Esportes

DESTAQUES

Taekwondo de MS "medalha" duplamente nos Jogos Universitários Brasileiros

Yasmin Santos da Silva e Luiz Felipe Aquino conquistaram o prata e ouro na estreia da modalidade no JUBs, competição que reúne anualmente os melhores atletas-acadêmicos do país

Continue lendo...

O taekwondo sul-mato-grossense competiu pela primeira vez na história dos Jogos Universitários Brasileiro (JUBs) e começou com o pé direito, conquistando duas medalhas, sendo uma de prata e a outra de ouro, nesta segunda semana de competição.

O lugar mais alto do pódio veio com o aluno da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Luiz Felipe Aquino, ao vencer o pernambucano Vinny Matheus na final, na categoria até 63 kg para faixas pretas.

Nas redes sociais, Luiz comemorou a conquista e agradeceu o apoio recebido durante sua jornada até o ouro. “Uma conquista que representa muito mais do que o nosso ouro, mas todo esforço, dedicação e apoio que recebi ao longo desses dias”, disse o campeão.

Já a prata foi conquistada pela Yasmin Santos da Silva na categoria até 57 kg, acadêmica da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), ao ser derrotada na final pela catarinense Maria Clara Farina. Também em sua conta no Instagram, Yasmin ressaltou a importância desta medalha.

“Essa medalha de prata vem com um gostinho de ouro, pois mostrou que estou cada vez mais perto de alcançar o topo. Essa experiência só aumentou minha motivação e minha vontade de querer mais, foi por tão pouco mas sei que estou quase lá”, relatou a vice-campeã.

Yasmin foi campeã da mesma categoria na Copa MS de Taekwondo, que aconteceu no início de outubro, em Campo Grande. Com esse resultado, ela está classificada para a Copa do Brasil da modalidade, que será entre os dias 6 e 10 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ). 

Luiz Felipe também foi campeão na competição estadual e está classificado para o torneio nacional que acontece mês que vem na capital fluminense. Além disso, ele viaja nesta terça-feira (15), junto ao seu treinador Fábio Costa, com destino à Havana (Cuba), para competir na 3ª edição do Campeonato Pan-americano Sub-22, do qual ele foi vice-campeão na edição passada, disputada em Lima (Peru).

JUBs

Os Jogos Universitários Brasileiro (JUBs), organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), está na sua 72ª edição e conta com mais de 7 mil atletas participando da competição. Neste ano, o torneio nacional está sendo disputado em Brasília (DF) com 31 modalidades diferentes no catálogo.

Em 2023, a competição foi realizada em Joinville (SC) e o Mato Grosso do Sul alcançou a marca de 11 medalhas (cinco de ouro, três de prata e três de bronze) e dois troféus (um de ouro e um de bronze), com muito destaque para as lutas. Confira os atletas e equipes sul-mato-grossenses vencedores no ano passado:

Ouro

  • Amanda Lima Leal – estilo livre feminino, categoria -62 kg (wrestling) – Estácio CG
  • Assíria Daniela Maurício da Silva – estilo livre feminino, categoria -53 kg (wrestling) – Estácio CG
  • Paulo André Gonçalves da Silva – estilo livre masculino, categoria -74 kg (wrestling) – Estácio CG
  • Pedro Samuel Gonçalves da Silva – estilo livre masculino, categoria -86 kg (wrestling) – Estácio CG
  • Rodrigo Nonato Lima Braz – estilo kata (karatê) – UFMS
  • Troféu – wrestling feminino geral – Estácio CG

Prata

  • Guilherme Chinem Alexandre Alves e Lívia de Souza Lima – dupla mista (tênis de mesa) – Unigran Capital
  • Erick Kenji Medrado Taira – estilo kumite, categoria +84 kg (karatê) – UFMS
  • Vitória Siqueira Andrade – categoria meio-médio -63 kg (judô) – UCDB

Bronze

  • Lívia de Souza Lima – disputa individual feminina (tênis de mesa) – Unigran Capital
  • José Marco Pereira Leite Demarco – categoria meio-médio -81 kg (judô) – UCDB
  • Letícia Mendez – estilo kumite, categoria -55 kg (karatê) – Unigran Capital
  • Troféu – karatê masculino geral – UFMS

Assine o Correio do Estado
 

Esportes

Estadual feminino começa no sábado, com recorde de times

Quatro equipes da Capital disputam a competição que terá dois clubes estreantes

14/10/2024 09h45

Jogadoras e comissão do Operário comemoram título após uma campanha invicta no Estadual

Jogadoras e comissão do Operário comemoram título após uma campanha invicta no Estadual Foto: Judson

Continue Lendo...

O Campeonato Sul-mato-grossense adulto feminino bateu recorde de clubes inscritos, neste ano, com nove equipes participantes. A competição inicia na próxima semana, dia 19 de outubro, com três partidas a serem realizadas pela primeira rodada, uma em Campo Grande e duas no interior.

Em Campo Grande, acontece às 15h o duelo das equipes da Capital, entre a Associação Atlética Portuguesa e o Centro de Formação de Atletas Colorado (Cefac), no Estádio Jacques da Luz.

No mesmo dia o Aquidauanense recebe a Sociedade Esportiva Indígena Terena (Seinter), de Dois Irmãos do Buriti, no Estádio Noroeste, em Aquidauana, às 17h.

E fechando a primeira rodada do feminino, o Esporte Clube São Gabriel, equipe estreante, joga às 15h, também no sábado contra o Esporte Clube Comercial, no Estádio Municipal SGO, na cidade de São Gabriel do Oeste.

As noves equipes participantes estão divididas em três grupos regionalizados com três equipes  na primeira fase. 
Nesta fase, as equipes se enfrentam dentro do próprio grupo em jogos de ida e volta (turno e returno), classificando-se para a segunda fase os clubes classificados em primeiro lugar de cada grupo, junto com o clube que terminar a etapa sendo a melhor equipe entre os segundos lugares.

Os clubes foram divididas em grupos da seguinte forma: no grupo A as equipes são; Portuguesa (Campo Grande), Cefac (Campo Grande) e Operário Futebol Clube (Campo Grande). No grupo B se enfrentam o Aquidauanense (Aquidauana), Corumbaense (Corumbá) e Seinter  (Dois Irmãos do Buriti).

E no grupo C jogam o Comercial (Campo Grande), e os estreantes Costa Rica Esporte Clube (Costa Rica) e São Gabriel Esporte Clube (São Gabriel do Oeste).

SEGUNDA FASE

A segunda fase do estadual feminino será disputada por quatro equipes classificadas, que se enfrentam na semifinal em jogos de ida e volta. A final da competição também será disputada em dois jogos. 

Nas duas fases do confronto eliminatório, persistindo a igualdade do placar nos dois jogos, a equipe classificada ou campeã será decidida através das penalidades.

De acordo com a Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul (FFMS), o campeonato promete ser uma “celebração do crescimento e fortalecimento do futebol feminino no estado, marcando um avanço importante no esporte. A competição deste ano é uma oportunidade não só para as atletas mostrarem suas habilidades, mas também para consolidar o campeonato como uma plataforma de desenvolvimento e projeção do futebol feminino no Mato Grosso do Sul”.

“Sobre o crescimento do número de equipes participantes, a FFMS entende que “não é apenas um reflexo do aumento do interesse no futebol feminino, mas também de um esforço conjunto para dar maior visibilidade e estrutura ao esporte no estado”, disse a Federação em divulgação da competição.

Além do título, a equipe campeã do Estadual Feminino garante um vaga para a disputa do Campeonato Brasileiro Feminino A3 (terceira divisão) de 2025. Neste ano a equipe representante do Estado foi o Operário Futebol Clube, que foi eliminado ainda na primeira fase pelo Coritiba (PR), pelo placar agregado de 11 a 0.

O clube com mais títulos do Estadual Feminino é o Comercial, que venceu a competição cinco vezes (2010-2011-2012-2013-2017). O Operário é o atual tricampeão do feminino (2021-2022-2023).

EDIÇÃO ANTERIOR

No ano passado o Estadual Feminino foi disputado por seis clubes, sendo que cinco delas voltaram a participar nesta edição de 2024, apenas o Pinheiros de Ribas do Rio Pardo ficou de fora.

A final do Estadual em 2023 foi decidida entre Operário e Corumbaense, que surpreendeu na semifinal eliminando o Comercial.

No regulamento do ano passado, a final era em jogo único na casa da equipe com a melhor campanha. Por isso o jogo foi realizado no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande, terminando em vitória do Galo da Capital, por 3 a 0.
A artilheira da competição foi a atacante Ana Jéssica, que marcou incríveis 14 gols em 7 jogos. 

O Operário fez uma campanha invicta no Estadual do ano passado, vencendo seis jogos e empatando apenas uma partida em 1 a 1, justamente contra o adversário da final, Corumbaense, em partida disputa no Estádio Arthur Marinho, em Corumbá, valida pela quinta  rodada da fase de grupos.

Saiba

Após três anos fora do Campeonato Sul-mato-grossense de Futebol Feminino, o Aquidauanense, vice-campeão em 2020 e 2019, volta a disputar a competição nesta edição.

Campeonato Sul-Mato-Grossense

Comercial sofre goleada do Naviraiense e vê sua situação piorar na segunda divisão

O Colorado de Campo Grande, perdeu por 4 a 0 e fica mais distante na luta para acesso à elite do futebol de Mato Grosso do Sul

13/10/2024 18h30

Naviraiense comemorou quatro gols no primeiro tempo e apenas controlou vantagem no segundo

Naviraiense comemorou quatro gols no primeiro tempo e apenas controlou vantagem no segundo Foto: Rodrigo Moreira/FFMS

Continue Lendo...

Pressionado após uma mudança no comando técnico, o Esporte Clube Comercial foi goleado na tarde deste domingo (13) pelo Naviraiense, com um placar de 4 a 0, distanciando-se das posições de acesso à elite do futebol sul-mato-grossense. A partida de retorno do estadual da segunda divisão aconteceu no estádio Jacques da Luz, em Campo Grande.

Os torcedores que compareceram ao estádio esperavam um Comercial mais agressivo, especialmente após a mudança de técnico; saiu Tiago Lopes, que vinha sendo pressionado, e Robson Matos foi contratado para tentar reverter a situação na segundona.

A tática dos dirigentes do Comercial não deu certo. O time entrou em campo desorganizado e, nos primeiros minutos da partida, levou o primeiro gol em um jogo de velocidade pela esquerda. O lateral Harrison avançou ao ataque e chutou ao gol; Rodolpho fez uma linda defesa, mas a bola sobrou para o meio Douglas, que chutou para o fundo das redes, abrindo o placar para o Jacaré do Cone Sul.

Desnorteado após o primeiro gol, o Comercial abriu espaço para o adversário marcar dois gols na sequência. O segundo gol saiu aos 27 minutos, quando o atacante Vitão pegou a bola pela esquerda, driblou toda a defesa do Comercial e chutou no canto direito de Rodolfo; 2 a 0.

O terceiro gol saiu logo em seguida, aos 30 minutos do primeiro tempo, novamente com o atacante Vitão. O lance começou com uma bola roubada pelo meio Douglas, que pegou a bola e avançou para dentro da área, onde encontrou Vitão, que apenas teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo das redes; 3 a 0.

A pancada no primeiro tempo deixou o Comercial completamente desnorteado em campo.

Antes do intervalo, o Naviraiense marcou o 4º gol em uma cobrança de pênalti, aos 50 minutos do primeiro tempo. Dezinho pegou a bola e chutou ao gol, fazendo o massacrante 4 a 0, ainda na primeira etapa.

No intervalo, o técnico Robson Matos tentou organizar uma equipe, mas o Comercial não voltou com ímpeto para buscar o resultado no segundo tempo.

Com a derrota acachapante, o acesso do Comercial à elite do campeonato sul-mato-grossense fica mais distante.

Do outro lado, o Naviraiense se consagra na ponta e agora luta com a Águia Negra pelo acesso à Série A do estadual de 2025.

 

Classificação

Na outra partida da rodada, o Sete de Setembro consolidou sua recuperação e venceu a Águia Negra por 3 a 1 no Estádio Chavinha, em Itaporã, entrando na briga direta pelo acesso. Com os resultados, o Naviraiense liderou sozinho com 11 pontos, seguido pelo Águia, que tem oito, e o Sete, agora com sete pontos. Comercial e Operário Caarapoense estão com três pontos cada, mais longe da possibilidade de acesso.

Na próxima rodada, OAC e Sete se enfrentam no sábado (19), às 15h, no Estádio Carecão, em Caarapó. No domingo (20), às 17h, no Estádio Ninho da Águia, em Rio Brilhante, jogam Águia Negra e Comercial.

Confira a tabela 
 

Naviraiense – 11 pontos
Águia Negra – 8 pontos
7 de Setembro – 7 pontos
Comercial – 3 pontos
Operário AC – 3 pontos

 

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).