O Sul do Brasil é uma das regiões que mais recebem turistas devido à sua extensa oferta de imersões culturais e históricas. Embora Gramado e Canela sejam pontos de destaque, a cidade de Nova Petrópolis, localizada na Serra Gaúcha, tem ganhado a atenção de viajantes. Isso porque o município é uma opção para quem deseja ligar tranquilidade e sofisticação em uma mesma paisagem.
Oferecendo experiência similar ao clima europeu, Nova Petrópolis é atrativa por seus jardins deslumbrantes e ruas floridas que entregam visuais de tirar o fôlego de qualquer pessoa. Além disso, a hospitalidade serve para que os visitantes coloquem o percurso em nova rota futura, tendo em vista a rica culinária e influência alemã.

Com pouco mais de 23 mil habitantes, a cidade entrega organização e infraestrutura impecáveis, podendo ser notadas no estilo arquitetônico alemão. Essas referências tendem a ser mais notórias no Parque Aldeia do Imigrante, que conta a história e cultura europeia por meio de réplicas de construções típicas e apresentações culturais.
Por outro lado, um ponto turístico muito movimentado diz respeito ao Labirinto Verde, uma atração que une diversão e desafio para todas as idades. Enquanto tentam encontrar a saída, os turistas se deparam com grandes muros formados por ramos. Além disso, há ainda as praças floridas e os jardins públicos para realizar piqueniques e encontros com amigos e familiares.
Pontos positivos da cidade sulista
Assim como grande parte das cidades do Rio Grande do Sul, Nova Petrópolis se destaca por suas notórias taxas socioeconômicas e geográficas. De acordo com levantamento efetuado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB do município, em 2020, era de R$ 826,3 milhões, com o setor de serviços contribuindo com cerca de 51,4%.
Em contrapartida, a cidade tem um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,780 (alto). Esse fator já chegou a colocar o município como o 14º mais desenvolvido do estado e 128º no Brasil. Por último, mas não menos importante, os investimentos em educação, emprego, saúde e segurança são os fatores em constante evidência, motivando ainda mais o interesse dos visitantes em desembarcar na região.





