Em jogo chuvoso na Academia de Futebol 2, em Guarulhos (SP), o União ABC, de Campo Grande, foi goleado pelo Palmeiras por 6 a 0, na tarde dessa quarta-feira, na primeira fase da Copa do Brasil Sub-20 deste ano.
O clube sul-mato-grossense, que é um dos destaques no trabalho de base no Estado, foi eliminado em sua terceira participação na competição nacional da categoria Sub-20 de futebol.
Jogando com a equipe reserva do time que conquistou no domingo (25) o Campeonato Brasileiro Sub-20, o Palmeiras abriu o placar da partida logo aos 15 minutos do primeiro tempo de jogo, com gol do Gustavo Mancha.
Durante o primeiro tempo de partida, o clube paulista marcou mais três gols de Kauan Santos, Talista e Wendell. Quando a partida já estava 3 a 0, um jogador do União ABC acabou sendo foi expulso da partida.
Na segunda etapa do jogo, o Palmeiras marcou mais três gols, com Wendell novamente e Ruan Ribeiro fechando a goleada em 6 a 0.
COMPETIÇÃO
A Copa do Brasil Sub-20 de 2022 reúne 32 times na etapa inicial, 27 campeões estaduais e cinco vices estaduais da categoria vinculados às federações que estão mais bem posicionadas no ranking nacional.
Todos os duelos até a final do campeonato são realizados em jogos mata-mata com partidas de ida e volta, exceto nesta primeira fase, quando apenas um jogo decide quem passa para a segunda fase.
Não há critério do gol qualificado e, em caso de empate, a disputa da vaga será realizada nos pênaltis.
DESNIVELADO
Sobre o desempenho do União ABC na partida, Antônio Carlos Mussi, técnico do time Sub-20, falou sobre o jogo difícil contra o Palmeiras.
“Ficamos com um sentimento de tristeza, estivemos aqui e encaramos o atual campeão brasileiro. Com as nossas condições, fizemos o nosso melhor. Tivemos um jogador expulso de forma injusta e jogamos 70 minutos de partida com um jogador a menos”, reclamou o treinador.
O técnico também exaltou sobre a diferença de nível do futebol paulista, se comparado ao futebol sul-mato-grossense, principalmente na base.
“Jogamos apenas cinco jogos oficiais neste ano, durante o Campeonato Estadual, já o Palmeiras Sub-20 disputou 40 partidas só em 2022. O abismo é muito grande, de potencial e nível de trabalho”, declarou Mussi.
Os sorteios da primeira fase da Copa do Brasil Sub-20 também não estão sendo favoráveis ao União ABC, nas três edições disputadas pela equipe, o clube enfrentou logo no primeiro jogo grandes clubes paulista – São Paulo, Corinthians e agora o Palmeiras.
“Três anos seguidos pegando equipes de São Paulo é muito difícil também. O nosso futebol está na 26ª federação do País, enquanto a Paulista é a primeira. Agora vamos seguir trabalhando para que um dia o nosso futebol melhore”, declarou Antônio Carlos Mussi.
TRAJETÓRIA NA BASE
O Clube de Esportes União ABC vem investindo nas categorias de base do futebol sul-mato-grossense há anos, quando em março de 2020 o clube construiu um novo centro de treinamento focado na formação de novos atletas, com gramados para treino de equipes Sub-11 até a categoria final da base, a Sub-20.
Pentacampeão do Estadual Sub-20, quatro vezes consecutivas em 2019, 2020, 2021 e 2022, o tricolor campo-grandense já disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior em cinco oportunidades, tendo o seu melhor desempenho em 2020, quando o clube classificou para a segunda fase e foi eliminado pelo Grêmio por 1 a 0, equipe que posteriormente foi a vice-campeã da edição.
Já na Copa do Brasil Sub-20, o União ABC já conquistou um resultado histórico, que para muitos é o maior feito realizado por um clube de Mato Grosso do Sul no futebol de base.
Na edição de 2021, em pleno Morenão, o tricolor da Capital venceu o Corinthians Sub-20 por 1 a 0, na primeira fase da Copa do Brasil. O gol histórico foi marcado pelo atacante Gabriel Campelo, aos 41 segundos do primeiro tempo.
Na segunda fase da competição, o União ABC enfrentou o Floresta-CE, em jogos de ida e volta, o clube de Campo Grande foi eliminado com duas derrotas, por 2 a 1 no Morenão, e em goleada de 5 a 0 na cidade de Itaitinga, no Ceará.
SAIBA
O União ABC se classificou para a Copa do Brasil Sub-20 deste ano, após ser campeão sul-mato-grossense no ano passado na categoria.
O clube de Campo Grande enfrentou o Aquidauanense na final, vencendo os dois jogos, tanto o de ida quanto o de volta, pelo placar de 2 a 1.




