Infelizmente o Brasil contempla disparidade social em todas as regiões, motivo que colaborara para que a quantidade de moradores de rua aumente exponencialmente. No entanto, o prefeito de Criciúma, Vaguinho Espindola, decidiu experenciar o que as pessoas em questão passam todos os dias ao se caracterizar e encarar a realidade.
Sobretudo, o gestor passou um dia e uma noite nas ruas da cidade caracterizado como uma pessoa em situação de rua. A ação ocorreu sem que houvesse divulgação, com a finalidade de vivenciar de perto essa realidade para embasar as próximas decisões do Município, especialmente com relação as áreas de segurança pública, saúde mental e acolhimento.
“Essa experiência foi fundamental para entender a complexidade do problema e preparar decisões mais firmes. A Criciúma que acolhe com generosidade também precisa ser segura. Vamos fortalecer a rede de atendimento, mas também endurecer quando for preciso, inclusive com medidas como internação involuntária em casos extremos”, afirmou o prefeito.
A fim de entender a conjuntura social de forma ampla, Vaguinho Espindola passou o dia visitando pontos centrais de Criciúma, como Congresso e Nereu Ramos e as ruas mais movimentadas. Mostrando a simplicidade e empatia dos moradores de rua, o Prefeito conversou com algumas pessoas que vivem em vulnerabilidade social, recebeu alimentos e dinheiro nos semáforos.
Durante a noite, percorreu a região do Pinheirinho. Para ganhar a confiança de todos sem que seu disfarce fosse descoberto, Vaguinho foi monitorado de longe pelos profissionais das imagens. Encarando a realidade nua e crua, o gestor viu de perto as falhas e mecanismos que podem melhorar seu serviço como Prefeito de Criciúma.
“O trabalho das equipes é muito bom, mas estamos lidando com um novo cenário. Hoje, a maioria das pessoas nas ruas está em situação de dependência química. E a cidade precisa agir. Vamos acolher e assegurar todo o suporte a quem precisa, mas também garantir que nossas praças e calçadas sejam seguras para todas as famílias”, disse Vaguinho, que deseja intensificar projetos para dar dignidade aos moradores de rua.
Quais as cidades brasileiras com mais moradores de rua?
- 1º Lugar: São Paulo – 53.853
- 2º Lugar: Rio de Janeiro – 13.566
- 3º Lugar: Belo Horizonte – 11.826
- 4º Lugar: Brasília – 7.924
- 5º Lugar: Salvador – 7.909
- 6º Lugar: Fortaleza – 6.334
- 7º Lugar: Curitiba – 3.477
- 8º Lugar: Porto Alegre – 3.189
- 9º Lugar: Campinas (SP) – 2.547
- 10º Lugar: Florianópolis – 2.020.





