Localizada na extremidade sul do continente sul-americano, a Terra do Fogo corresponde a um arquipélago formado por um agrupamento de ilhas, sendo a principal delas a Ilha Grande da Terra do Fogo. Sua área corresponde a um total de 73.653 km², sendo separada do continente sul-americano pelo estreito de Magalhães. Mesmo apelidada de “fim do mundo”, a região abriga mais de 80 mil pessoas.
Fundada em 1884, a capital da província da Terra do Fogo somente ganhou traços sociais há 45 anos, mas não de forma tão organizada. Localizada a três mil quilômetros de Buenos Aires, Ushuaia tem uma história ímpar diante de sua construção. Segundo historiadores, em 1902, o governo passou a construir, na pequena concentração urbana, uma penitenciária para abrigar os condenados de toda a Argentina.

Ao decorrer dos anos, a prisão foi expandida e, consequentemente, as residências no entorno também foram dinamizadas. Devido à alta procura, o vilarejo começou a receber melhorias urbanas, como luz elétrica e telefone. Para a surpresa de muitos, o número da população chegou a se igualar ao de presos, fazendo com que novas empreitadas fossem lançadas.
Com o fechamento da penitenciária em 1947, o governo decidiu, 25 anos depois, repaginar o local, atraindo empresas eletrônicas. Dessa forma, o resultado não poderia ser outro, a não ser o aumento da população. A Terra do Fogo saiu dos cinco mil habitantes em 1980, para aproximadamente 80 mil nos dias atuais.
Serviços oferecidos pela Terra do Fogo
Enquanto no passado era conhecida por abrigar detentos dos mais altos níveis de periculosidade, Ushuaia deu a volta por cima e se tornou símbolo de perseverança. Por estar localizada no final da Cordilheira dos Andes, a região fica à frente de uma baía. Abrilhantando ainda mais o cenário, é possível contemplar bosques, montanhas, glaciares, lagos e rios.
Por seu valor histórico e demonstração de evolução social, são disponibilizados passeios de helicóptero em meio aos Andes. Em contrapartida, o local oferece imersões em barcos e catamarãs, além dos trens com a presença de guias. Porém, o ponto alto segue sendo a Prisão do Fim do Mundo, que conta a história de como tudo começou.





