Esportes

DESTAQUES

Taekwondo de MS "medalha" duplamente nos Jogos Universitários Brasileiros

Yasmin Santos da Silva e Luiz Felipe Aquino conquistaram o prata e ouro na estreia da modalidade no JUBs, competição que reúne anualmente os melhores atletas-acadêmicos do país

Continue lendo...

O taekwondo sul-mato-grossense competiu pela primeira vez na história dos Jogos Universitários Brasileiro (JUBs) e começou com o pé direito, conquistando duas medalhas, sendo uma de prata e a outra de ouro, nesta segunda semana de competição.

O lugar mais alto do pódio veio com o aluno da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Luiz Felipe Aquino, ao vencer o pernambucano Vinny Matheus na final, na categoria até 63 kg para faixas pretas.

Nas redes sociais, Luiz comemorou a conquista e agradeceu o apoio recebido durante sua jornada até o ouro. “Uma conquista que representa muito mais do que o nosso ouro, mas todo esforço, dedicação e apoio que recebi ao longo desses dias”, disse o campeão.

Já a prata foi conquistada pela Yasmin Santos da Silva na categoria até 57 kg, acadêmica da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), ao ser derrotada na final pela catarinense Maria Clara Farina. Também em sua conta no Instagram, Yasmin ressaltou a importância desta medalha.

“Essa medalha de prata vem com um gostinho de ouro, pois mostrou que estou cada vez mais perto de alcançar o topo. Essa experiência só aumentou minha motivação e minha vontade de querer mais, foi por tão pouco mas sei que estou quase lá”, relatou a vice-campeã.

Yasmin foi campeã da mesma categoria na Copa MS de Taekwondo, que aconteceu no início de outubro, em Campo Grande. Com esse resultado, ela está classificada para a Copa do Brasil da modalidade, que será entre os dias 6 e 10 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ). 

Luiz Felipe também foi campeão na competição estadual e está classificado para o torneio nacional que acontece mês que vem na capital fluminense. Além disso, ele viaja nesta terça-feira (15), junto ao seu treinador Fábio Costa, com destino à Havana (Cuba), para competir na 3ª edição do Campeonato Pan-americano Sub-22, do qual ele foi vice-campeão na edição passada, disputada em Lima (Peru).

JUBs

Os Jogos Universitários Brasileiro (JUBs), organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), está na sua 72ª edição e conta com mais de 7 mil atletas participando da competição. Neste ano, o torneio nacional está sendo disputado em Brasília (DF) com 31 modalidades diferentes no catálogo.

Em 2023, a competição foi realizada em Joinville (SC) e o Mato Grosso do Sul alcançou a marca de 11 medalhas (cinco de ouro, três de prata e três de bronze) e dois troféus (um de ouro e um de bronze), com muito destaque para as lutas. Confira os atletas e equipes sul-mato-grossenses vencedores no ano passado:

Ouro

  • Amanda Lima Leal – estilo livre feminino, categoria -62 kg (wrestling) – Estácio CG
  • Assíria Daniela Maurício da Silva – estilo livre feminino, categoria -53 kg (wrestling) – Estácio CG
  • Paulo André Gonçalves da Silva – estilo livre masculino, categoria -74 kg (wrestling) – Estácio CG
  • Pedro Samuel Gonçalves da Silva – estilo livre masculino, categoria -86 kg (wrestling) – Estácio CG
  • Rodrigo Nonato Lima Braz – estilo kata (karatê) – UFMS
  • Troféu – wrestling feminino geral – Estácio CG

Prata

  • Guilherme Chinem Alexandre Alves e Lívia de Souza Lima – dupla mista (tênis de mesa) – Unigran Capital
  • Erick Kenji Medrado Taira – estilo kumite, categoria +84 kg (karatê) – UFMS
  • Vitória Siqueira Andrade – categoria meio-médio -63 kg (judô) – UCDB

Bronze

  • Lívia de Souza Lima – disputa individual feminina (tênis de mesa) – Unigran Capital
  • José Marco Pereira Leite Demarco – categoria meio-médio -81 kg (judô) – UCDB
  • Letícia Mendez – estilo kumite, categoria -55 kg (karatê) – Unigran Capital
  • Troféu – karatê masculino geral – UFMS

Assine o Correio do Estado
 

NOVOS RUMOS

Em busca de "milagre" na Série D, Operário anuncia novo técnico

Raphael Pereira foi anunciado na manhã desta terça-feira (10), em coletiva de imprensa, e terá a difícil missão de tirar o Galo da última colocação de seu grupo

10/06/2025 12h15

Raphael Pereira, novo treinador do Operário

Raphael Pereira, novo treinador do Operário Foto: Felipe Machado/Correio do Estado

Continue Lendo...

Com a corda no pescoço na Série D do Campeonato Brasileiro, o Operário anunciou Raphael Pereira como novo treinador para o restante da competição.

Com apenas uma vitória em oito jogos, ele chega para substituir o bicampeão estadual Leocir Dall'Astra, que pediu demissão no último final de semana após quatro revés consecutivos na quarta divisão nacional.

Até agora, o Operário tem a segunda pior defesa da competição, com 16 gols sofridos, e o novo treinador disse que o primeiro passo para melhorar os resultados é parar de tomar gols, para então focar na eficiência ofensiva.

"Na verdade, a defesa começa no ataque, a gente vai organizar em bloco baixo. Porém, pessoal da frente e pressão precisa ser feita. Então, a gente vai tentar sincronizar os setores, os setores da equipe, para poder se estruturar e começar a iniciar a construção, a marcação, independente da altura da bola", reforçou Raphael.

Ainda, o novo treinador disse que, antes de qualquer mudança tática, há a necessidade de implementar novos ânimos na equipe, para restaurar a confiança dos jogadores, a fim de melhorar postura e comportamento dentro de campo, mesmo com tempo curto de trabalho até o próximo jogo.

Sobre a classificação para a próxima fase e o "milagre" que precisa fazer para conquistá-la, Raphael disse que só depende do Operário.

"Não depende de ninguém, depende só de nós, da nossa atitude, o que a gente quer ir. Vamos conversar com os jogadores, a gente sabe que o futebol não tem longo prazo, é curto prazo, é pra agora, a gente sabe que a gente precisa de resultado, e isso a gente tá ciente, os jogadores têm que estar cientes disso", afirmou.

Acerca de novas contratações, o novo treinador "desconversou" e disse contar com um elenco de bons jogadores, mas confirmou estar conversando com a diretoria para buscar soluções para setores do campo que estão sofrendo no departamento médico.

Neste próximo sábado (14), às 15h, no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande, Raphael terá seu primeiro desafio como treinador do Operário, contra o Cascavel (PR), e convocou a torcida para ir em busca de uma vitória que pode reascender a chama do time na competição.

"Gostaria que dessem esse voto de confiança, eu sei que eles estão vindo, eu sei que estão apoiando e a gente não tá correspondendo. Apresentando bom futebol, apresentando vontade, disposição, e é isso que a gente pede para dar esse voto de confiança no sábado", disse o novo treinador.

Atualmente, o Operário ocupa a 8ª colocação do grupo G, com sete pontos conquistados. Já o Cascavel é o 3º, com 12 pontos. Lembrando que, apenas os quatro primeiros conseguem classificação para a fase de mata-mata da Série D.

Assine o Correio do Estado

Promissor

Manchester City apresenta argelino Rayan Ait-Nouri para Mundial e se empolga: 'Lateral voador'

O reforço aproveitou para comemorar a oportunidade de ser comandado pelo espanhol Pep Guardiola

09/06/2025 23h00

Lateral-esquerdo argelino Rayan Ait-Nouri

Lateral-esquerdo argelino Rayan Ait-Nouri Foto: Estadão Conteúdo

Continue Lendo...

Sem esconder que passará por enorme reformulação para a próxima temporada, o Manchester City apresentou nesta segunda-feira seu primeiro reforço para o Mundial de Clubes: o lateral-esquerdo argelino Rayan Ait-Nouri assinou por cinco temporadas e chegou sob enorme expectativa na equipe de Pep Guardiola.

"O Manchester City tem o prazer de anunciar a contratação de Rayan Ait-Nouri do Wolverhampton Wanderers. O lateral-esquerdo de 24 anos assinou um contrato de cinco anos no Etihad Stadium, o que significa que permanecerá no clube até o verão de 2030", anunciou o City, encantado com sua contratação, denominada de "lateral voador."

"Jogador da seleção argelina, Ait-Nouri construiu uma reputação como um dos laterais mais promissores da Premier League nos últimos cinco anos, graças à sua produtividade no último terço do campo e à sua capacidade de frustrar os ataques adversários", definiu. "Ele se destacou principalmente no ataque e, na temporada passada, marcou quatro gols e deu sete assistências na primeira divisão, o que foi crucial para o Wolves consolidar seu status no Campeonato Inglês."

O ainda jovem jogador não escondeu sua alegria pela transferência. "Estou extremamente feliz e honrado por ter ingressado no Manchester City, um dos maiores clubes do mundo e a oportunidade de jogar pelo clube é um sonho que se tornou realidade", destacou.

O reforço aproveitou para comemorar a oportunidade de ser comandado pelo espanhol Pep Guardiola. "Também estou animado em trabalhar e aprender com Pep e sua equipe técnica, além de poder treinar e jogar ao lado de um grupo de jogadores de classe mundial", disse. "Entrar para o City é um momento de muito orgulho para minha família. Agora, mal posso esperar para começar e jogar diante dos nossos torcedores."

Antes de jogar na Inglaterra, Ait-Nouri reforçará o elenco no Mundial dos Estados Unidos, onde a equipe encara, na fase de grupos, o marroquino Wydad (dia 18), o Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos (22) e a italiana Juventus (26). E,a depender da empolgação do clube, rapidamente será um dos titulares.

"Lateral voador", definiu o City, antes de mais elogios ao contratado. "Firme na defesa e perigoso no ataque, seu valor em cada terço não pode ser subestimado. E, com apenas 24 anos, o céu é o limite para o jogador da seleção argelina."

Além de Ait-Nouri, o City está perto de oficializar a joia francesa Rayan Cherki, do Lyon, de somente 21 anos. O meia seria o substituto do experiente belga De Bruyne, que anunciou sua saída do clube ao término da temporada. O jogador foi fotografada em Manchester nesta segunda-feira. Quem também está perto é o meia holandês Reijnders, do Milan.

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).