Na manhã desta quinta-feira, o Corinthians anunciou Jair Ventura como novo treinador da equipe após a derrota para o Ceará, na noite da última quarta, e o consequente rebaixamento de Osmar Loss, então técnico, ao cargo de auxiliar. Os detalhes do contrato ainda não foram revelados.
Jair Ventura esteve no rival Santos antes de sua ida para o Timão. Lá, chegou em 3 de janeiro e ficou até julho, completando quase sete meses de trabalho. No período colecionou um aproveitamento de 44,4%, com 14 vitórias, 10 empates e 15 derrotas.
Filho do ex-atacante Jairzinho, conhecido como o Furacão da Copa de 70, Jair Ventura tem 39 anos e começou sua carreira nos bastidores do futebol em 2008, no Botafogo, como auxiliar da preparação física. No ano seguinte, passou ao cargo de auxiliar técnico e, em 2016, foi efetivado e fez um trabalho bastante elogiado diante do cenário de falta de recursos do Glorioso: classificou o time para a Copa Libertadores de 2017 e chegou até as quartas de final da competição, além de ter sido semifinalista na Copa do Brasil.
Com a organização defensiva como um de seus pontos fortes, Jair Ventura chega ao Corinthians com a missão de colocar o time novamente na zona de classificação para a Libertadores do próximo ano. No Campeonato Brasileiro, o alvinegro é o oitavo colocado, com 30 pontos.
Anunciado, Ventura já tem notícias a se comemorar. Recuperados de lesões, Pedro Henrique, Cássio e Jonathas participaram da atividade nesta quinta-feira com os garotos da base, assim como Clayson, que volta de suspensão, e Sergio Díaz, apto fisicamente a jogar após período de recondicionamento físico. Com isso, o novo treinador do Timão pode ter até cinco reforços para o duelo contra o Palmeiras, neste domingo, às 16 horas (de Brasília), no Allianz Parque.
Fora dos embates contra Ceará e Atlético-MG, Cássio está livre de dores no quadril e treinou normalmente no CT Joaquim Grava, podendo, desse modo, ser titular no clássico. Assim como Pedro Henrique, recuperado de uma torção no joelho direito, que o deixou de fora dos gramados na última semana.
No ataque, Clayson volta de suspensão aplicada pelo STJD por jogar água em uma torcedora da Chapecoense, no dia 12 de agosto. O paraguaio Sergio Díaz, por sua vez, está em fase final de recondicionamento físico e pode ser relacionado pela primeira vez, enquanto Jonathas voltou a treinar com bola e pode ser mais um a reforçar o setor ofensivo.
O grupo derrotado pelo Vozão, na quarta-feira, no Castelão, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, desembarcou em São Paulo nesta quinta-feira e deve ter o primeiro contato com o novo comandante na manhã da sexta-feira.
O Corinthians é o oitavo colocado no Brasileiro e busca recuperação contra o rival Palmeiras, já que não vence há duas rodadas na competição. Na sequência, os comandados de Jair Ventura encaram o Flamengo no meio de semana, pela primeira partida da semifinal da Copa do Brasil, principal esperança de mais um título do Timão na temporada.


