Esportes

Esportes

Natural de Dourados, goleiro do Santos critica ausência de jogadores em despedida do Rei Pelé

Destaque na base do Sete de Dourados, João Paulo é uma das referências santistas

Continue lendo...

Natural de Dourados, João Paulo (27), goleiro titular do Santos, criticou a  ausência de jogadores e ex-jogadores na despedida do Rei Pelé. Nesta terça-feira (3),  milhares de torcedores de diversos clubes de dentro e fora do Brasil prestaram as últimas homenagens ao Rei. Ausente do velório de Pelé por problemas pessoais, João Paulo acompanhou de perto o cortejo com o corpo do ídolo santista. 

“É o mínimo que a gente pode fazer pelo maior jogador de todos os tempos, um ídolo no clube. Assim como eu, ele (Pelé) fez muitos ídolos do clube virarem santistas, e é uma singela homenagem. Tive um problema na estrada, acabei chegando um pouco tarde, mas Graças a Deus acabei prestando a minha homenagem”.

Questionado sobre a ausência de jogadores e ex-jogadores no último adeus de Pelé, o sul-mato-grossense disse ao Globo Esporte que, pela representatividade de Pelé, as pessoas deveriam ‘olhar mais’ o lado do Rei. “ Acho que faltaram alguns ícones do esporte sim! É o maior jogador do planeta, maior jogador de todos os tempos, ninguém vai chegar aos pés dele. Pela representatividade que ele tem no mundo do futebol, acho que as pessoas deveriam olhar um pouquinho mais o lado dele”, destacou. 

Ausências

O velório de Pelé, finalizado às 10h desta terça (3) e com forte presença de fãs e torcedores do Rei do futebol ao longo de 24 horas, ficou marcado por ausências: outros ídolos do esporte não foram à Vila Belmiro se despedir.

Goleiro sul-mato-grossense nasceu em Dourados/ Foto: Reprodução

Craques como Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo e Cafu, não foram. Dos campeões mundiais em 1994 e 2002, apenas Mauro Silva, tetracampeão, esteve presente -ele é vice-presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol).

Capitão do penta, Cafu justificou sua ausência em vídeo enviado ao canal SporTV. "Infelizmente por motivo de trabalho não consegui antecipar meu voo. Não vou estar com a família nesse momento tão importante aí no Brasil, mas de pensamento e de coração estamos abraçando eles", afirmou.

Neymar, camisa 10 da seleção brasileira na Copa do Qatar, foi representado pelo pai, que esteve na Vila Belmiro na segunda (2). Tite, ex-técnico da equipe, também não foi, além de nenhum outro atleta que esteve no último Mundial.

Melhor jogador do mundo em 2007, Kaká viralizou nas redes sociais no começo de dezembro do ano passado, quando afirmou que no Brasil "às vezes não reconhecemos nossos talentos". Criticado à época, ele não compareceu ao velório de Pelé e voltou a ser alvo de torcedores que recuperaram sua fala.

O ex-meio-campista e apresentador Neto foi ao estádio santista durante a madrugada e criticou a ausência dos campeões mundiais.

"Talvez as pessoas só vão nos lugares em que ganham cachê. Se eles foram campeões do mundo e não vieram para ver o Pelé, o que eu posso dizer para eles? No mínimo, é uma falta de respeito. Cada um entenda do jeito que quiser", criticou o ex-jogador.

Também marcaram presença Paulo Roberto Falcão, ex-jogador e atual coordenador de futebol do Santos Futebol Clube, Clodoaldo, tricampeão em 1970, e Zé Roberto, ex-jogador com passagem pelo Santos e atleta da seleção na Copa de 2006.

Entre o começo do velório, na segunda-feira (2) e o fim, às 10h de terça, passaram pela Vila Belmiro mais de 230 mil pessoas. Entre elas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), o prefeito da capital Ricardo Nunes (MDB), e o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

Julio Casares, presidente do São Paulo, Tarso Gouveia, vice-presidente do Palmeiras e Emilio Butragueño, vice-presidente do Real Madrid, também estiveram presentes, além de Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, e Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol. O corpo do Rei foi enterrado nesta tarde em cerimônia restrita aos familiares.

Carreira

Destaque pelo Sete de Dourados, João Paulo ganhou destaque em uma seletiva para a Copa São Paulo de 2010. Após rápida passagem pelo Grêmio, Grêmio Sãocarlense e Itaporã, o goleiro foi promovido ao elenco principal santista após vencer o torneio juniores em 2013. De lá pra cá, são cerca de 130 partidas pelo Santos, com o bicampeonato paulista de 2015 e 2016.

Assine o Correio do Estado

Esportes

Neymar se reapresenta e inicia possível último ciclo no Santos antes de fim do contrato

Estrela não se recuperou a tempo de uma lesão sofrida contra o Red Bull Bragantino

12/03/2025 23h00

Neymar durante treino do Santos esta semana

Neymar durante treino do Santos esta semana Foto: Raul Baretta/Santos FC

Continue Lendo...

Após ser ausência na semifinal do Campeonato Paulista, contra o Corinthians, Neymar se reapresentou no CT Rei Pelé nesta quarta-feira, no que pode ser o início de seu último ciclo no Santos antes do fim de seu contrato. Com um desconforto muscular na coxa, o camisa 10 iniciará o tratamento para estar à disposição, tanto da seleção brasileira, quanto do clube paulista, ainda em março.

Neymar não se recuperou a tempo de uma lesão sofrida contra o Red Bull Bragantino, pelas quartas de final do Paulistão, e ficou fora da derrota contra o Corinthians. O atacante chegou a viajar à capital paulista e realizou testes, ainda no hotel, para saber se teria condições de entrar em campo. Mesmo assim, ficou no banco durante o confronto e viu do lado de fora a vitória corintiana por 2 a 1. De acordo com o Santos, o atacante foi poupado, mas não foi detectada lesão muscular.

A principal preocupação, tanto de Pedro Caixinha, treinador alvinegro, quanto dos dirigentes santistas, era de que o desconforto de Neymar se transformasse em uma lesão ao tentar atuar neste domingo. "Era perder o Neymar para essa partida ou perder o Neymar por um ou dois meses", enfatizou Pedro Martins, CEO do Santos, na saída do estádio.

Com a eliminação no Estadual, Neymar terá pouco mais de uma semana até as partidas contra Colômbia e Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, nos dias 20 e 25 de março. Convocado por Dorival Júnior para defender a seleção brasileira em março, o camisa 10 precisa se recuperar do desconforto muscular. Segundo apurou o Estadão, o treinador não sabia da condição do atacante antes da convocação.

O atacante tem contrato com o Santos até junho deste ano. Há a possibilidade de renovar este vínculo até a Copa do Mundo de 2026, mas ainda não há um acerto entre as partes para o novo acordo. Além disso, André Cury, empresário do atacante, trabalha para levá-lo de volta para a Europa ao término deste contrato com o clube que o revelou.

Caso isso ocorra, Neymar ainda poderá disputar 14 jogos com a camisa alvinegra - 12 pelo Campeonato Brasileiro e as partidas pela terceira fase da Copa do Brasil. O Santos estreará na primeira rodada do Brasileirão contra o Vasco, fora de casa, em São Januário, no dia 30 de março. O duelo pode marcar o encontro entre Neymar e Philippe Coutinho, companheiros de seleção brasileira na Copa do Mundo de 2018. Já o primeiro o clássico acontece na 5ª rodada, diante do São Paulo, também fora de casa

Até junho, Neymar terá mais um duelo com o Corinthians, na 9ª rodada, previsto para acontecer na Neo Química Arena. Será a reedição do confronto pela semifinal do Paulistão e o terceiro contra o rival paulista fora de casa neste ano; nos dois primeiros, derrota do Santos, ambas por 2 a 1, e que registrou os dois maiores públicos na casa corintiana.

CONFIRA AS PARTIDAS QUE NEYMAR PODERÁ DISPUTAR ATÉ O FIM DO CONTRATO

30/3 - Vasco x Santos - Brasileirão

06/4 - Santos x Bahia - Brasileirão

13/4 - Fluminense x Santos - Brasileirão

16/4 - Santos x Atlético-MG - Brasileirão

20/4 - São Paulo x Santos - Brasileirão

27/4 - Santos x Red Bull Bragantino - Brasileirão

01/5 - Partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil (sorteio)

04/5 - Grêmio x Santos - Brasileirão

11/5 - Santos x Ceará - Brasileirão

18/5 - Corinthians x Santos - Brasileirão

22/5 - Partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil (sorteio)

25/5 - Vitória x Santos - Brasileirão

01/6 - Santos x Botafogo - Brasileirão

11/6 - Fortaleza x Santos - Brasileirão

Assine o Correio do Estado

Esportes

Duas camisas são aposentadas na NBA; confira

Derrick Rose, nos Bulls; e Vince Carter, no Brooklyn Nets, entram para lista de lendas com jerseys aposentadas; veja os detalhes

12/03/2025 10h00

Tom Thai

Tom Thai via Flickr (CC BY 2.0)

Continue Lendo...

Uma das maiores tradições do basquete é a aposentadoria de camisas na NBA, uma homenagem às lendas da liga que marcaram seu nome na história usando determinado número em uma franquia.

A temporada atual está pegando fogo após o período de trocas, e as movimentações da NBA chamam atenção nos sites de apostas em 2025. Saiba quando apostar e quando parar.

Para um jogador ter sua camisa aposentada, é necessário que ele já não esteja mais na liga. Recentemente, dois grandes nomes foram anunciados como os mais novos integrantes dessa lista.

Chicago Bulls aposenta camisa de Derrick Rose

O Chicago Bulls anunciou que a camisa número 1 será aposentada em homenagem a Derrick Rose, ex-armador da equipe. Dessa forma, ele se juntará às lendas da franquia: Michael Jordan (23), Scottie Pippen (33), Jerry Sloan (4) e Bob Love (10).

“Os Bulls aposentarão o número de Derrick Rose durante a temporada 2025-26 da NBA. Nenhum outro jogador usará o número 1 do Chicago Bulls. O número 1 sempre será de Chicago”, divulgou a equipe.
Rose foi um grande jogador, eleito MVP da liga em 2011 — o mais jovem a receber o prêmio, com 22 anos. Pelos Bulls, tem a segunda melhor média de pontos e assistências da história em pós-temporadas (23,7 pontos e 7,1 assistências).

Ele foi três vezes All-Star com a camisa dos Bulls, mas as lesões o impediram de seguir no mais alto nível. Após múltiplos problemas nos joelhos, passou por New York Knicks (duas vezes), Cleveland Cavaliers, Minnesota Timberwolves, Detroit Pistons e Memphis Grizzlies, encerrando sua carreira em setembro de 2024.
 

Vince Carter tem camisa aposentada no Nets

O Brooklyn Nets aposentou a icônica camisa número 15 de Vince Carter, um dos maiores ídolos da franquia.

A oficialização ocorreu na partida contra o Miami Heat, no Barclays Center.

“Minha mãe me disse: ‘Encontre um número e torne-o famoso’. Isso é realmente algo que minha família e eu apreciaremos para sempre. Ser o sétimo número a subir é uma loucura. É uma honra estar lá em cima com vocês, senhores. O #15 Carter está indo para lá, mas nós vamos lá juntos”, disse Carter.

Ao todo, o ex-jogador disputou 374 jogos pelo Nets e registrou o recorde da equipe em pontos em uma única temporada, em 2006/07, anotando 2.070 pontos.

Todas as camisas aposentadas na NBA

Ao todo, 19 atletas já tiveram camisas aposentadas na NBA. Confira a lista completa:

  •     Derrick Rose #1 no Chicago Bulls.
  •     Bill Russell #6 em toda a liga.
  •     Bob Lanier #16 nos Pistons e Bucks.
  •     Clyde Drexler #22 nos Trail Blazers e Rockets.
  •     Dikembe Mutombo #55 nos Nuggets e Hawks.
  •     Earl Monroe #15 no Knicks e #10 no Wizards.
  •     Vince Carter #15 nos Brooklyn Nets.
  •     Elvin Hayes #11 nos Wizards e #44 no Rockets.
  •     Jerry Sloan #4 nos Bulls e #1223 no Jazz, em alusão ao total de vitórias como técnico da franquia.
  •     Julius Erving #32 nos Nets e #6 no 76ers.
  •     Kareem Abdul-Jabbar #33 nos Bucks e Lakers.
  •     Kobe Bryant #24 nos Lakers e Mavericks.
  •     Michael Jordan #23 nos Bulls e Heat.
  •     Moses Malone #24 nos Rockets e #2 no 76ers.
  •     Nate Thurmond #42 nos Warriors e Cavaliers.
  •     Oscar Robertson #14 nos Kings e #1 no Bucks.
  •     Pete Maravich #44 nos Hawks e #7 no Jazz e Pelicans.
  •     Shaquille O’Neal #34 nos Lakers e #32 no Heat.
  •     Wilt Chamberlain #13 nos Warriors, 76ers e Lakers.
     
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).