O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) anunciou a abertura para as inscrições de 700 vagas gratuitas em função dos cursos técnicos e de aprendizagem profissional. Distribuídas por todo o território brasileiro, as ofertas entregues aos jovens fazem parte da parceria com a Petrobras, com a finalidade de garantir formação qualificada.
Aos interessados, as inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 12 de outubro de 2025, exclusivamente pelo site do Programa Jovem Aprendiz da Petrobras. Os selecionados assinarão contrato de 21 meses, com jornada de quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira. Além disso, contarão com carteira assinada e remuneração equivalente a um salário-mínimo integral (atualmente R$ 1.158).

Antes de se candidatar à vaga, é necessário que os interessados se atentem a detalhes importantes. Para os cursos técnicos, serão ofertadas candidaturas em automação industrial, eletrotécnica, mecatrônica, química, petroquímica, desenvolvimento de sistemas e sistemas de energia renovável. Por outro lado, a aprendizagem profissional dispõe de:
- Mecânico de manutenção;
- Assistente de logística;
- Soldador;
- Eletricista predial;
- Assistente administrativo;
- Suporte técnico em TI.
Ao final do curso de formação, todos os alunos irão receber certificação (diploma técnico ou de aprendizagem) reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, estão garantidos os benefícios como vale-transporte, férias e 13º salário, FGTS, possibilidade de adesão a planos de previdência privada e programas de incentivo à prática de atividade física oferecidos pela Petrobras.
Mais informações sobre os cursos do Senai
Ainda que o interesse seja coletivo, o Senai prioriza os cursos para jovens entre 14 e 21 anos e 7 meses e candidatos com deficiência (não há limite de idade). Sobretudo, as oportunidades estão distribuídas por Vitória e Linhares (ES), Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Curitiba (PR), Natal (RN), Canoas (RS) e Aracaju (SE), além de unidades em cidades específicas por São Paulo e Rio de Janeiro.
Quais são as cotas presentes no edital?
- 30% das vagas para pessoas negras, indígenas e quilombolas;
- 20% para pessoas com deficiência;
- 15% para jovens egressos do trabalho infantil;
- 10% para adolescentes em acolhimento institucional.





