Esportes

FUTEBOL FEMININO

Corinthians volta a vencer São Paulo, e leva o Brasileiro feminino ampliando domínio

A equipe alvinegra conquistou pela sexta vez o título do Campeonato Brasileiro, a quinta consecutiva

Continue lendo...

O Corinthians deu sequência, na manhã de domingo (22), à sequência de conquistas que estabeleceu nos últimos anos no futebol feminino. Com uma vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, em um estádio de Itaquera lotado, conquistou pela sexta vez o título do Campeonato Brasileiro, a quinta consecutiva.

A equipe alvinegra já havia vencido o jogo de ida por 3 a 1, no Morumbi, e chegou à partida derradeira com boa vantagem. E o favoritismo foi confirmado com gols de Jaque Ribeiro e Carol Nogueira, já no segundo tempo, para delírio dos mais de 44.136 pagantes --novo recorde do Brasil no futebol feminino de clubes.

A conquista foi dirigida por Lucas Piccinato, escolhido para substituir o técnico mais vitorioso do clube no futebol das mulheres. Arthur Elias foi alçado à seleção brasileira no ano passado justamente por causa de seu sucesso no Parque São Jorge e liderou a campanha da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris.

Este foi o quarto encontro entre Corinthians e São Paulo em finais no futebol feminino, a primeira pelo Brasileirão. As Brabas continuam invictas no clássico e, ao todo, conquistaram quatro títulos sobre as rivais — contando três edições de Paulistão: 2019, 2021 e 2023.

Como foi o jogo

Mesmo com a vantagem conquistada fora de casa, as Brabas entraram em campo com mais e ditaram o ritmo dos primeiros 30 minutos. As donas da casa povoaram o campo de ataque, tiveram mais posse de bola, mas a defesa tricolor dificultou a movimentação das pontas com forte marcação.

Usando o contra-ataque como estratégia, o São Paulo cresceu no último quarto da etapa inicial, assustou em chute à queima roupa de Aline Milene e teve um gol de Ana Alice anulado por impedimento.

No retorno do intervalo, as tricolores voltaram com outra proposta, pressionando mais a saída de bola e forçando os erros das adversárias. Camilinha desperdiçou a chance de abrir o placar, com chute dentro da área, antes dos cinco minutos.

Porém, após a bobeada, as Brabas colocaram a bola no chão e voltaram a trocara passes no ataque. Não demorou muito para que Jaqueline tivesse a oportunidade de cabecear e marcar o gol do título. Por fim, Carol Nogueira ampliou o marcador perto dos acréscimos em jogada individual.

Futebol

CBF diz que regra a punição por subir na bola durante jogo cumpre orientação da Conmebol

A CBF emitiu uma nota neste domingo para dar mais explicações sobre a nova regra que pune o jogador que subir na bola durante a realização de uma partida de futebol.

06/04/2025 22h00

CBF diz que regra a punição por subir na bola durante jogo cumpre orientação da Conmebol

CBF diz que regra a punição por subir na bola durante jogo cumpre orientação da Conmebol Divulgação/UOL

Continue Lendo...

A CBF emitiu uma nota neste domingo para dar mais explicações sobre a nova regra que pune o jogador que subir na bola durante a realização de uma partida de futebol. De acordo com a entidade, a orientação para combater esse tipo de artifício vem da própria Conmebol.

A novidade gerou muita polêmica, principalmente entre jogadores, ex-atletas e também personalidades ligadas ao mundo do futebol. Muitos consideraram a medida exagerada e se mostraram contrários a esse tipo de punição.

"A Comissão de Arbitragem (CA-CBF) esclarece que publicou o Ofício 964/2025 na sexta-feira seguindo recomendação da Conmebol, orientando os árbitros a punir com cartão amarelo os jogadores que subirem na bola nas partidas organizadas pela entidade continental", diz parte do trecho da nota.

A nota informa ainda, que a Conmebol orientou árbitros internacionais e assessores atuantes nas competições continentais para a necessidade de aplicação da nova regra como cumprimento de medida técnica e disciplinar. Assim, o atleta que cometer, o que agora é uma infração, dará ao adversário o direito a um tiro livre indireto. Além disso, ele será advertido com um cartão amarelo.

De acordo com o documento emtido pela CBF, no último domingo, um jogador brasileiro e um boliviano receberam amarelo em uma partida do Sul-Americano Sub-17, por esta ação em dois momentos distintos da mesma partida.

FUTEBOL

Operário vence o Ivinhema e conquista o 14º título do Campeonato Estadual

Derrotado no jogo de ida, o Ivinhema precisava vencer o adversário em casa, mas acabou perdendo novamente por 1 a 0

06/04/2025 19h08

Operário conquistou o Campeonato Estadual de Futebol de 2025

Operário conquistou o Campeonato Estadual de Futebol de 2025 Foto: Reprodução

Continue Lendo...

O Operário derroutou o Ivinhema e é campeão Sul-Mato-Grossense de Futebol pela 14ª vez, se solidificando como o clube com maior número de títulos.

O time de Campo Grande, que já tinha vantagem por ter vencido a primeira partida da final, voltou a vencer o azulão por 1 a 0 neste domingo (6), no Estádio Saraivão, em Ivinhema.

O lance do gol começou com uma cobrança de falta, com a bola lançada para a área e desviada pela zaga do Ivinhema. O Operário recuperou e João Vilela cabeceou para o gol aos 11 minutos do primeiro tempo.

O Ivinhema teve a chance do empate aos 39 minutos, quando, em lance controverso, Fabinho do azulão e o zagueiro Dogão, do Operário, se chocaram na área e o juiz marcou pênalti. Na cobrança do atacante Wendel, o goleiro Ellison caiu para o lado certo e defendeu.

Nos minutos finais do jogo, houve uma confusçao generalizada após a marcação de falta para o Operário. Jogadores de ambos os times iniciaram uma discussão, que evoluiu para uma briga envolvendo jogadores da linha e do banco. O goleiro reserva do Operário foi agredido com chutes.

A polícia entrou em campo para conter a confusão e, cerca de sete minutos depois, a partida foi retomada com três jogadores expulsos, sendo dois reservas do Ivinhema e um do Operário.

O jogo terminou minutos dois sem mais gols.

No jogo de ida, no dia 29 de março, o Galo venceu o Azulão com um gol de pênalti nos acréscimos, aos 46 minutos do segundo tempo, marcado pelo atacante Matheus Bidick.

Na soma dos placares, o confronto da final ficou em 2 a 0 para o Operário. O Ivinhema não é campeão desde 2008.

Além do título, o Operário receberá R$ 45 mil e o vice, R$ 25 mil.

O título do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol 2025 também garante vaga para a disputa do Campeonato Brasileiro Série D de 2026 e da Copa Verde, também no ano que vem.

Ambas as equipes, porém, já estão garantidas na disputa da Copa do Brasil de 2026.

No sábado, em Campo Grande, o Galo venceu o Azulão com um gol de pênalti nos acréscimos, aos 46 minutos do segundo tempo, marcado pelo atacante Matheus Bidick, o qual virou o artilheiro do time na competição, com três gols.

Com o título, o Operário abre cinco títulos de distância para o segundo maior campeão do Estadual, o Comercial, que tem nove conquistas.

A arbitragem foi de Paulo Henrique Vollkopf, com assistência de Eduardo Gonçalves da Cruz e Diego dos Santos Ruberdo, além dos árbitros auxiliares Renan Machado de Freitas Lima e Karina Carvalho Rocha.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).