Embora seja um país tomado por riquezas sem precedentes, que desaguam nas paisagens naturais e contemplam fauna e flora de tirar o fôlego, o Brasil também é dono de tesouros físicos, tais como o ouro. A título de curiosidade, até 2021, o país havia confirmado a existência de 129,7 toneladas do metal precioso sob suas dependências, que estão trancafiadas nos cofres do Banco Central.
Para uma melhor compreensão do valor exorbitante de ouro que a nação possui, a quantia está estimada em US$ 7,596 bilhões (o equivalente a R$ 40,6 bilhões na cotação atual). Protegidas por um sistema de segurança de primeiro mundo, as barras de ouro possuem outra serventia, mesmo que guardadas. Isso porque são fundamentais para um seguro contra crises econômicas e cambiais.

O detalhe curioso é que, quatro anos após o levantamento, as reservas de ouro no Brasil permanecem inalteradas. Essa informação levantou diversos questionamentos, principalmente no tocante à exploração desenfreada em busca do material em todo o território nacional. Por sua vez, é válido destacar que o montante devia ser maior, se não fossem as invasões europeias no período colonial.
Como resultado da presença de Portugal em território brasileiro, grande quantidade de ouro foi extraída, o que comprometeu ainda mais a dinâmica econômica do Brasil ao longo dos anos. Segundo especialistas, estima-se que os europeus tenham subtraído entre 128 e 200 toneladas do material. Porém, é impreciso cravar, tendo em vista que o contrabando e a perda de registros históricos dificultam o estudo.
Mas, afinal, onde estão as maiores reservas de ouro no mundo?
- 1º lugar: Estados Unidos: 8.133 toneladas;
- 2º lugar: Alemanha: 3.381 toneladas;
- 3º lugar: Itália: 2.451,8 toneladas;
- 4º lugar: França: 2.435,7 toneladas;
- 5º lugar: Rússia: 2.298 toneladas;
- 6º lugar: China: 2.257 toneladas;
- 7º lugar: Suíça: 1.040 toneladas;
- 8º lugar: Japão: 765,2 toneladas;
- 3º lugar: Holanda: 612,45 toneladas;
- 10º lugar: Índia: 557,3 toneladas.
*Dados obtidos por meio da pesquisa da GFMS, consultoria especializada em análise do mercado de metais.





