Esportes

judô

Medalhista no Pan, judoca de MS busca vaga para Olimpíada

Aléxia Nascimento fez história ao conquistar o ouro para o Brasil após 36 anos

Continue lendo...

A conquista da judoca sul-mato-grossense Aléxia Nascimento, 21 anos, que levou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, coloca a atleta do Esporte Clube Pinheiros nos holofotes de uma possível vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Aléxia garantiu a sua primeira medalha dos Jogos Pan-Americanos na categoria de 48 kg, no dia 28 de outubro, alcançando o seu quinto ouro em competições pan-americanas, contando com as categorias de base, cadete e juvenil.

Entre as judocas que detêm pontos no ranking olímpico mundial, Aléxia Nascimento luta por uma vaga na Olimpíada de Paris 2024. Ao Correio do Estado, ela informou que ainda é possível obter a vaga para a Olimpíada, já que as próximas competições que a atleta de Mato Grosso do Sul vai disputar valem pontos no ranqueamento olímpico.

“Meu próximo objetivo é um open na Austrália, uma competição muito importante para pontuação no ranking olímpico, em busca da minha vaga para Paris 2024. Ainda a vaga é uma realidade, estarei participando de diversas competições mundiais para conseguir as pontuações necessárias para a classificação”, disse Aléxia.

O feito no Pan quebrou um jejum de 36 anos para o judô brasileiro, sendo a primeira medalha de ouro do País na categoria até 48 kg desde a conquista de Mônica Angelucci no Pan de Indianápolis, em 1987.

Aléxia falou sobre a importância da medalha de ouro conquistada no Pan-Americano de Santiago. “Foi uma honra vencer no Pan-Americano, onde obtive mais experiência e um título muito importante na minha trajetória como atleta. Minha preparação não foi só física, técnica e tática, o mental também foi o fundamental. Significa muito para mim [a medalha de ouro], e também para meus familiares e para as pessoas que estão na luta diária comigo“, declarou a judoca.

A sul-mato-grossense passou, na disputa pela medalha, por Keisy Perafan (Equador), por 3-1, nas punições, e avançou à semifinal. Depois, derrotou Erika Lasso (Colômbia), por waza-ari, garantindo, assim, a primeira vaga do judô brasileiro na final na edição de Santiago 2023.

A luta final foi contra a mexicana Edna Vilhalba Souza, e Aléxia venceu por pontos (10-0). Orgulhoso da filha, o técnico e pai de Aléxia, Alessandro Nascimento, esteve junto da atleta em todo o processo de crescimento dela na modalidade em competições de categorias de base.

“A sensação é de dever cumprido, plantei uma sementinha, ela germinou, nasceu, cresceu e está dando bons frutos. E por ser a primeira medalha, é mais emocionante”, disse Alessandro.

Ciente da busca de Aléxia pela primeira Olimpíada, Alessandro explicou como a conquista da medalha de ouro do Pan-Americano pode ajudar na corrida rumo à vaga desejada.

“O foco total agora é a Olimpíada, o que nós queríamos eram os holofotes nela [Aléxia] ganhando os Jogos Pan-Americanos, foi nisso que apostamos e foi isso que conseguimos. Estamos na corrida em busca de pontos em grand prix e grand slams, para carimbar uma vaga olímpica”, informou.

MUDANÇA 

Com toda a base no judô feita em Mato Grosso do Sul, na Associação Atlética Judô Futuro, com apoio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Aléxia optou por se mudar para São Paulo em agosto do ano passado, para fazer parte do elenco de judocas do Esporte Clube Pinheiros, clube nacionalmente conhecido por formar atletas olímpicos.

Também sensei do Judô Futuro, Alessandro explicou que a mudança foi realizada para conseguir aprimorar os treinamentos no dia a dia.

“O motivo da mudança é o material humano para a Aléxia treinar, com atletas focadas em treinamento, visando mundiais e Olimpíadas”, disse Alessandro. Já Aléxia vê sua ida para o Pinheiros como um desafio pessoal, para sair da zona de conforto que ela tinha em Campo Grande.

“Eu comecei a lutar pelo Pinheiros em 2022. Não teve um motivo exato, eu sou uma pessoa que gosto de me desafiar, e achava que sair da minha zona de conforto seria um desafio muito grande para mim, e também para crescer como pessoa”, definiu.

CONQUISTAS

A sul-mato-grossense Aléxia Vitória Nascimento sagrou-se campeã brasileira de judô, na categoria sênior, em junho de 2022, em Porto Velho (RO). 

Com apenas 19 anos na época, Aléxia derrotou Amanda Lima na final do Minas Tênis Clube. A judoca de 23 anos era a atual líder do ranking nacional sênior na categoria ligeiro (até 48 kg) e atleta da seleção brasileira principal.

A judoca do Estado também conquistou, no ano passado, a medalha de ouro na Taça Brasil Interclubes Sub-21, disputada em Curitiba (PR).

Quando Aléxia lutava em Mato Grosso do Sul, era beneficiária do Bolsa Atleta, programa do governo do Estado, coordenado pela Fundesporte.

SAIBA

A medalha de ouro de Aléxia foi importante para que o judô brasileiro conseguisse a sua melhor campanha da história em Jogos Pan-Americanos. 

Foram 16 medalhas ao todo, sendo 15 individuais e a prata na competição por equipes mistas.

Esportes

Cruzeiro inicia reformulação e confirma saídas de Gamarra, Eduardo e Bolasie

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro

18/12/2025 23h00

Bolasie, Eduardo e Gamarra

Bolasie, Eduardo e Gamarra Montagem

Continue Lendo...

O Cruzeiro oficializou a saída de três jogadores do elenco principal e deu mais um passo no planejamento para a temporada de 2026, sob o comando do técnico Tite. Bolasie, Eduardo e Gamarra não seguem no clube, decisão que já vinha sendo indicada nos bastidores e foi confirmada por meio das redes sociais.

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro. O meia Eduardo foi quem mais atuou, sendo frequentemente utilizado como opção no banco de reservas ao longo do ano. Já o atacante Bolasie e o zagueiro Gamarra enfrentaram maior dificuldade para ganhar espaço entre os titulares.

Emprestado pelo Athletico-PR, Gamarra teve poucas oportunidades com o até então técnico Leonardo Jardim. Em outubro, o defensor chegou a revelar publicamente o desejo de deixar o Cruzeiro, mas acabou permanecendo até o fim da temporada. Agora, ele será repassado pelo clube paranaense ao Olimpia, do Paraguai, com contrato até dezembro de 2026.

Bolasie, por sua vez, alternou momentos de participação com longos períodos fora das partidas. O atacante chegou a ficar cerca de 45 dias sem entrar em campo entre agosto e setembro, retornando apenas nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro. Na temporada, contribuiu com quatro gols e três assistências.

Apesar da passagem curta, Bolasie ganhou identificação com a torcida pelas comemorações após as vitórias, frequentemente registradas em vídeos nas redes sociais. O atacante também protagonizou provocações ao Atlético-MG durante confrontos da Copa do Brasil, o que ajudou a ampliar sua visibilidade entre os torcedores.

Esportes

Jorginho elogia desempenho do Flamengo: 'Esse grupo merece não ser esquecido tão cedo

Substituído na etapa final, atleta não descartou a hipótese dos jogadores dos dois times terem sentido cansaço após a disputa bastante intensa durante os 120 minutos

17/12/2025 23h00

Adriano Chaves/Flamengo

Continue Lendo...

O volante Jorginho enalteceu o desempenho do time do Flamengo, apesar da derrota na final da Copa Intercontinental, nesta quarta-feira, em Al Rayyan, no Catar, após empate por 1 a 1 no tempo normal e nos pênaltis.

"Erros acontecem. Eu já errei pênalti, mas o sentimento é de orgulho. O time entregou tudo que tinha, deixou tudo em campo. Fica o gostinho amargo por ter chegado tão perto de uma vitória tão desejada. Esse grupo merece não ser esquecido tão cedo", disse o autor do gol do Flamengo, ao converter um pênalti no segundo tempo.

Jorginho, substituído na etapa final, não descartou a hipótese dos jogadores dos dois times terem sentido cansaço após a disputa bastante intensa durante os 120 minutos. "Pode ter sido. Na disputa de pênaltis é preciso ter lucidez, mas não são coisas que acontecem e ninguém tem nada a dizer."

Catarinense, de 33 anos, Jorginho chegou ao Flamengo este ano, cindo do Arsenal, da Inglaterra. Ele teve grande carreira na Europa e defendeu a seleção italiana.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).