Celebrado no mundo desportivo por revelar ao mundo personagens marcantes, o Brasil eternizou seu nome na história da Fórmula 1. Ainda que seja considerado um dos pilotos mais importantes da modalidade, Ayrton Senna protagonizou cena lamentável diante de Felipe Massa. Em contrapartida, o ex-piloto não pôde dizer o mesmo frente a Nelson Piquet.
Idolatrado por muitos, Senna ergueu três títulos mundiais, mas teve a carreira interrompida aos 34 anos, em um acidente automobilístico. Em 2014, quando foram completadas duas décadas de seu falecimento, o brasileiro voltou aos holofotes, mas não de forma positiva. De acordo com Massa, seu primeiro e único contato com o tricampeão ocorreu em 1980, quando teve um pedido de autógrafo recusado.

“Isso aconteceu em Ilhabela e foi o único contato que tive com ele. Claro que, na época, fiquei decepcionado, mas, mais tarde, entendi que talvez ele apenas não estivesse em um bom dia. Foi uma lição para mim. Sei o quanto as crianças valorizam a proximidade com seus ídolos e procuro sempre atender os pequenos fãs quando me procuram”, contou Felipe.
Apesar da frustração ter sido grande, o até então representante da Ferrari não deixou o sentimento ser perpetuado ao longo dos anos subsequentes. Reconhecendo a grandeza de Ayrton, Massa projetou o saudoso piloto como um dos maiores de todos os tempos, fator dividido com o prestígio de Michael Schumacher e Nelson Piquet.
Polêmica na Fórmula 1 ganha novos desdobramentos
Em 2008, Felipe Massa chegou a comemorar o campeonato mundial de Fórmula 1, mas acabou se frustrando segundos após, com Lewis Hamilton conseguindo ultrapassagem questionável. Naquele ano, Nelsinho Piquet foi acusado de bater o veículo propositalmente para beneficiar seu companheiro de escuderia, Fernando Alonso, e remover o título do compatriota.
Em entrevista cedida ao jornal inglês “Daily Mirror”, Nelson Piquet revelou ter alertado a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) sobre a manipulação do resultado do GP de Singapura de 2008 pela Renault. A declaração do veterano ajudou, mesmo que indiretamente, Massa a contestar o título mundial daquele ano.
“Eu não podia acreditar. Chamei o Nelsinho e ele confirmou, me perguntou se poderia ajudar, e isso e aquilo. Eu disse: ‘Mas você poderia ter se machucado ou machucado outra pessoa’. E ele respondeu: ‘Sim, eu sei que errei’. De qualquer forma, no Brasil, eu falei com Charlie. Perguntei o que poderia acontecer se denunciasse o caso. Tinha medo de prejudicar a carreira dele”, contou Piquet.
Diante das acusações, a Superior Corte de Justiça de Londres marcou as datas das primeiras audiências da ação de Felipe Massa, que busca na justiça o título da Fórmula 1 de 2008. As sessões vão acontecer entre os dias 28 e 31 de outubro de 2025, podendo culminar no primeiro e único campeonato do ex-piloto.





