Esportes

PROMESSA NO XADREZ

Enxadrista de MS que desafiou Grande Mestre Nacional, conquista o Brasileiro Escolar

Com apenas 16 anos, o campo-grandense Erik Kazuhiro já deu trabalho em partida contra jogador da seleção brasileira de xadrez

Continue lendo...

Promessa do xadrez brasileiro, o campo-grandense Erik Kazuhiro Shikasho, no mês de outubro, enfrentou e arrancou um empate contra um dos melhores enxadristas do país, e conquistou o 1º lugar no Brasileiro de Xadrez Escolar.

Praticante da modalidade desde os 7 anos, Erik foi o destaque do Mato Grosso do Sul entre os 13 atletas que disputaram o Brasileiro de Xadrez Escolar, realizado entre os dias 13 e 15 de outubro, na cidade de Belo Horizonte (MG).

O jovem foi campeão pela primeira vez na categoria sub-16 da competição, vencendo quatro partidas e empatando dois confrontos, ao Correio do Estado, Erik contou como foi o caminho até a conquista.

"Conquistar o ouro no brasileiro nacional na categoria sub 16 masculino foi uma emoção, uma alegria muito grande. Foi muito gratificante representar o nosso Estado com foco, dedicação,  disciplina e determinação", disse Erik.

O enxadrista também destaca qual foi a partida mais complicada entre os seis confrontos pelo Brasileiro Escolar. "O jogo mais difícil foi contra o Candidato a Mestre Luigy Siqueira. Ele é considerado um jogador de destaque nacional, muito forte, possui uma grande experiência participando de torneios de elite, vencendo jogadores de alto nível tanto no Brasil como na América do Sul", explicou.

Na categoria masculina, além da conquista do Erik, o sul-mato-grossense Arthur Neres de Souza (Sub-14) chegou na 5ª colocação, e o Cristian Hernandes Freitas Matos (Sub-16) alcançou o 6º lugar.

Representando o Estado no feminino, a enxadrista Jamilly Maciel Cortez foi vice-campeã da categoria sub-14, Mariana Mayumi Shiguematsu Yassuda ficou na 4ª colocação no Sub-13, e a Ana Clara da Rosa Cavalcante pelo Sub 15 também chegou ao 4º lugar.

DUELO CONTRA O GM KRIKOR

Krikor Sevag Mekhitarian (a direita) em partida contra o campo-grandense Erik em Sonora (MS)Krikor Sevag Mekhitarian (a direita) em partida contra o campo-grandense Erik em Sonora (MS)

Antes de disputar o brasileiro escolar, no dia 4 de outubro, Erik Kazuhiro teve uma experiência para ficar guardada na memória, em evento de Xadrez que ocorreu no município de Sonora (MS).

O enxadrista enfrentou em uma partida simultânea o Grande Mestre (GM) Krikor Sevag Mekhitarian, de 36 anos, bi-campeão do Campeonato Brasileiro de Xadrez e atleta da seleção brasileira nas olímpiadas de Xadrez de 2022.

O Grande Mestre nacional que esteve em Mato Grosso do Sul, aceitou o desafio de jogar sozinho contra 41 jogadores, o atleta de elite do país venceu 39 partidas e empatou duas.

Um dos empates foi justamente contra o Erik, que foi elogiado pelo GM Krikor ao final da disputa no tabuleiro.

"Era um dos meus grandes sonhos conhecer o GM Krikor, foi uma grande honra jogar uma simultânea contra ele. Sinceramente empatar com o GM Krikor foi muito difícil. Na analise pós-jogo, ele me parabenizou  pela partida e disse que eu joguei muito bem, consegui um impressionante empate", declarou Erik Kazuhiro.

O jovem enxadrista é apoiado pela Federação Sul-mato-grossense de Xadrez (FESMAX), Chess and kids e Fundesporte por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (SETESCC).

Assine o Correio do Estado

Futebol

Aníbal Moreno de saída do Palmeiras? Entenda como atleta perdeu espaço no time de Abel Ferreira

Com a camisa do Palmeiras, Aníbal marcou quatro gols, deu quatro assistências em 117 paridas e foi campeão do Paulistão em 2024

19/12/2025 23h00

Divulgação

Continue Lendo...

O volante Aníbal Moreno pode estar de saída do Palmeiras.

Depois de um 2025 de altos e baixos, o jogador, de 26 anos, interessa ao River Plate, que chegou a fazer sondagens pelo atleta, segundo informaram portais da imprensa brasileira como ESPN e GE.

No fim de 2023, o time alviverde desembolsou US$ 7 milhões (R$ 34 milhões) para contratar o jogador do Racing, onde se destacou atuando no meio-campo.

A missão do volante era substituir Zé Rafael, que foi uma importante peça do esquema de jogo de Abel Ferreira, recuado após a venda de Danilo, hoje no Botafogo.

Na primeira temporada pelo Palmeiras, Aníbal teve um bom desempenho e ganhou espaço na equipe. Pela importância que ganhou no time palmeirense, foi convocado por Lionel Scaloni para amistosos da Argentina na Data Fifa de outubro deste ano. Entretanto, o cenário mudou.

Erros em sequência em jogos importantes, como a expulsão no jogo de volta pelas oitavas de final da Copa do Brasil contra o Corinthians e o erro na saída de bola que deu origem ao terceiro gol do Flamengo na derrota para o time rubro-negro por 3 a 2, pela 29ª rodada do Brasileirão, o jogador se tornou numa espécie de vilão no ano.

Também cometeu um pênalti que ajudou na construção da virada do Grêmio sobre o Palmeiras em novembro, no último jogo antes da final da Libertadores.

Pelas falhas capitais em partidas decisivas, Abel Ferreira perdeu a confiança no jogador.

Além disso, o português também preferiu improvisar o zagueiro Bruno Fuchs na função de volante em vez de contar com Aníbal ou com o uruguaio Emiliano Martínez, reforço para a posição que chegou nesta temporada, mas que ainda não deslanchou.

Por todas essas razões, o Palmeiras decidiu ir atrás de reforçar o elenco. Um dos objetivos do clube para 2026 é a contratação de um novo volante.

Com a camisa do Palmeiras, Aníbal marcou quatro gols, deu quatro assistências em 117 paridas e foi campeão do Paulistão em 2024.

Decisão

Saiba onde assistir Vasco x Corinthians pela final da Copa do Brasil

Segundo jogo da decisão acontece no próximo domingo (21), no Maracanã

19/12/2025 14h15

Foto: Agência/ Estadão Conteúdo

Continue Lendo...

Após o empate sem gols no jogo de ida, Vasco e Corinthians voltam a se enfrentar neste domingo (21) para decidir o campeão da Copa do Brasil de 2025. A grande final será disputada a partir das 17h (de MS), no Maracanã, com transmissão ao vivo na TV aberta e em múltiplas plataformas. Em caso de novo empate no tempo regulamentar, a decisão do título será definida nas cobranças de pênaltis.

Além da taça, a partida vale uma vaga direta na Libertadores de 2026. Esta é a única oportunidade para as duas equipes alcançarem a competição continental, já que terminaram o Campeonato Brasileiro nas 13ª e 14ª colocações, respectivamente. O Maracanã, que tem capacidade para mais de 78 mil espectadores, deve receber público próximo da lotação máxima. 

A decisão será a 109ª vez na história em que Vasco e Corinthians se enfrentam. O retrospecto é amplamente favorável ao clube paulista, que soma 49 vitórias contra 25 do time carioca, além de 34 empates. No recorte das últimas 20 partidas entre as equipes, Vasco conseguiu apenas um resultado positivo.

O Corinthians busca o tetracampeonato da Copa do Brasil, após os títulos conquistados em 1995, 2002 e 2009. O clube ainda chegou às finais de 2018 e 2022, mas acabou ficando com o vice-campeonato. Já o Vasco, campeão em 2011 ao vencer o Coritiba, disputa sua terceira final e tenta o bicampeonato. Em 2006, o Cruzmaltino ficou com o vice após perder a decisão para o Flamengo.

Prováveis escalações

Vasco:
Léo Jardim; Paulo Henrique, Carlos Cuesta, Robert Renan e Puma Rodríguez; Thiago Mendes, Cauan Barros e Philippe Coutinho; Nuno Moreira, Andrés Gómez e Rayan.

Corinthians:
Hugo Souza; Matheuzinho, Gustavo Henrique, André Ramalho e Matheus Bidu; Raniele, José Martínez, Breno Bidon e Rodrigo Garro; Memphis Depay e Yuri Alberto.

Arbitragem

Árbitro principal: Wilton Pereira Sampaio
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira

Onde assistir

TV Globo (TV aberta)
SporTV (TV fechada)
Premiere (pay-per-view)
Ge TV (YouTube)
Amazon Prime Video

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).