Esportes

Libertadores

Gabigol decide contra o Athletico-PR e garante tri da Libertadores ao Flamengo

Conquista coloca o Flamengo no grupo de tricampeões a competição

Continue lendo...

Finalista da Libertadores pela terceira vez nos últimos quatro anos, o Flamengo chorou no ano passado para sorrir neste ano. A frustração de 2021 virou alegria em 2022. O time carioca se tornou tricampeão continental ao derrotar o Athletico-PR neste sábado, em Guayaquil, no Equador. Os outros títulos foram conquistados em 1981 e 2019. Gabriel Barbosa, o Gabigol, mais uma vez mostrou poder de decisão no triunfo que garantiu à equipe de Dorival Junior sua segunda taça em 2022.

Numa decisão de baixo nível técnico e com poucos torcedores brasileiros nas arquibancadas e muitos torcedores locais, que ganharam ingressos da Conmebol em virtude da baixa procura pelas entradas, Gabigol brilhou. Ele foi às redes pela quarta vez em três finais de Libertadores, façanha de que, entre os brasileiros, apenas o atleta foi capaz e que o fez igualar Luisão no topo da lista de artilheiros brasileiros da competição Ambos têm 29 gols.

A conquista coloca o Flamengo no grupo de sete equipes - quatro delas brasileiras - que ganharam três vezes a competição mais importante do continental. Vice-campeão em 2021 ao perder a decisão para o Palmeiras em Montevidéu, o time rubro-negro se junta a São Paulo, Santos, Grêmio, Palmeiras, Olímpia, do Paraguai, e Nacional, do Uruguai.

O Athletico-PR vai continuar sua caminhada em busca de um lugar no seleto grupo de 25 campeões da América depois de ser vice nesta temporada e em 2005. A experiência, conhecimento e sucesso de Felipão ajudaram o time paranaense a ir à decisão, mas não foi o suficiente para levantar a taça. O veterano treinador, que pode se aposentar e assumir um cargo diretivo em 2023, ostenta dois troféus continentais e outros dois vices. Ele tentava ser o primeiro técnico na história do torneio a levantar a taça por três clubes diferentes.

Felipão poderia ter tido melhor sorte se Pedro Henrique não tivesse sido expulso no primeiro tempo, etapa em que o Athletico-PR foi melhor e mais perigoso que o Flamengo, a despeito de toda a qualidade técnica dos cariocas. Vitinho e Alex Santana concluíram as duas principais chances de gol até o zagueiro levar dois amarelos em um intervalo de 15 minutos e deixar os paranaenses com dez em campo.

Felipão cogitou reorganizar a retaguarda logo após a expulsão, mas preferiu esperar até o intervalo, já que o primeiro tempo estava perto de terminar. Ele recuou Fernandinho para a zaga, função que o brasileiro havia desempenhado no Manchester City em muitas ocasiões.

Ocorre que, bagunçada, a defesa foi envolvida pelo atacante flamenguista, que nada havia feito até então, e deixou Gabigol livre. Depois de tabela com Rodinei, Everton Ribeiro cruzou rasteiro para o atacante, predestinado, marcar aos 48 minutos o gol do título.



O Flamengo não aproveitou a superioridade numérica para ampliar e jogar com mais conforto. Até teve maior volume de jogo também na segunda etapa, mas fez uma apresentação ruim, sobretudo considerado a capacidade técnica de seu quarteto ofensivo.

A atuação foi longe de ser brilhante, mas, organizado, o time carioca sustentou a vantagem diante de um valente Athletico, que tentou como podia o empate, mas não conseguiu. Felipão lançou mão de suas principais opções ofensivas no banco e abriu mão de um volante. No entanto, não era o dia do treinador nem dos paranaenses. Em Guayaquil, na decisão entre rubro-negros, quem festejou foram os cariocas.



FICHA TÉCNICA



FLAMENGO X ATHLETICO-PR

FLAMENGO - Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís (Ayrton Lucas); Thiago Maia (Vidal), João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascaeta (Victor Hugo); Gabriel (Cebolinha) e Pedro. Técnico: Dorival Júnior.

ATHLETICO-PR - Bento; Khellven, Thiago Heleno, Pedro Henrique e Abner Vinícius; Hugo Moura (Terans), Fernandinho e Alex Santana (Matheus Felipe); Vitor Bueno (Canobbio), Vitinho (Rômulo) e Vitor Roque (Pablo). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

GOL - Gabigol, aos 48 do primeiro tempo.

ÁRBITRO - Patricio Loustau (Argentina).

CARTÕES AMARELOS - Alex Santana, Arrascaeta, Rômulo, Vidal

CARTÃO VERMELHO - Pedro Henrique.

RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.

LOCAL - Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, Equador.

 

Assine o Correio do Estado

 

Futebol

Aníbal Moreno de saída do Palmeiras? Entenda como atleta perdeu espaço no time de Abel Ferreira

Com a camisa do Palmeiras, Aníbal marcou quatro gols, deu quatro assistências em 117 paridas e foi campeão do Paulistão em 2024

19/12/2025 23h00

Divulgação

Continue Lendo...

O volante Aníbal Moreno pode estar de saída do Palmeiras.

Depois de um 2025 de altos e baixos, o jogador, de 26 anos, interessa ao River Plate, que chegou a fazer sondagens pelo atleta, segundo informaram portais da imprensa brasileira como ESPN e GE.

No fim de 2023, o time alviverde desembolsou US$ 7 milhões (R$ 34 milhões) para contratar o jogador do Racing, onde se destacou atuando no meio-campo.

A missão do volante era substituir Zé Rafael, que foi uma importante peça do esquema de jogo de Abel Ferreira, recuado após a venda de Danilo, hoje no Botafogo.

Na primeira temporada pelo Palmeiras, Aníbal teve um bom desempenho e ganhou espaço na equipe. Pela importância que ganhou no time palmeirense, foi convocado por Lionel Scaloni para amistosos da Argentina na Data Fifa de outubro deste ano. Entretanto, o cenário mudou.

Erros em sequência em jogos importantes, como a expulsão no jogo de volta pelas oitavas de final da Copa do Brasil contra o Corinthians e o erro na saída de bola que deu origem ao terceiro gol do Flamengo na derrota para o time rubro-negro por 3 a 2, pela 29ª rodada do Brasileirão, o jogador se tornou numa espécie de vilão no ano.

Também cometeu um pênalti que ajudou na construção da virada do Grêmio sobre o Palmeiras em novembro, no último jogo antes da final da Libertadores.

Pelas falhas capitais em partidas decisivas, Abel Ferreira perdeu a confiança no jogador.

Além disso, o português também preferiu improvisar o zagueiro Bruno Fuchs na função de volante em vez de contar com Aníbal ou com o uruguaio Emiliano Martínez, reforço para a posição que chegou nesta temporada, mas que ainda não deslanchou.

Por todas essas razões, o Palmeiras decidiu ir atrás de reforçar o elenco. Um dos objetivos do clube para 2026 é a contratação de um novo volante.

Com a camisa do Palmeiras, Aníbal marcou quatro gols, deu quatro assistências em 117 paridas e foi campeão do Paulistão em 2024.

Decisão

Saiba onde assistir Vasco x Corinthians pela final da Copa do Brasil

Segundo jogo da decisão acontece no próximo domingo (21), no Maracanã

19/12/2025 14h15

Foto: Agência/ Estadão Conteúdo

Continue Lendo...

Após o empate sem gols no jogo de ida, Vasco e Corinthians voltam a se enfrentar neste domingo (21) para decidir o campeão da Copa do Brasil de 2025. A grande final será disputada a partir das 17h (de MS), no Maracanã, com transmissão ao vivo na TV aberta e em múltiplas plataformas. Em caso de novo empate no tempo regulamentar, a decisão do título será definida nas cobranças de pênaltis.

Além da taça, a partida vale uma vaga direta na Libertadores de 2026. Esta é a única oportunidade para as duas equipes alcançarem a competição continental, já que terminaram o Campeonato Brasileiro nas 13ª e 14ª colocações, respectivamente. O Maracanã, que tem capacidade para mais de 78 mil espectadores, deve receber público próximo da lotação máxima. 

A decisão será a 109ª vez na história em que Vasco e Corinthians se enfrentam. O retrospecto é amplamente favorável ao clube paulista, que soma 49 vitórias contra 25 do time carioca, além de 34 empates. No recorte das últimas 20 partidas entre as equipes, Vasco conseguiu apenas um resultado positivo.

O Corinthians busca o tetracampeonato da Copa do Brasil, após os títulos conquistados em 1995, 2002 e 2009. O clube ainda chegou às finais de 2018 e 2022, mas acabou ficando com o vice-campeonato. Já o Vasco, campeão em 2011 ao vencer o Coritiba, disputa sua terceira final e tenta o bicampeonato. Em 2006, o Cruzmaltino ficou com o vice após perder a decisão para o Flamengo.

Prováveis escalações

Vasco:
Léo Jardim; Paulo Henrique, Carlos Cuesta, Robert Renan e Puma Rodríguez; Thiago Mendes, Cauan Barros e Philippe Coutinho; Nuno Moreira, Andrés Gómez e Rayan.

Corinthians:
Hugo Souza; Matheuzinho, Gustavo Henrique, André Ramalho e Matheus Bidu; Raniele, José Martínez, Breno Bidon e Rodrigo Garro; Memphis Depay e Yuri Alberto.

Arbitragem

Árbitro principal: Wilton Pereira Sampaio
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira

Onde assistir

TV Globo (TV aberta)
SporTV (TV fechada)
Premiere (pay-per-view)
Ge TV (YouTube)
Amazon Prime Video

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).