Depois de tanto insistir, a diretoria do Vasco da Gama finalmente ampliou sua prateleira de títulos erguidos. Isso porque, em 2013, a Conmebol reconheceu o Campeonato Sul-Americano de Campeões de 1948 em favor da equipe carioca. Dessa forma, o Gigante da Colina passou a contar com quatro taças internacionais em seu museu.
A título de curiosidade, a conquista havia sido reconhecida em 1996, mas somente 17 anos depois a entidade máxima do futebol continental oficializou em seu site. Como resultado da façanha, o Vasco foi coroado como o primeiro campeão sul-americano de clubes. O torneio foi realizado no Chile, com a presença de equipes da nação sede, Uruguai, Argentina, Bolívia, Peru, Equador e Brasil.

Todos os sete clubes se enfrentaram entre si, motivo que projetou o Gigante da Colina ao primeiro lugar na rotação final. Sobretudo, o alvinegro faturou quatro vitórias e dois empates, sendo perseguido pelo River Plate e Nacional. Confira abaixo a performance apresentada pelo time brasileiro:
- Gigante da Colina 2 x 1 Litoral (Bolívia);
- Gigante da Colina 4 x 1 Nacional (Uruguai);
- Gigante da Colina 4 x 0 Deportivo Municipal (Peru);
- Gigante da Colina 1 x 0 Emelec (Equador);
- Gigante da Colina 1 x 1 Colo-Colo (Chile);
- Gigante da Colina 0 x 0 River Plate (Argentina);
Situação atual do Vasco da Gama
Embora tenha construído uma história repleta de reviravoltas, o alvinegro não sabe o que é erguer uma título desde 2021, quando faturou a Taça Rio, um troféu estadual de menor expressão. Quando analisado o retrospecto a nível nacional, o último triunfo ocorreu em 2011, na Copa do Brasil. De lá para cá, o Vasco foi rebaixado para a Série B em 2013, 2015 e 2020, além de 2008.
Por sua vez, na atual temporada, o time comandado pelo técnico Fernando Diniz eliminou o Botafogo nas quartas de final da Copa do Brasil e segue vivo na competição. Apesar da façanha em cima do atual campeão da América do Sul e do país, o Gigante da Colina preenche a 15ª colocação da Série A com 23 pontos, um a mais que o Vitória, primeiro time do Z4.





