Esportes
EM CORUMBÁ

Olimpíada da Apae reúne 420 atletas para seletiva nacional

Objetivo do evento é integrar os atletas especiais na sociedade por meio de práticas esportivas

Judson Marinho

04/08/2022 10:00

 

Para promover a inclusão social por meio do esporte, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) realiza esta semana, em Corumbá, a 11ª Olimpíadas Especiais das Apaes – Edição Estadual. O evento começou na terça-feira e segue até amanhã, com a participação de 420 atletas de 41 Apaes de Mato Grosso do Sul.

O objetivo do evento é estimular a ação participativa e integrada de atletas, profissionais, dirigentes e familiares para sua inclusão na sociedade por meio de práticas esportivas.

Alunos das Apaes também terão a oportunidade de fazer parte da seletiva para a 13ª Olimpíadas das Apaes – Edição Nacional, que ocorrerá em Aracaju (SE), de 5 a 10 de dezembro.

Os atletas apaeanos competirão nas seguintes modalidades esportivas: atletismo, futebol de salão, futebol society, handebol, natação, tênis de mesa e bocha.

O jogos especiais estão sendo organizados pela Federação das Apaes do Estado de Mato Grosso do Sul e pela Apae de Corumbá, com parceria da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) e prefeitura local.

Para a coordenadora regional dos Jogos das Apaes, Michele Caroline Fabian, a participação traz grandes expectativas e crescimento para os alunos.  

“Em termos de desenvolvimento para os atletas, a experiência é ótima, pois proporciona um crescimento pessoal. As expectativas para os jogos são imensas, além do desejo de bons resultados”, destacou.  

Os atletas da Apae nas Olimpíadas são dos municípios de Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Angélica, Antônio João, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Bandeirantes, Bela Vista, Bataguassu, Camapuã, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Inocência, Ivinhema, Itaporã, Itaquiraí, Miranda, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Paranhos, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sonora, Taquarussu e Três Lagoas.

De Campo Grande, 27 atletas e nove profissionais do Centro de Educação Especial Girassol (Cedeg/Apae) estão em Corumbá.

Segundo Helciane Franco, diretora pedagógica do Cedeg/Apae, as Olimpíadas são importantes para o desenvolvimento global da pessoa com deficiência. “Por meio da prática esportiva, o aluno adquire experiências que o favorece no meio em que vive”.

A diretora ainda completa, sobre a expectativa dos alunos para a realização dos jogos. “As Olimpíadas são sempre muito esperadas pelos atletas, e o número de participantes só cresce. Alguns atletas já se destacam no Estado, mas agora buscamos alcançar o nível nacional”.