Imagine o cenário em que o avanço socioeconômico de uma região é tão latente que o número de habitantes naturais foi ultrapassado por migração interna. A ideia parece irreal, mas tem acontecido com a cidade de Itapoá, localizada no Norte de Santa Catarina.
De acordo com relatório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município catarinense apresentou o quarto maior índice de crescimento populacional, correspondendo a 4,3%. Desde 2010, a cidade saiu de 14,7 mil para 34,5 mil habitantes, com 64% dos habitantes vindo de outros estados.

Em resumo, a população, em mais de uma década, dobrou, sendo a maioria composta por pessoas oriundas do Paraná. Os motivos para o crescimento estão associados a fatores estruturais e econômicos, incluindo a instalação do porto, a pavimentação do contorno de Garuva e o aumento de empreendimentos no setor da construção civil.
A expansão urbana tende a ganhar novos capítulos nos próximos anos, já que a qualidade de vida e a infraestrutura em constante evolução se unem às belezas naturais do município. A migração na cidade é tamanha que a média estadual é de 24%, mas Itapoá quase triplicou os índices. No ano passado, a arrecadação com o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) chegou a R$ 11,7 milhões.
O que a cidade tem de tão diferente?
Apesar de uma das bases econômicas de Itapoá ser o porto, outros atrativos chamam a atenção de visitantes e daqueles que desejam morar na região. De modo geral, o turismo é a principal fonte do município, se destacando ainda por sua pesca, pecuária e agricultura. O clima tropical úmido garante chuvas distribuídas sem muita oscilação ao longo do ano, enquanto rios e praias dão um toque especial.
Confira alguns passeios para realizar na região:
- Praia de Itapema do Norte;
- Praia do Pontal da Figueira;
- Farol da Praia do Pontal;
- Reserva Volta Velha;
- Praia da Barra do Saí;
- Cachoeira Casarão;
- Baía Babitonga.





