, há duas equipes que atraem interesse: Minas Tênis Clube (MG) e Sesc RJ Flamengo. Atualmente, o clube mineiro ocupa a segunda posição nesta atual temporada, com 48 pontos em 22 jogos, sendo 17 vitórias. Já o time carioca está na sexta colocação, com 42 pontos, sendo 13 triunfos.

O Minas é um dos grandes expoentes da vôlei feminino no Brasil, 15 títulos nacionais e oito do Campeonato Sul-Americano de Clubes. Hoje, conta com jogadoras estreladas no elenco, como a central Thaísa Daher, campeã olímpica duas vezes (2008 e 2012) e bronze em Paris-2024, a ponteira Pri Daroit, prata no Mundial de 2022 com a seleção brasileira, e Julia Kudiess, também prata no Mundial há três anos.

Já o Flamengo é treinado desde 2021 pelo técnico Bernardinho, que já conquistou dois ouros (2004 e 2016) e duas pratas (2012 e 2008) nas Olímpiadas com a seleção masculina e um bronze (1996) com a feminina. Recentemente, assinou com oposta e ponteira Tainara Santos, de 25 anos e medalhista com a seleção em Paris-2024, mas ainda resta o anúncio oficial por parte do clube carioca. Mikaela Hestmann, ponteira de 17 anos e uma das maiores revelações brasileiras no esporte, também compõe o elenco flamenguista.

Assine o Correio do Estado

4X1 FORA O BAILE

Atleta de MS entra no fim e participa de vexame do Brasil

Campo-grandense Éderson entrou aos 39 minutos do segundo tempo e viu uma das maiores derrotas da seleção brasileira contra a Argentina

26/03/2025 10h45

Éderson joga 10 minutos e participa de goleada histórica da Argentina no Brasil

Éderson joga 10 minutos e participa de goleada histórica da Argentina no Brasil Foto: Reprodução

Continue Lendo...

Convocado após cortes de volantes por suspensão e lesão, o campo-grandense Éderson entrou no finalzinho da partida e participou da goleada sofrida pela seleção brasileira diante da Argentina, na noite desta terça-feira (25).

Com o jogo já perdido, Dorival Júnior fez sua última substituição aos 39 minutos do segundo tempo, colocando Éderson no lugar de André. Com pouco tempo restante no relógio, o volante sul-mato-grossense pouco fez.

Em 10 minutos no campo, o campo-grandense acertou cinco de seis passes dados, cerca de 83% de precisão, além de um desarme. Em contrapartida, perdeu três posses de bola e fez duas faltas. Diante disso, o aplicativo Sofascore, especializado em estatísticas de esportes, deu uma nota 6.3 ao atleta.

Esta foi a terceira vez que Éderson representou a amarelinha em campo, as outras duas vezes foram em meados do ano passado. No dia 09 de junho, ficou 84 minutos em campo no amistoso contra o México, do qual o Brasil venceu por 3x2. Já no dia 03 de julho, pela 3ª rodada da fase de grupos da Copa América 2024, jogou 17 minutos no empate por 1x1 diante da Colômbia.

Agora, o volante sul-mato-grossense volta a Atalanta, da Itália, para a continuidade do Campeonato Italiano, onde é um dos destaques positivos, além do seu clube ocupar a terceira colocação, com 58 pontos. No próximo domingo (30), Éderson e companhia enfrentam a Fiorentina, fora de casa, às 9h (horário de MS), pela 30ª rodada.

Sobre o Brasil, a seleção estagnou na quarta colocação nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, com 21 pontos. Na próxima Data FIFA, que acontece em junho, a canarinho enfrenta o Equador, fora de casa, e o Paraguai, como mandante. Dependendo dos resultados, pode garantir vaga no Mundial contra a albirroja.

Vitória monumental

Com três minutos de jogo, dois terços da partida teve a Argentina com a bola no pé. Nesse mesmo tempo, o Brasil fez duas faltas. Prestes a fechar o quarto minuto, uma bola invertida para Almada permitiu que o camisa 11 encontrasse Julián Álvarez dentro da área brasileira. O atacante passou entre Murilo e Arana e tirou de Bento para abrir o placar.

Junto dos erros dos brasileiros, no pouco tempo que eles tinham a bola, isso foi suficiente para que as arquibancadas já cantassem "olé", logo aos sete minutos de jogo. Tinham razão. O Brasil apenas assistia ao adversário jogar.

Em jogada semelhante ao primeiro gol, os argentinos inverteram a bola de lado novamente. De Paul abriu na direita, e o cruzamento encontrou Enzo Fernández, um dos muitos jogadores de azul e branco que ocupavam a área brasileira e que ampliou.

Após o gol, os brasileiros fizeram uma 'reunião expressa' antes de sair com a bola novamente. A segunda conferência foi quando todos os jogadores de linha foram até a casamata ouvir Dorival, graças a uma queda de Bento para receber atendimento médico em campo.

Não houve mudança. Enquanto Scaloni tinha construção com De Paul, MacAllister, Enzo e Almada, o Brasil apresentava quatro jogadores de frente sem conseguir sequer trocar passes, assim como André e Joelinton, presos no círculo central. Era um baile, e os brasileiros não sabiam dançar.

O desconto de Matheus Cunha foi quando os defensores erraram o passo. O atacante pôde conduzir e bater no canto de Dibu Martínez e recolocou o Brasil no jogo. A marcação brasileira encaixou um pouco melhor e complicou a saída da Argentina, mas não impediu que os argentinos chegassem. Almada obrigou Bento a saltar para grande defesa.

Pouco depois, contudo, Enzo Fernández que fez o lançamento, buscando pelo menos um dos quatro companheiros dentro da área. Quem finalizou, na verdade, foi o quinto argentino, MacAllister, ao infiltrar e fazer o terceiro.

A volta do intervalo, com três mudanças, fez o time melhorar. Entraram, em uma fogueira, Endrick, João Gomes e Léo Ortiz. Mas a melhora ainda era pouco e se resumia a apenas não tomar sufoco da Argentina.

O adversário, aliás, não precisava mais ter pressa. Foi com tranquilidade que encontraram espaço nas costas da defesa brasileira e, mesmo com o cruzamento errado, a bola recompensou, encontrando Giuliano Simeone, que fez o quarto.

A embaixadinha de Dibu Martínez quando recebeu um recuo completou uma humilhação, que já ia além do placar. O "olé" voltou a ser cantado, ainda com mais propriedade. Os argentinos foram, até o fim, donos do jogo.

Trajetória - Éderson

Aos 13 anos, Éderson começou a ser construído como jogador na escolinha de futebol do bairro Tiradentes, na região leste de Campo Grande. Pouco tempo depois, foi levado para o clube Desportivo Brasil (SP), para então seguir a sua carreira profissional.

Em julho de 2019, o Cruzeiro (MG) se interessou pelo jogador e pagou cerca de R$ 1,6 milhão pelo futebol do volante. Em apenas sete meses no clube mineiro, Éderson se transferiu para o Corinthians (SP) a custo zero

No clube alvinegro, atuou em 25 jogos e marcou 3 gols, fazendo parte do elenco vice-campeão do Campeonato Paulista em 2020. Em março de 2021, foi emprestado ao Fortaleza (CE), sendo um dos destaques do Campeonato Brasileiro naquele ano.

Em janeiro do ano seguinte, por necessidade financeira, o Corinthians deu fim ao empréstimo e acertou a venda do atleta ao Salernitana (Itália) por 6,5 milhões de euros. 

No clube italiano, se destacou rapidamente e em menos de seis meses no clube, despertou o interesse da Atalanta, também da Itália, que pagou cerca de 22,9 milhões de euros pelo jogador. Até então, ainda veste as cores da equipe azul e preta. 

De acordo com o Transfermarkt, site especializado em mercado de transferências, Éderson vale 50 milhões de euros (R$ 309,5 milhões na cotação atual).

Saiba

Das 10 seleções sul-americanas que disputam as eliminatórias, as seis primeiras se classificam diretamente para a Copa do Mundo de 2026 e a sétima colocada vai para a repescagem com seleções de outros continentes. Restam apenas quatro rodadas para a definição das classificadas, previsto para acabar dia 09 de setembro deste ano.

*Com algumas informações do Estadão Conteúdo

Assine o Correio do Estado

Esportes

Cristiano Ronaldo fala sobre Bola de Ouro e defende Vini Jr.

Português destacou que brasileiro deveria ser o melhor do mundo, colocou em jogo a credibilidade da premiação e se comparou com a situação

26/03/2025 00h00

Foto de Vienna Reyes na Unsplash

Continue Lendo...

O debate sobre quem é o melhor jogador do mundo trouxe muita polêmica ao mundo do futebol. A Bola de Ouro, da revista France Football, foi para Rodri. Porém, o The Best, da FIFA, foi para Vinícius Jr.

Portanto, a polêmica repercute também nas casas de apostas com depósito mínimo de 1 real, afinal, recentemente o clube de ambos se enfrentaram na Champions League. Jogue com responsabilidade.
Recentemente, Cristiano Ronaldo também se manifestou sobre o tema e saiu em defesa do brasileiro Vinícius Jr.

Cristiano Ronaldo defende Vinícius Jr

Cristiano Ronaldo, atualmente no Al-Nassr, da Arábia Saudita, concedeu uma entrevista recente ao La Sexta e criticou a Bola de Ouro. O jogador chegou a comparar a derrota de Vini Jr. com suas próprias experiências em premiações da revista.

“Fiquei surpreso. Acho que ele (Vini Jr.) deveria ter ganho a Bola de Ouro. Mas não fiquei surpreso porque não há credibilidade (na premiação). Ele ganhou a Champions League, ele fez a diferença”, destacou.
CR7 reforçou que Vini Jr. merecia o prêmio e afirmou entender o sentimento do brasileiro, pois já passou por situações semelhantes.

“Fiquei decepcionado pelo Vinicius. Ele mereceu. Eu me senti da mesma forma. Fazer a mesma coisa duas vezes faz você se sentir impotente, mas então eu entendi, e quando você entende as coisas, você não entra em batalhas que você não vai ganhar”, completou.

Antes, em entrevista ao Globe Soccer Awards, Cristiano Ronaldo já havia feito críticas mais duras à premiação e reforçado seu apoio a Vini Jr.

“Eu adoro o jeito que eles estão fazendo a carreira deles... Bellingham, Lamine (Yamal), essa nova geração. Vinicius, que está fazendo um trabalho fantástico. Ele merecia a Bola de Ouro. Foi injusto. Eu falo na frente de todo mundo. Eles deram para o Rodri, ele merece também. Mas Vinicius ganhou a Champions League, fez gol na final. As outras questões não são importantes. Quando você merece, você tem que receber”, afirmou.
Vini Jr. respondeu destacando que CR7 e Neymar são seus ídolos e que considera uma honra receber elogios do português.

Real Madrid critica a arbitragem

Após o duelo diante do Espanyol, válido pela 22ª rodada do Campeonato Espanhol, o Real Madrid enviou uma reclamação formal à RFEF (Real Federação Espanhola de Futebol). Na ocasião, o clube documentou erros significativos da arbitragem, principalmente em lances envolvendo Kylian Mbappé e Vini Jr.

O Real Madrid solicitou acesso aos áudios do VAR para esclarecer as decisões. Por outro lado, o presidente da La Liga, Javier Tebas, defendeu a necessidade de mais transparência na arbitragem, mas questionou a falta de iniciativa do clube para melhorar o setor.

“O que realmente chama a atenção é que, em uma reunião da LaLiga em 19 de abril de 2023, debatemos e até votamos sobre essa mudança (na arbitragem), e o Real Madrid se opôs, parecendo morno e sem propor soluções. Poderia ter algo a ver com o fato de que, naquela época, Rubiales era o presidente da RFEF e Florentino Pérez era membro do Conselho de Administração da RFEF?!, disse Tebas.A Real Federação Espanhola de Futebol respondeu ao Real Madrid, reafirmando seu compromisso com a transparência e imparcialidade, além de lamentar o ocorrido.
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).