Enquanto os brasileiros reclamam das altas cobranças por infringirem as regras de trânsito, uma outra nação liga o sinal de alerta dos habitantes. Trata-se da cidade de Corunha, na Espanha, que implementou fiscalizações rigorosas, principalmente para passageiros que ouvem música sem fones de ouvido no transporte público.
Apesar de ser muito comum no Brasil, a prática garante multas que podem chegar a 200 euros, equivalentes a cerca de R$ 1.270 na cotação atual. O objetivo da legislação local é garantir um ambiente pacífico, incluindo ônibus e táxis. Dessa forma, regras mais rígidas colaboram para que os usuários respeitem o espaço do próximo, descartando a poluição sonora coletiva.

A título de curiosidade, a metodologia foi implantada por meio de um amplo conjunto de ações direcionadas à mobilidade urbana sustentável. Como resultado da fiscalização, a cidade de Corunha avançou com Zonas de Baixas Emissões, além de ter adotado limites de velocidade de 30 km/h em diversas vias, conhecidas como “cidade 30”.
Brasil adota critério de multa
Apesar de não operar com a mesma eficiência que na cidade espanhola, uma abordagem semelhante é evidenciada no Brasil. A título de conhecimento, municípios como Rio de Janeiro e Teresina já aplicam advertências para comportamentos incômodos no transporte coletivo. Em suma, em terras fluminenses, os infratores podem ser multados em até R$ 950, enquanto o solo piauiense impõe cobranças de R$ 300.
Embora a prática gere questionamentos, reflete em um esforço coletivo entre as nações para fomentar o respeito mútuo e a harmonia nos sistemas de transporte público, adaptando-se às necessidades das metrópoles em crescimento. No mais, a mobilidade sustentável ganha novos contornos, incentiva o uso de meios ecológicos e reduz a poluição sonora e atmosférica.



