Em 2026, a Electrolux fará 100 anos de operação no Brasil, motivo que impulsionou a empresa sueca a investir em projeto audacioso. Com a finalidade de instituir suas raízes em território tupiniquim, inaugurou a maior fábrica da América Latina, erguida em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Além da maior dinamização de produtos, o empreendimento promete oferecer 2 mil empregos.
Com o apoio do “Paraná Competitivo”, a fábrica foi delimitada em uma área de cerca de 50 mil m². Durante o processo de construção, a unidade seguiu os modernos parâmetros de sustentabilidade, potencializados pelo investimento de cerca de R$ 700 milhões da multinacional. Por sua vez, o estado ofereceu a redução da carga tributária dos eletrodomésticos produzidos na unidade.
“Este é o maior investimento feito pela Electrolux na América Latina. O Brasil é o maior mercado do mundo para a empresa. Por isso, escolhemos uma localização estratégica, próxima ao Porto de Paranaguá e a um importante parque de fornecedores nossos, com acesso a mão de obra qualificada”, afirmou o CEO da Electrolux Group na América Latina, Leandro Jasiocha.
Com o elo firmado com o Governo do Estado, a empresa de renome se colocou à disposição para cooperar com o fornecimento da rotatividade econômica da região, bem como contribuir para a redução da taxa de desemprego. A previsão é de que novas expansões aconteçam nos próximos dois anos, com a planta apresentando capacidade instalada para entregar mais de 5 milhões de produtos por ano.
“Além da geração de empregos, há um grande avanço na cadeia produtiva local como um todo. Em sete ou oito anos, a tendência é de que a Electrolux seja responsável pela segunda maior arrecadação municipal, o que também colabora para o crescimento da cidade, como aconteceu quando as fábricas automotivas vieram para cá”, disse a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer.
Contribuições da Electrolux
A título de curiosidade, somente na primeira fase de instalação da nova fábrica, a Electrolux gerou cerca de 400 empregos diretos. Em contrapartida, o projeto completo deve criar mais de 2 mil vagas diretas e indiretas, com 90% dos profissionais vindos da cidade e da Fazenda Rio Grande.
A planta foi inaugurada com o compromisso de ser 100% sustentável, alinhada à meta global da companhia de zerar as emissões de carbono nas operações até 2033. Para uma melhor compreensão, a energia elétrica consumida pelo empreendimento será proveniente de fontes renováveis e todos os veículos internos utilizados na operação, como empilhadeiras e transpaleteiras, serão 100% elétricos.




