Esportes

série B

Tetracampeão, Águia Negra busca ressurgir na Série B

Mesmo sendo o maior campeão de MS do interior, a equipe afasta o favoritismo

Continue lendo...

Com apenas uma semana de treinamentos visando à estreia no Campeonato Sul-Mato-Grossense da Série B, o tetracampeão do Estadual (2007, 2012, 2019 e 2020) Águia Negra, de Rio Brilhante, busca o ressurgimento da equipe na segunda divisão do futebol de Mato Grosso do Sul.

Segundo o presidente do clube, Iliê Vidal, mesmo com a história que o Águia Negra tem no Estado, sendo nos últimos 15 anos o maior vencedor do Estadual da primeira divisão, a equipe de Rio Brilhante não está entre as favoritas ao título.

“A história não ganha jogo, por isso temos consciência de que nessa Série B os favoritos serão Portuguesa e Corumbaense, pelos investimentos maiores, União ABC pela organização e pelo conjunto que o elenco já tem. O restante entra para buscar surpreender, e nós sabemos que teremos muitas dificuldades na competição”, disse Iliê.

O elenco formado pela diretoria do clube para a segunda divisão conta com 20 contratações e seis jogadores da base do Águia, um grupo que, de acordo com o presidente, é composto de jovens com idade média de 22 anos e atletas advindos do interior de São Paulo.

Entre os jogadores já confirmados no elenco que aparecem no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estão o meia Matheus Mangolin, 24 anos, Luis Phelipe, zagueiro de 24 anos, e o volante Vitor Hugo, todos ex-EC São Bernardo (SP), além do zagueiro Wesley Barbosa, 28 anos, e do volante Flávio Gandra, que são ex-Lemense (SP).

Dois jovens jogadores que disputaram o Estadual sub-20 neste ano pelo Operário Futebol Clube também integram o elenco, são eles: goleiro Leandro Félix, 19 anos, e o meio-campista Leandro Tavares, 20 anos.

O Águia Negra estreia neste fim de semana, no domingo, contra o Misto de Três Lagoas, no Estádio Ninho da Águia, em Rio Brilhante, às 17h.

Porém, o torcedor do Águia não conseguirá acompanhar a estreia da equipe no estádio. Por determinação da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), o jogo será realizado com portões fechados.

Questionado pelo Correio do Estado sobre o assunto, o presidente Iliê Vidal informou que, por dificuldades da parceria entre Águia Negra e a prefeitura de Rio Brilhante, ainda não foi possível regularizar os laudos do estádio.

“Com relação ao estádio, apesar de ser próprio do clube, existe uma parceria com o município há mais de 25 anos, sempre deu certo, mas neste atual mandato as coisas não andam fáceis por vários fatores, que têm feito com que o Ninho da Águia não seja mais a referência em estádio em MS. Esperamos que o mais breve possível consigamos todos os laudos necessários para realização de jogos com a presença de público”, declarou.

Os torcedores poderão acompanhar a partida por meio da internet, em transmissão ao vivo na página oficial do clube no Facebook.

COMANDO TÉCNICO 

O treinador do Águia Negra nesta Série B será o experiente José Francisco de Oliveira, 55 anos, que já comandou diversas equipes do interior paulista, como o Lemense e o EC São Bernardo.

No ano passado, Oliveira também assumiu o comando da Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão (Serc) no Estadual Série A, na qual fez uma boa campanha, levando o clube de Chapadão do Sul ao hexagonal final.

Na Serc, Oliveira esteve à frente em 13 partidas, ganhou quatro jogos, empatou três e perdeu seis.

COMPETIÇÃO

Nesta edição, a segunda divisão do Estadual conta com sete equipes disputando duas vagas na final da competição e, consequentemente, o acesso à elite do futebol sul-mato-grossense. 

Na primeira rodada, além da partida entre Águia Negra e Misto, o Náutico de Campo Grande joga no Estádio Jacques da Luz, neste domingo, às 15h, contra o Corumbaense. 

O São Gabriel Esporte Clube, estreante no campeonato, enfrenta, também no domingo, às 10h, no Estádio André Borges, em Coxim, a Portuguesa, de Campo Grande.

Esportes

Cruzeiro inicia reformulação e confirma saídas de Gamarra, Eduardo e Bolasie

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro

18/12/2025 23h00

Bolasie, Eduardo e Gamarra

Bolasie, Eduardo e Gamarra Montagem

Continue Lendo...

O Cruzeiro oficializou a saída de três jogadores do elenco principal e deu mais um passo no planejamento para a temporada de 2026, sob o comando do técnico Tite. Bolasie, Eduardo e Gamarra não seguem no clube, decisão que já vinha sendo indicada nos bastidores e foi confirmada por meio das redes sociais.

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro. O meia Eduardo foi quem mais atuou, sendo frequentemente utilizado como opção no banco de reservas ao longo do ano. Já o atacante Bolasie e o zagueiro Gamarra enfrentaram maior dificuldade para ganhar espaço entre os titulares.

Emprestado pelo Athletico-PR, Gamarra teve poucas oportunidades com o até então técnico Leonardo Jardim. Em outubro, o defensor chegou a revelar publicamente o desejo de deixar o Cruzeiro, mas acabou permanecendo até o fim da temporada. Agora, ele será repassado pelo clube paranaense ao Olimpia, do Paraguai, com contrato até dezembro de 2026.

Bolasie, por sua vez, alternou momentos de participação com longos períodos fora das partidas. O atacante chegou a ficar cerca de 45 dias sem entrar em campo entre agosto e setembro, retornando apenas nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro. Na temporada, contribuiu com quatro gols e três assistências.

Apesar da passagem curta, Bolasie ganhou identificação com a torcida pelas comemorações após as vitórias, frequentemente registradas em vídeos nas redes sociais. O atacante também protagonizou provocações ao Atlético-MG durante confrontos da Copa do Brasil, o que ajudou a ampliar sua visibilidade entre os torcedores.

Esportes

Jorginho elogia desempenho do Flamengo: 'Esse grupo merece não ser esquecido tão cedo

Substituído na etapa final, atleta não descartou a hipótese dos jogadores dos dois times terem sentido cansaço após a disputa bastante intensa durante os 120 minutos

17/12/2025 23h00

Adriano Chaves/Flamengo

Continue Lendo...

O volante Jorginho enalteceu o desempenho do time do Flamengo, apesar da derrota na final da Copa Intercontinental, nesta quarta-feira, em Al Rayyan, no Catar, após empate por 1 a 1 no tempo normal e nos pênaltis.

"Erros acontecem. Eu já errei pênalti, mas o sentimento é de orgulho. O time entregou tudo que tinha, deixou tudo em campo. Fica o gostinho amargo por ter chegado tão perto de uma vitória tão desejada. Esse grupo merece não ser esquecido tão cedo", disse o autor do gol do Flamengo, ao converter um pênalti no segundo tempo.

Jorginho, substituído na etapa final, não descartou a hipótese dos jogadores dos dois times terem sentido cansaço após a disputa bastante intensa durante os 120 minutos. "Pode ter sido. Na disputa de pênaltis é preciso ter lucidez, mas não são coisas que acontecem e ninguém tem nada a dizer."

Catarinense, de 33 anos, Jorginho chegou ao Flamengo este ano, cindo do Arsenal, da Inglaterra. Ele teve grande carreira na Europa e defendeu a seleção italiana.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).