Esportes

FUTURO PROMISSOR

Revelação de MS é titular em todos os jogos do Sul-Americano sub-20

O campo-grandense Arthur Dias, de 17 anos, atuou como zagueiro, posição original dele, e lateral, improvisado pelo técnico Ramon Menezes; seleção está na fase final da competição

Continue lendo...

Com apenas 17 anos, o campo-grandense Arthur Dias é titular absoluto da seleção brasileira no Sul-Americano Sub-20 e ajudou a canarinho a chegar à fase final da competição, mesmo com atuação coletiva bem questionável durante todos os jogos até aqui.

No último sábado (1º), o Brasil encerrou a fase de grupos com uma derrota para a Colômbia, com gol de Neyser Villareal. Pela segunda partida consecutiva, Arthur começou jogando na lateral-esquerda, da qual não é sua posição de origem.

Mesmo assim, o campo-grandense teve, mais uma vez, uma atuação segura, sem comprometer durante os 90 minutos em campo. Na partida, o defensor acertou 74% dos passes tentados (23 de 31), cortou duas jogadas adversárias e obteve incríveis seis desarmes, número acima da média

No aplicativo Sofascore, especializado em estatísticas, Arthur recebeu nota 7.1 pela atuação contra a Colômbia, a maior dele na competição e a terceira maior entre os jogadores brasileiros na partida, atrás do lateral-direito Igor Serrote (7.5) e empatado com seu colega de posição Jair Paula (7.1).

Mesmo com a derrota, a seleção já havia garantido sua classificação para a fase final após vencer o Equador, por 3x2, na última quinta-feira (30).

Nesta próxima etapa, as seis melhores seleções da competição se enfrentam, do qual quem terminar nas quatro primeiras posições estará classificado para o Mundial da categoria, que será realizado no Chile, entre os dias 27 de setembro e 19 de outubro deste ano. E, obviamente, o primeiro colocado será o campeão desta edição do Sul-Americano Sub-20.

A caminhada do Brasil na fase final começa nesta terça-feira (04), contra o Uruguai, às 18h30 (horário de MS), no Estádio Estádio Olímpico de la UCV, em Caracas (Venezuela).

A transmissão fica por conta do canal esportivo fechado da Rede Globo, o Sportv, ou pelo canal oficial da Confederação Sul-Americana de Futebol no Youtube, a Conmebol TV

Posteriormente, a seleção ainda enfrenta a Colômbia, no dia 07, o Paraguai, dia 10, a Argentina, dia 13, e encerra sua participação na competição contra o Chile, dia 16.

Como foi o jogo

A Colômbia vem sendo uma pedra no sapato dos brasileiros no sul-americano Sub-20. Nos últimos oito confrontos entres as seleções na competição, os colombianos venceram três e empataram cinco. O primeiro tempo deste sábado foi de muita disputa pela posse de bola, e o Brasil conseguiu as melhores chances para abrir o placar. O goleiro Rojas, da Colômbia, fez duas boas defesas, em finalizações de Rayan pelo lado direito do ataque e Nathan pela esquerda.

Sem uma oportunidade clara na primeira etapa, os colombianos aproveitaram um momento de desatenção no começo do segundo tempo Logo aos 2 minutos, Villarreal foi lançado nas costas da defesa brasileira pelo lado direito. Ele entrou na área e chutou cruzado, sem chance para o goleiro Felipe Longo. Foi a primeira vez no Sul-Americano que Colômbia marcou sem ser em uma jogada de bola parada.

O empate do Brasil quase saiu aos 12 minutos. Rayan cobrou falta da entrada da área, o goleiro Rojas defendeu, mas rebateu para o meio da área, Gabriel Moscardo aproveitou o rebote, mas acertou na trave esquerda. Em desvantagem no placar, o Brasil buscava o ataque, mas ficava exposto às investidas colombianas.

Mesmo em lances em que estava postado na defesa, o Brasil apresentava momentos de desatenção. Aos 31 minutos, a Colômbia acertou a trave após uma cobrança de lateral na área do Brasil. No final do jogo, as tentativas de empate foram com cruzamentos pelo alto. Em uma dessas jogadas, Breno Bidon conseguiu encobrir o goleiro Rojas de cabeça, mas o zagueiro Mosquera salvou quase em cima da linha.

“Fizemos um grande jogo, criamos chances no primeiro e no segundo tempo também. Acabamos levando o gol num descuido. Mas lutamos até o fim, tentamos. Infelizmente a vitória foi deles. Agora tudo vai zerar, começa uma nova fase e vamos com tudo”, disse Igor Serrote, lateral-direito titular da categoria.

Melhores Momentos

Outros jogos

Confira os resultados dos outros jogos desta rodada da competição:

  • Paraguai 2 x 1 Chile
  • Venezuela 1 x 0 Uruguai
  • Equador 0 x 0 Argentina

Diante destes resultados, os grupos ficaram da seguinte forma:

Grupo A

  • Uruguai - 9 pontos (4 PJ)
  • Paraguai - 9 pontos (4 PJ)
  • Chile - 6 pontos (4 PJ)
  • Venezuela - 6 pontos (4 PJ)
  • Peru - 0 pontos (4 PJ)

Grupo B

  • Colômbia - 10 pontos (4 PJ)
  • Argentina - 8 pontos (4 PJ)
  • Brasil - 6 pontos (4 PJ)
  • Equador - 4 pontos (4 PJ)
  • Bolívia - 0 pontos (4 PJ)

*PJ = Partidas Jogadas

**++++++++ = Classificados à fase final

Sul-Americano Sub-20

Ao todo, 10 seleções participam da competição. Elas são divididas em dois grupos com cinco seleções cada. Nesta edição, o grupo A é formado por Chile, Paraguai, Uruguai, Peru e Venezuela. Já o grupo B é composto por Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia e Equador.

Os três melhores de cada grupo vão à próxima fase, do qual é formado um sexteto com essas seleções classificadas. Diante disso, todos se enfrentam e aquele com maior pontuação é o campeão.

O primeiro, segundo, terceiro e quarto colocados garantem vaga no Mundial Sub-20, que será disputado em setembro e outubro deste ano, no Chile. Obviamente, por ser país-sede, a seleção chilena já está garantida na competição.

Saiba

A seleção brasileira é a maior e atual campeã do Sul-Americano Sub-20. Ao todo, já foram 12 taças da competição conquistadas (1974, 1983, 1985, 1988, 1991, 1992, 1995, 2001, 2007, 2009, 2011 e 2023).

*Com algumas informações do Estadão Contéudo

Assine o Correio do Estado

Esportes

Cruzeiro inicia reformulação e confirma saídas de Gamarra, Eduardo e Bolasie

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro

18/12/2025 23h00

Bolasie, Eduardo e Gamarra

Bolasie, Eduardo e Gamarra Montagem

Continue Lendo...

O Cruzeiro oficializou a saída de três jogadores do elenco principal e deu mais um passo no planejamento para a temporada de 2026, sob o comando do técnico Tite. Bolasie, Eduardo e Gamarra não seguem no clube, decisão que já vinha sendo indicada nos bastidores e foi confirmada por meio das redes sociais.

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro. O meia Eduardo foi quem mais atuou, sendo frequentemente utilizado como opção no banco de reservas ao longo do ano. Já o atacante Bolasie e o zagueiro Gamarra enfrentaram maior dificuldade para ganhar espaço entre os titulares.

Emprestado pelo Athletico-PR, Gamarra teve poucas oportunidades com o até então técnico Leonardo Jardim. Em outubro, o defensor chegou a revelar publicamente o desejo de deixar o Cruzeiro, mas acabou permanecendo até o fim da temporada. Agora, ele será repassado pelo clube paranaense ao Olimpia, do Paraguai, com contrato até dezembro de 2026.

Bolasie, por sua vez, alternou momentos de participação com longos períodos fora das partidas. O atacante chegou a ficar cerca de 45 dias sem entrar em campo entre agosto e setembro, retornando apenas nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro. Na temporada, contribuiu com quatro gols e três assistências.

Apesar da passagem curta, Bolasie ganhou identificação com a torcida pelas comemorações após as vitórias, frequentemente registradas em vídeos nas redes sociais. O atacante também protagonizou provocações ao Atlético-MG durante confrontos da Copa do Brasil, o que ajudou a ampliar sua visibilidade entre os torcedores.

Esportes

Jorginho elogia desempenho do Flamengo: 'Esse grupo merece não ser esquecido tão cedo

Substituído na etapa final, atleta não descartou a hipótese dos jogadores dos dois times terem sentido cansaço após a disputa bastante intensa durante os 120 minutos

17/12/2025 23h00

Adriano Chaves/Flamengo

Continue Lendo...

O volante Jorginho enalteceu o desempenho do time do Flamengo, apesar da derrota na final da Copa Intercontinental, nesta quarta-feira, em Al Rayyan, no Catar, após empate por 1 a 1 no tempo normal e nos pênaltis.

"Erros acontecem. Eu já errei pênalti, mas o sentimento é de orgulho. O time entregou tudo que tinha, deixou tudo em campo. Fica o gostinho amargo por ter chegado tão perto de uma vitória tão desejada. Esse grupo merece não ser esquecido tão cedo", disse o autor do gol do Flamengo, ao converter um pênalti no segundo tempo.

Jorginho, substituído na etapa final, não descartou a hipótese dos jogadores dos dois times terem sentido cansaço após a disputa bastante intensa durante os 120 minutos. "Pode ter sido. Na disputa de pênaltis é preciso ter lucidez, mas não são coisas que acontecem e ninguém tem nada a dizer."

Catarinense, de 33 anos, Jorginho chegou ao Flamengo este ano, cindo do Arsenal, da Inglaterra. Ele teve grande carreira na Europa e defendeu a seleção italiana.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).