CORREIO DO ESTADO
  • Início
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Notícias
  • Economia
  • Esportes
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Notícias
  • Economia
  • Esportes
Sem resultados
Ver todos os resultados
CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados

Consumo de carne bovina gera risco risco significativo para tipo de câncer, alerta ganhador do Prêmio Nobel de Medicina

Por Juan Rodriguez
16/01/2026
Consumo de carne bovina gera risco risco significativo para tipo de câncer, alerta ganhador do Prêmio Nobel de Medicina

Créditos: Divulgação/The Nobel Prize Foundation

O vencedor do Prêmio Nobel de Medicina de 2008, Harald zur Hausen, deu uma declaração à respeito do consumo de carne vermelha. O cientista alemão disse em entrevista ao site ‘Cinco Días’ que essa prática comum pode causar sérios problemas de saúde por conta do alto teor de gordura presente no alimento.

“O consumo de carne bovina é definitivamente um fator de risco significativo para o câncer de cólon”, disse o cientista, que venceu o prêmio em um trabalho conjunto com Françoise Barré-Sinoussi e Luc Montagnier pela descoberta do vírus do papiloma humano (HPV) como causador do câncer cervical. A pesquisa deu início à vacina contra o HPV e ajudou a prevenir uma das formas de câncer mais comuns entre as mulheres.

Créditos: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Ainda de acordo com Harald zur Hausen, países como Japão e Coreia do Sul possuem as taxas mais altas de câncer de cólon, enquanto a Índia, de maioria hindu e que não consome carne vermelha, registram números mais baixos. No hinduismo, a vaca é vista como um animal sagrado por simbolizar a Mãe Terra, a vida e a fertilidade.

Ganhador do Prêmio Nobel de Medicina faz alerta sobre consumo de carne

Estudos recentes mostram que o consumo de carne vermelha pode causar um maior risco de câncer por terem componenes como ferro e heme, que durante o cozimento em altas temperatuas podem causar danos à saúde. O cientista alemão também disse que há uma preocupação sobre o consumo de outro produto bastante popular: o leite.

“Aparentemente, nosso gado é um claro fator de risco, e precisamos ter mais cuidado durante a amamentação”, destacou. Há estudos em andamento que mostram que o consumo de leite pode aumentar a probabilidade de desenvolvimento de células malignas ou doenças degenerativas, como esclerose múltipla ou Parkinson.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Juan Rodriguez

Juan Rodriguez

Natural do Rio de Janeiro, formado em Jornalismo/Comunicação Social pela Universidade Veiga de Almeida. Tem com experiência em mídias sociais, rádio e televisão. Tem passagens por G1 e Inter TV RJ (afiliada da Globo). Amante dos esportes, principalmente do futebol, atua na área desde 2017 e já fez parte da cobertura de competições como Copa América, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Estaduais, entre outras.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Pessoas que nunca publicam nas redes sociais não só buscam privacidade, como também não sentem falta de validação externa, segundo a psicologia

Pessoas que nunca publicam nas redes sociais não só buscam privacidade, como também não sentem falta de validação externa, segundo a psicologia

10/06/2026
Brasileiros que cometerem esse erro no trânsito podem levar multa pesada de até R$ 35.360,40

Motoboy pode ser demitido por trabalhar de bermuda? Entenda o que diz a lei

10/06/2026
Melhores alimentos para fazer digestão rápida e não ficar sonolento depois do almoço

Melhores alimentos para fazer digestão rápida e não ficar sonolento depois do almoço

10/06/2026
Alerta geral para idosos que costumam viver em isolamento social

Idosos com deficiência passam a ter direitos que somente pessoas com 80 anos ou mais podiam aproveitar

10/06/2026
Banco tradicional vai encerrar atividades em todas as agências e nenhuma transação poderá ser feita durante dois dias neste país

Governo toma decisão impactante envolvendo o BPC

10/06/2026
  • Início
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Notícias
  • Economia
  • Esportes

Correio do Estado Mix

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Notícias
  • Economia
  • Esportes

Correio do Estado Mix