Esportes

PROMESSA

Indígena revelação no atletismo de MS treina com dardos de bambu

Neste ano o jovem de 17 anos subiu no lugar mais alto do pódio no campeonato brasileiro

Continue lendo...

Sendo um dos destaques do atletismo sul-mato-grossense, Yuri Moreira Benites, indígena da etnia Guarani Kaiowá, se mantém no topo do ranking nacional de base, treinando para o lançamento de dardos com equipamento que é feito de bambu.

Medalhista de ouro no Campeonato Brasileiro Interclubes de Atletismo Sub-18, realizado em agosto deste ano, o jovem atleta da aldeia de Amambai alcançou na competição a marca inédita em sua carreira de 71,18 metros no lançamento de dardo.

Esse feito o colocou como líder do ranking Sul-Americano, e apto em representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-18, realizado do dia 9 a 11 de setembro, no estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa(COTP), em São Paulo(SP).

Benites começou a praticar o atletismo e se interessar pelo esporte ainda na aldeia Amambai. Quando o atleta tinha apenas 7 anos, assistiu pela TV os Jogos Olímpicos de Londres 2012 e, a partir dali, Yuri decidiu se dedicar a modalidade.

Desde os 13 anos o jovem indígena vem treinando e participando de competições de lançamento de dardo, através de um projeto esportivo da Escola Municipal Mbo’eroy Guarani Kaiowá.

Nem a falta de equipamentos adequados em sua cidade, que fica a 354 km da capital Campo Grande, impede o dardista de brigar pelo pódio nas principais competições do país.” Eu treino com dardo de bambu porque aqui na minha cidade [Amambai] falta equipamento, mas nós improvisamos para dar o nosso melhor nas competições”, declarou Yuri Benites.

Nos três últimos anos, Yuri chegou ao pódio cinco vezes em duas categorias diferentes do campeonato brasileiro, ganhando o ouro pelo sub-20 em 2021 e sub-18 em 2022, prata nas edições de 2020 e 2021 do sub-18, e medalha de bronze do brasileiro sub-20 deste ano.

Representando o Povo Indígena

A conquista do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-18 foi muito especial para o Yuri, que conseguiu cumprir as metas nas quais tinha planejado.

“Eu treinei muito e coloquei uma meta para mim mesmo que queria deixar uma história no Sub-18, porque este é meu último ano nesta categoria”, disse o atleta.

Yuri ainda complementou sobre o sentimento de vencer da competição.”A medalha de ouro significou muito não só para mim, mas para minha comunidade e povos indígenas, eu tenho orgulho de ser indígena e de ter representado todos eles no pódio ”.

Além do desempenho esportivo, o atleta ainda dedicou sua medalha conquistada para dois familiares dele que fazem parte de sua trajetória e infelizmente faleceram.”A medalha de ouro é para honra do meu tio Márcio Moreira, que morreu recente, e para o meu avô Emilhano Moreira, que já faz cinco anos que ele se foi”, completou Yuri.

Escolas Guarani Kaiowá

O dardista Yuri Moreira Benites é um dos atletas que representam nas competições estaduais e nacionais a Escola Estadual Guarani Kaiowá, que fica na zona rural da cidade de Amambai-MS.

A escola promove atividades esportivas por meio do Programa MS Desporto Escolar(Prodesc) – Treinamento Desportivo, desenvolvido pela Fundesporte em parceria com a Secretaria de Estado de Educação(SED).

Miller Borvão Samorio, indígena, profissional credenciado pelo Prodesc, e treinador do Yuri e de diversos atletas do projeto, destaca o objetivo do treinamento esportivo na comunidade.”Nosso principal objetivo é ver o atleta indígena sul-mato-grossense disputar um campeonato brasileiro, sul-americano e mundial. Isso tem acontecido e é motivo de muito orgulho para nós”, disse.

Além do programa estadual, a aldeia Amambai também tem na Escola Municipal Mboe’roy Guarani Kaiowá, o projeto Mbyjarã, que em português significa “Estrela do Futuro”, neste projeto o atleta Yuri iniciou no atletismo.

“Yuri começou na escolinha de atletismo da Escola Municipal, e faz parte tanto do Prodesc quanto do Mbyjarã. Em 2018 consegui filiar o projeto à federação de atletismo de Mato Grosso do Sul, e por isso os atletas indígenas podem competir a nível nacional para pontuarem no ranking da confederação brasileira”, declarou o técnico Miller Samorio.

O projeto Mbyjarã foi criado em 2016 pelo técnico e professor Miller Samorio, e desde então os alunos da Escola Municipal tem a oportunidade de praticar futsal,atletismo,vôlei,futebol e handebol.

No futsal a escola vem sendo destaque estadual nos jogos escolares, estando entre as quatro melhores equipes nas idades de 12 a 14 anos.

SAIBA

No Sul-Americano de Atletismo Sub-18, realizado neste final de semana em São Paulo(SP). O dardista Yuri Benites infelizmente torceu o tornozelo durante o campeonato. 

A lesão acabou afetando o desempenho do atleta que ficou na sétima colocação no lançamento de dardo com a marca de 50.93 metros.

O campeão da prova foi o Mato Grossense Arthur Monteiro Curvo alcançando os 72,17 metros de distância, Pablo Frutos do Chile foi prata, e o Kevin Machado do Uruguai ficou com o bronze.

 

Assine o Correio do Estado

Luto no Esporte

Arnaldo Domingues, fundador da Portuguesa, morre aos 88 anos

O clube confirmou o falecimento na tarde desta quinta-feira (10); a causa não foi divulgada

10/04/2025 17h00

Imagem Divulgação

Continue Lendo...

A Associação Atlética Portuguesa informou, na tarde desta quinta-feira (10), o falecimento de Arnaldo Domingues Fernandes, fundador da agora Futebol Clube Pantanal, aos 88 anos de idade em Campo Grande.

Natural de Campo Grande, nascido em 9 de fevereiro de 1937, Arnaldo era filho de pais portugueses, vindos da região do Minho.

Em 1972, apaixonado pela Portuguesa de São Paulo, fundou o clube amador.

Imagem Divulgação

O clube emitiu uma nota de pesar pela perda do fundador, que lutou e viveu para ver o time entre os melhores do Mato Grosso do Sul.

O atual vice-presidente do Pantanal, Giuvani Silva, relembrou o sonho de Arnaldo Domingues, que deixou um legado para o futebol do Estado.

" Sr Arnaldo nos deixa hoje uma lição muito bela de vida, uma pessoa muito querida por todos, não somente no mundo do futebol. O senhor Arnaldo, que foi um dos fundadores da Portuguesa, foi quem me fez acreditar no futebol no Mato Grosso do Sul”, lembrou Giuvani, e completou:

“Ele acreditou no nosso trabalho e me disse: ‘Hoje tenho a Portuguesa nas minhas mãos, mas, através da nossa amizade, construída ao longo do tempo em que você vem trabalhando comigo e demonstrando a dedicação que tem pelo clube, a única pessoa em quem confio para passar a Portuguesa é você’.”

Com o time na primeira divisão, o sonho de Arnaldo foi concretizado, conforme destacou o vice-presidente.

Em 2023, o Pantanal venceu o título da 2ª Divisão contra o Corumbaense por 3x0. O que garantiu o acesso a primeira divisão.

Retorno ao futebol profissional

 

  • Campeão Sul-Mato-Grossense Série B 2023
  • Campeão Sul-Mato-Grossense Sub 15 2024
  • Campeão Sul-Mato-Grossense Sub 11 2024
  • Terceiro colocado Sul-Mato-Grossense Série A 2024
  • Terveiro colocado Sul-Mato-Grossense Série A 2025

Em novembro de 2024, a Portuguesa deixou de ser uma associação para se tornar a primeira SAF do Estado e passou a se chamar Futebol Clube Pantanal.

Confira a nota na íntegra:


“É com profundo pesar que comunicamos, na data de hoje (10/04/2025), o falecimento do Sr. Arnaldo Domingues Fernandes, fundador da Associação Atlética Portuguesa, agora Futebol Clube Pantanal.

Nascido em 9 de fevereiro de 1937, Sr. Arnaldo coloriu de verde e vermelho o sonho de ter um clube profissional em campo e, com muito afinco e dedicação, deu forma às primeiras escalações do time que hoje está entre os melhores de Mato Grosso do Sul.

A presidência e os membros diretores do Pantanal, bem como os demais profissionais e atletas, desejam condolências à família do Sr. Arnaldo e carregam consigo a responsabilidade de manter esse lindo legado. Obrigado, campeão!”

Assine o Correio do Estado

DAQUI 5 ANOS

Presidente da Conmebol sugere Copa do Mundo de 2030 com 64 seleções

Para a próxima edição do Mundial, a FIFA já aumentou o número de equipes participantes para 48, que pode sofrer novo acréscimo na "comemoração" de 100 anos do torneio, em 2030

10/04/2025 13h15

Alejandro Domínguez (ao lado de Gianni Infantino) sugeriu que tenham 64 seleções em 2030'

Alejandro Domínguez (ao lado de Gianni Infantino) sugeriu que tenham 64 seleções em 2030' Foto: Reprodução/X

Continue Lendo...

O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, sugeriu nesta quinta-feira que a futura Copa do Mundo de 2030 conte com 64 seleções, o dobro de equipes que disputaram o último Mundial, no Catar, em 2022. O dirigente afirmou que a ideia seria realizar esta versão ampliada da Copa de forma excepcional, em razão do aniversário de 100 anos da competição.

"Estamos convencidos de que a comemoração do centenário será única, porque só se faz 100 anos uma vez. E é por isso que estamos propondo, SOMENTE UMA VEZ, realizar este aniversário com 64 equipes, em três continentes simultaneamente. Para que todos os países tenham a oportunidade de viver uma experiência global, e para que ninguém neste planeta fique de fora desta festa que, embora seja jogada em todos os lugares, É A NOSSA FESTA", afirmou Alejandro Domínguez, pelas redes sociais.

A Copa do Mundo vinha contando com a participação de 32 times desde a edição de 1998 - em 1994, eram apenas 24 seleções. Mas o próximo Mundial, em 2026, vai marcar uma ampliação no número de equipes, com 48. O evento será disputado em três países: Estados Unidos, México e Canadá.

A ideia de Domínguez precisaria ser aprovada pela Fifa e seus órgãos internos para ser colocada em prática. Independente disso, a edição 2030 da Copa já será disputada de forma excepcional por ser sediada em seis países diferentes, em três continentes.

Os três primeiros jogos serão disputados na Argentina, Paraguai e Uruguai, em referência ao centenário do torneio, inaugurado em 1930, em solo uruguaio. Da América do Sul, a Copa vai rumar para Espanha, Portugal e Marrocos, sedes das demais partidas do Mundial.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).