Esportes

Copa São Paulo

Dourados estreia com derrota por 4 a 1 na Copinha

Com um jogador a menos durante metade do jogo, o DAC chegou a empatar, mas não conseguiu segurar os donos da casa; próximo confronto acontece nesta terça-feira (7)

Continue lendo...

O Dourados Atlético Clube (DAC) fez sua estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2025, a famosa Copinha, neste sábado (4), no Estádio Municipal Ildeu Silvestre do Carmo, em Itaquaquecetuba, município paulista 76 quilômetros distante da capital.

A equipe sul-mato-grossense passou metade da partida com um jogador a menos em campo, e foi goleada por 4 a 1 pelo Aster Itaquá, o time da casa.

O primeiro gol do jogo foi marcado por Batata, camisa 9 e capitão do Aster, de pênalti, ainda no primeiro tempo. Pouco antes do intervalo, Pedro Leão, do DAC, foi expulso.

Aos 11 minutos do segundo tempo, mesmo pressionado, o DAC marcou o gol de empate, com Bruno Henrique. Aos 18 e 20 minutos, o Aster marcou dois gols, com Diego Reis e Batata, que fez seu segundo. Para confirmar a vitória e encerrar a goleada, Júlio Chiotti marcou o quarto gol. Ele teve, inclusive, chance de fazer mais um, mas perdeu o pênalti ao forçar uma cavadinha que parou nas mãos do goleiro Pietro.

O resultado deixa o Dourados na lanterna do grupo 28. O Aster tem 3 pontos, e os outros times do grupo, Vila Nova e Falcon, têm 1 ponto, conquistado no empate por 1 a 1.

Nesta terça-feira (7), pela segunda rodada, o DAC enfrenta o Vila Nova. O jogo acontece às 14h15, no horário de Mato Grosso do Sul.

Saiba: Todos os esstão sendo transmitidos pelo canal oficial do Paulistão no Youtube.

Parceria com clube paulista

O DAC, vice-campeão do Estadual sub-20, participa da competição em parceria com o Esporte Clube Embu-Guaçu, equipe do interior paulista. Nessa parceria, a maioria do elenco formado é de atletas do clube paulistano, sobrando apenas nove jogadores que disputaram o sub-20 pelo Dourados.

Desde novembro a equipe douradense vem realizando amistosos, incluindo um jogo-treino contra o Corinthians, no CT Joaquim Grava, do qual saíram derrotados por 2x1, de virada. Também enfrentaram outros times de base do estado, como o Oeste, o Água Santa e o Juventus.

Caminho difícil

Passando de fase, o Dourados poderá encotrar pelo caminho o Corinthians, maior e atual campeão da Copinha.

Competição

A Copa São Paulo de Futebol Júnior, conhecida também como Copinha, é a maior competição de futebol da categoria de base nacional. Jogadores até 20 anos de todo o País disputam o campeonato.

Na edição de 2025, que começará em janeiro, 128 clubes, representando todos os estados do Brasil, participarão da competição.

Anualmente, os dois clubes de Mato Grosso do Sul que se classificam para a competição são os finalistas do Estadual sub-20.

Na edição de 2024, o União ABC e o Ivinhema foram os clubes do Estado que disputaram a competição. Ambas as equipes foram eliminadas na primeira fase.

Estadual Sub-20

A classificação de ambas as equipes foi confirmada na disputa de semifinais do Campeonato Sul-Mato-Grossense sub-20, que ocorreu em agosto do ano passado.

O Dourados enfrentou o Esporte Clube Comercial e venceu a equipe campo-grandense no segundo jogo do confronto, por 3 a 1, em partida disputada no Estádio Douradão. No primeiro jogo, a equipe da Capital havia ganhado, por 1 a 0. Os gols do DAC na partida decisiva foram marcados por Dudu Arroz, Willian e Luan. Pedro Henrique fez o gol colorado nos acréscimos.

Já o Operário Caarapoense empatou a primeira partida contra o União ABC, de Campo Grande, mas derrotou o hexa-campeão do Estadual sub-20, por 2 a 0, no Estádio Carecão, no segundo jogo. Os dois gols da partida foram marcados pelo jogador Matheus Henrique.

Na final, o Tigre do Vale derrotou o Dourados pelo placar agregado de 3 a 2.

Assine o Correio do Estado

Estadual de futebol

Ex-Palmeiras, Fluminense e seleção brasileira, Jean é anunciado pelo Pantanal SAF

Meio-campista possui seis títulos brasileiros, um título paulista e um carioca no currículo

17/01/2025 16h45

Anúncio oficial de Jean no Pantanal SAF

Anúncio oficial de Jean no Pantanal SAF Divulgação, Instagram/PantanalSAF

Continue Lendo...

O Pantanal SAF oficializou no começo da tarde desta sexta-feira (17), a contratação do volante multicampeão Jean Moreira.

Ex-jogador de São Paulo, Fluminense, Palmeiras e da Seleção Brasileira, Jean possui um currículo recheado. Entre as principais conquistas, estão seis títulos brasileiros, um campeonato paulista e um campeonato carioca.

Natural de Campo Grande, o volante jogou a última temporada pelo Retrô (PE), onde conquistou o título do Brasileirão da Série D.

O anúncio do meio-campista foi realizado por meio da página oficial da equipe sul-mato-grossense na rede social Instagram.

Na publicação, o clube animou a torcida destacando os títulos da carreira de Jean. Confira o post: 

"O Jean agora é Futebol Clube Pantanal! Quem estava ansioso por este anúncio? Com passagem memorável pela Seleção Brasileira e uma Copa América no currículo, o volante é seis vezes campeão brasileiro (2006-2008-2012-2016-2018-2024/Série D) campeão paulista com o São Paulo em 2005 e campeão carioca com o Fluminense em 2012. Posição: volante. Principais passagens: São Paulo, Fluminense, Palmeiras, Palmeiras, Cruzeiro, Retrô. Avante!".

 

 

No total, o Pantanal SAF vai jogar a temporada 2025 com o seguinte elenco:

Goleiros

  • Zuba
  • Kennedy
  • Breno

Laterais

  • Mascena
  • Michael
  • Emerson
  • Maikon

Zagueiros

  • Codô
  • Mateus
  • Júnior
  • Ricardo

Meio-campistas

  • Jean
  • Tássio
  • Klauber
  • Raylan
  • Rhudson
  • Alisson
  • Gustavo

Atacantes

  • Vitor
  • Tiziu
  • Dudu
  • Léo Taperuna
  • Flávio
  • Neto

Ambição

Com planos ambiciosos no futebol sul-mato-grossense, o presidente do Pantanal SAF, Gilmar Ribeiro - também conhecido como Mazinho - destaca que o objetivo da equipe é buscar o título do estadual de futebol em 2025.

"Estamos empenhados em montar um time competitivo para alcançar grandes resultados no campeonato estadual da próxima temporada", disse . 

O Pantanal SAF, antiga Portuguesa, desde o anúncio da primeira Sociedade Anônima do Futebol (SAF) em Mato Grosso do Sul, adotou o lema da mudança estrutural do futebol sul-mato-grossense.

Com a meta de surpreender, o Pantanal SAF assinou em dezembro de 2024, o contrato para reformar o campo do Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis) e assim ampliar o alojamento para receber atletas de fora da cidade.

"Além de contratar jogadores para montar um elenco competitivo, também precisamos de uma estrutura física adequada para receber os atletas. No caso do Jean, que já está com o contrato fechado, vamos fornecer moradia para ele, mas também precisamos de uma estrutura para os treinamentos, tanto para o time profissional quanto para as categorias de base", explicou o presidente na época.

A equipe de Campo Grande estreia no Campeonato Sul-Mato-Grossense amanhã, dia 18 de janeiro, contra o Dourados Atlético Clube, no estádio Jacques da Luz, às 20h em Campo Grande. 

Quem quiser prestigiar a partida na arquibancada pode comprar ingressos por R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Contudo, até amanhã é possível adquirir as entradas de graça no endereço da R7 Sports. A sede fica na Avenids Júlio de Castilho, nº 1669, Vila Alba.

Primeira rodada

O Estadual 2025 começa neste final de semana e além da partida do Pantanal SAF, Campo Grande sedia mais uma partida neste sábado (18).

Também no estádio Jacques da Luz, às 16h, o atual campeão Operário faz sua estreia contra o Águia Negra, de Rio Brilhante. A equipe do interior retorna à Série A após duas temporadas amargando a segunda divisão.

Mais cedo, às 15h, o Aquidauanense recebe o Ivinhema no duelo de “Azulões”. A partida inclusive pode ser acompanhada no canal da FFMS no YouTube, que deve ter, pelo menos, uma transmissão por rodada na primeira fase.

No domingo, mais duas partidas complementam a rodada. Às 15h, o Naviraiense volta à primeira divisão recebendo o Corumbaense; e o Costa Rica recebe o Coxim em Aquidauana, no mesmo horário. A partida será em Aquidauana por opção do CREC, em cumprimento de punição imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MS) de não jogar em casa nas duas primeiras partidas como mandante.

Assine o Correio do Estado

Esportes

Corumbaense encara 750 km para estrear domingo contra Naviraiense

O treinador Charles Almeida, já definiu o time que entra em campo, porém vai divulgar a escalação somente minutos da partida

17/01/2025 13h30

Corumbaense encara 750 km para estrear domingo contra Naviraiense

Corumbaense encara 750 km para estrear domingo contra Naviraiense Sílvio de Andrade

Continue Lendo...

O primeiro grande desafio do Corumbaense em sua volta à Série A do Campeonato Estadual foi no deslocamento para a cidade de Naviraí, onde, às 15h de domingo, enfrenta o Naviraiense, no Estádio Verotão. Foi uma longa viagem de 11h por 750 km, iniciada às 23h de quinta-feira, em ônibus fretado, a pedido da comissão técnica, permitindo mais tempo de recuperação dos jogadores. 

Com um elenco reformulado, o Galo Carijó terá sua força máxima para esta estreia – um time jovem mesclado entre atletas mais experientes, oriundos do futebol carioca, capixaba e paulista, e pratas da casa. O treinador Charles Almeida, com passagem de sucesso por clubes de Vitória e Rio de Janeiro, como o Macaé, já definiu o time que entra em campo, porém vai divulgar a escalação somente minutos da partida.

Na quinta-feira, quando realizou um apronto no Estádio Arthur Marinho, Charles ainda tinha duas dúvidas na formação da equipe, as quais não revelou. Durante o treinamento (coletivo) procedeu várias substituições na equipe considerada titular, aproveitando inclusive alguns pratas da casa, como o meia Luan, 17 anos, relacionados para o primeiro jogo. 

Preparação

O pouco tempo de treinamento e adaptação – a apresentação do novo elenco e da comissão técnica ocorreu somente em 2 de janeiro – preocupa o treinador, embora os atletas tenham iniciado preparação física individual em dezembro. Essa preparação antecipada não rendeu o suficiente, na avaliação final, porque muitos jogadores demoraram a definir acerto com o clube.

“O tempo não foi generoso, até para dar entrosamento e um perfil técnico a equipe, mas evoluímos bastante nestas duas semanas de preparação, onde buscamos dar uma identidade ao time dentro do esquema tático que planejamos, mostrando nossa metodologia e o modelo de jogo que queremos”, disse o treinador. “Mas o pouco tempo não é desculpa.”

Charles disse que os jogadores de fora chegaram com bom condicionamento, mas não o ideal, contudo, foi importante a pré preparação para que não houvesse lesões durante os treinamentos. “Trabalhamos em dois períodos, debaixo de forte calor, com controle de carga, e os jogadores deram resposta o tempo todo”, explicou.

A delegação do alvinegro pantaneiro, composta de 22 jogadores, seis integrantes da comissão técnica e seis dirigentes, está hospedada no Hotel Qualith, em Naviraí.

O retorno

Uma das novidades do clube, na estreia, é o volante Leandro Bulhões, 33, corumbaense, que atuou pelo Goiás, Anapolina, Operário, Joinville e outros clubes. “Sai daqui da base do Corumbaense com 14 anos e voltar agora é algo que planejei para a minha carreira”, disse. “Estou muito feliz e muito grato por realizar esse desejo de retornar para a minha cidade e minha família.”

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).