Com a finalidade de ampliar seus horizontes em mercados de imponência na América Latina, a Geely, empresa automotiva chinesa, anunciou a chegada do primeiro lote do hatch compacto EX2 no Brasil. Eleito o carro elétrico mais vendido na China em 2025, pretende desembarcar em território brasileiro para se consolidar no cenário a partir de novembro.
Os primeiros modelos foram trazidos para o porto de Paranaguá, no Paraná, mas sua comercialização irá respeitar a metodologia da empresa. Isso porque a ideia da Geely é lançar a versão elétrica para concorrer diretamente com o BYD Dolphin e o GWM Ora 03. Nesse ínterim, a estimativa é de que chegue nas concessionárias por preços próximos de R$ 160 mil.

Em um primeiro momento, os valores podem levantar questionamentos, mas o fato de ser elétrico não é o único motivo para tamanho investimento. Isso porque o carro conta com hatch medindo 4,14 metros de comprimento, 2,65 m de entre-eixos, 1,81 m de largura e 1,58 m de altura. As dimensões em questão projetam o automóvel como o mais espaçoso dentre os compactos do segmento.
Para uma melhor imersão no automóvel antes de estar à disposição no mercado, o porta-malas conta com 375 litros, além de um compartimento dianteiro adicional de 70 litros, ideal para pequenos objetos e cabos de recarga. Por sua vez, o Geely traz painel digital de 8,8 polegadas, central multimídia de 14,6 polegadas e carregador de celular por indução.
Ainda que restem dúvidas sobre as definições mais precisas, no mercado chinês, o hatch é comercializado em duas opções de motorização elétrica. A primeira delas conta com 78 cv e outra com 114 cv, além de as baterias apresentarem 30,1 kWh ou 40,2 kWh. Isso significa que garantem autonomia entre 310 km e 410 km no ciclo NEDC.
Segunda versão do carro pode ser fabricada no Brasil
Apesar de ainda não ter medido a popularidade de seus automóveis no cenário brasileiro, a fabricante chinesa analisa a possibilidade de produzir o EX2 no Brasil, em parceria com a Renault, na fábrica de São José dos Pinhais (PR). A empreitada tem o objetivo de reforçar a intenção da Geely de consolidar a sua presença local e expandir sua linha de elétricos com produção nacional.
Para uma melhor compreensão, atualmente, a empresa chinesa somente comercializa no Brasil o SUV elétrico EX5, oferecido nas versões Pro (R$ 195.800) e Max (R$ 205.800). Portanto, a chegada do EX2 aumenta o portfólio da marca e garante um passo importante na estratégia da montadora de tornar os veículos elétricos mais acessíveis.





