CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
Sem resultados
Ver todos os resultados
CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados

Aposentados e pensionistas do INSS são alertados sobre valor extra caindo na conta

Por Iara Alencar
10/03/2026
Créditos: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Créditos: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Diante das recentes polêmicas envolvendo a dedução de valores indevidos das contas de aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a entidade confirmou a devolução de R$ 2,9 bilhões às vítimas das fraudes. O documento foi encaminhado na última sexta-feira (6), em resposta a um pedido de informações feito pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPMI).

A título de recordação, a Polícia Federal e a CGU (Controladoria-Geral da União) realizaram a Operação Sem Desconto, que constatou fraudes em acordo entre o INSS e associações. O pacto culminou na realização de descontos indevidos nos benefícios de parcela dos brasileiros para financiar entidades sem o consentimento dos aposentados e pensionistas.

Créditos: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

De acordo com a autarquia, mesmo com uma parte dos valores tendo sido devolvida, existem 6,3 milhões de contestações de pessoas que se dizem lesadas. Para as vítimas que tiveram quantias subtraídas sem o prévio consentimento, a entidade confirmou que o prazo para a solicitação da devolução precisa ser feito até o dia 20 de março de 2020.

INSS extra

Valor maior 💰

Auxílio pode aumentar aposentadoria em 2026
Entenda agora
X

Valor maior 💰

Entenda agora

“Com base nos registros constantes dos sistemas corporativos do INSS e nas informações consolidadas no âmbito do processamento da Instrução Normativa nº 186/2025, esta Autarquia recebeu 6.362.238 solicitações de contestação apuradas até a data de corte, procedendo ao ressarcimento antecipatório dos valores indevidamente descontados dos benefícios previdenciários, no montante de R$ 2.952.811.911,62”, afirmou o INSS.

Pacto quebrado com algumas empresas

Ao longo das investigações encabeçadas pela Polícia Federal (PF), o Instituto Nacional do Seguro Social rescindiu acordos de cooperação técnica para empréstimos consignados a aposentados e pensionistas com 26 instituições financeiras, entre elas, o Banco Safra e o Banco do Nordeste. Por outro lado, outras 11 assinaram termos de compromisso visando garantir os interesses dos beneficiários do INSS.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Iara Alencar

Iara Alencar

Formada em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência em assessoria de comunicação, com passagem pela Prefeitura Municipal de Maceió. Já atuou como redatora em sites esportivos e na produção de conteúdo para web.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Unsplash

Uber confirma fim de ciclo para Volkswagen Polo e Fiat Argo a partir de 2027

17/06/2026
Créditos: Greg Borges / Unsplash

Cientistas criam adesivo que funciona como ultrassom para acompanhar o bebê em casa

17/06/2026
Créditos: Clint Patterson / Unsplash

7 eletrodomésticos que você deve tirar da tomada quando sair de férias

17/06/2026
Créditos: Rafael Ribeiro/CBF

Sem Neymar, Ancelotti ganha 3 reforços na Seleção Brasileira

17/06/2026
Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Idosos com 80 anos ou mais recebem ótima notícia sobre direito especial

17/06/2026
  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

Correio do Estado Mix

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados

Correio do Estado Mix