O Brasil tornou-se uma grande potência paralímpica de reconhecimento indiscutível, destacando-se a cada competição pelo seu crescente número de medalhas em diversas modalidades, particularmente na natação.
Mas, não se pode perder de vista que o caminho trilhado para esse destaque foi aberto a braçadas por uma campo-grandense.
Hoje com 51 anos, a servidora pública e professora Maria Jussara Matos foi a primeira paratleta do País a subir ao lugar mais alto do pódio da natação.
À época com apenas 14 anos, além da medalha de ouro, a nadadora ainda conquistou duas pratas nos Jogos Paralímpicos em duas cidades-sede, Nova York (Estados Unidos) e Stoke Mandeville (Inglaterra), em 1984.
Os feitos de Jussara não pararam por aí. Ela também representou o Brasil em Seul (1988), participação que lhe rendeu as medalhas de prata nos estilos nado borboleta e nado livre.
Últimas notícias
Desde então, pode-se dizer que o Brasil nunca ficou fora de um pódio paralímpico. De lá para cá o desempenho brasileiro na natação tornou-se conhecido e sempre respeitado, especialmente nas últimas paralimpiadas.
IMPORTÂNCIA
Não se esquecendo dos seus tempos de preparação, quando, com sequela de poliomielite no membro inferior direito, passou por piscinas como da Universidade Federal, Golfinho e Rádio Clube, hoje Jussara Mattos ainda acompanha atentamente as competições, inclusive os Jogos Paralímpicos de Tóquio.
Mas, a nadadora observa que apesar de atualmente os jogos paralímpicos terem um pouco mais de visibilidade (divulgação) do que na sua época, ainda é visivel a falta de apoio - ou apoio insuficiente.
Ela defende a necessidade de maior investimento nos paratletas brasileiros. Até mesmo porque muitos deles ainda buscam os próprio meios para garantir um tempo adequado de preparação e treinamento.
Coube a Jussara, a pedido do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) enviar uma mensagem aos atletas que estão no Japão. Ela também foi presenteada com um abrigo oficial da delegação brasileira.
Destacando que ainda guarda como honra o fato de ter se tornado a primeira a trazer uma medalha de ouro para a natação feminina brasileira, Jussara Mattos fez questão de incentivar os paratletas que se encontram no Japão.
INCENTIVO
“Espero que vocês, que muitos de vocês, tragam muitas medalhas para o Brasil. Estou torcendo por vocês. Na hora em que estiverem competindo tenham em mente que estão carregando toda uma nação; uma nação sofrida que precisa receber esse carinho, essa alegria de ver a nossa Bandeira tremulando no alto do mastro. Façam o possível para o nosso Hino tocar quantas vezes for possível, de forma que no último dia do evento tenham pessoas cantarolando o nosso Hino sem saber nem mesmo porque. Estou com vocês. Muita sorte! Vamos lá, força Brasil!”, disse ela na mensagem .




