Promessa do xadrez brasileiro, o campo-grandense Erik Kazuhiro Shikasho, no mês de outubro, enfrentou e arrancou um empate contra um dos melhores enxadristas do país, e conquistou o 1º lugar no Brasileiro de Xadrez Escolar.
Praticante da modalidade desde os 7 anos, Erik foi o destaque do Mato Grosso do Sul entre os 13 atletas que disputaram o Brasileiro de Xadrez Escolar, realizado entre os dias 13 e 15 de outubro, na cidade de Belo Horizonte (MG).
O jovem foi campeão pela primeira vez na categoria sub-16 da competição, vencendo quatro partidas e empatando dois confrontos, ao Correio do Estado, Erik contou como foi o caminho até a conquista.
"Conquistar o ouro no brasileiro nacional na categoria sub 16 masculino foi uma emoção, uma alegria muito grande. Foi muito gratificante representar o nosso Estado com foco, dedicação, disciplina e determinação", disse Erik.
O enxadrista também destaca qual foi a partida mais complicada entre os seis confrontos pelo Brasileiro Escolar. "O jogo mais difícil foi contra o Candidato a Mestre Luigy Siqueira. Ele é considerado um jogador de destaque nacional, muito forte, possui uma grande experiência participando de torneios de elite, vencendo jogadores de alto nível tanto no Brasil como na América do Sul", explicou.
Na categoria masculina, além da conquista do Erik, o sul-mato-grossense Arthur Neres de Souza (Sub-14) chegou na 5ª colocação, e o Cristian Hernandes Freitas Matos (Sub-16) alcançou o 6º lugar.
Representando o Estado no feminino, a enxadrista Jamilly Maciel Cortez foi vice-campeã da categoria sub-14, Mariana Mayumi Shiguematsu Yassuda ficou na 4ª colocação no Sub-13, e a Ana Clara da Rosa Cavalcante pelo Sub 15 também chegou ao 4º lugar.
DUELO CONTRA O GM KRIKOR
Krikor Sevag Mekhitarian (a direita) em partida contra o campo-grandense Erik em Sonora (MS)Antes de disputar o brasileiro escolar, no dia 4 de outubro, Erik Kazuhiro teve uma experiência para ficar guardada na memória, em evento de Xadrez que ocorreu no município de Sonora (MS).
O enxadrista enfrentou em uma partida simultânea o Grande Mestre (GM) Krikor Sevag Mekhitarian, de 36 anos, bi-campeão do Campeonato Brasileiro de Xadrez e atleta da seleção brasileira nas olímpiadas de Xadrez de 2022.
O Grande Mestre nacional que esteve em Mato Grosso do Sul, aceitou o desafio de jogar sozinho contra 41 jogadores, o atleta de elite do país venceu 39 partidas e empatou duas.
Um dos empates foi justamente contra o Erik, que foi elogiado pelo GM Krikor ao final da disputa no tabuleiro.
"Era um dos meus grandes sonhos conhecer o GM Krikor, foi uma grande honra jogar uma simultânea contra ele. Sinceramente empatar com o GM Krikor foi muito difícil. Na analise pós-jogo, ele me parabenizou pela partida e disse que eu joguei muito bem, consegui um impressionante empate", declarou Erik Kazuhiro.
O jovem enxadrista é apoiado pela Federação Sul-mato-grossense de Xadrez (FESMAX), Chess and kids e Fundesporte por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (SETESCC).




