A procura por uma vida saudável tem evidenciado um alto nível de pessoas procurando manter o equilíbrio da saúde com a prática dos exercícios físicos. Nesse ínterim, muitos apresentam limitações e abdicam do bem-estar por acumularem dores na coluna. Contudo, algumas ações podem não somente auxiliar no controle do problema, como tornar você mais ativo e com vigor.
Embora muitas pessoas esbanjem o porte atlético nas academias, o físico vai muito além de músculos. De modo geral, para manter um equilíbrio diante dos exercícios, é imprescindível apresentar postura correta. Em suma, sentar-se de forma equivocada e até realizar ações que comprometam a coluna servical, podem potencializar as dores na região.
Mas afinal, quais exercícios posso fazer para reduzir as dores?
Especialistas destacam que no primeiro passo é preciso respeitar as limitações aparentes. Dessa forma, você vai precisar de um tapete de yoga e um plano progressivo de 30 dias intensificando o core de forma segura, eficaz e sem sair de casa. Nesse ínterim, cada sessão terá duração entre 10 a 20 minutos e pode ser realizada de três a cinco vezes por semana. Confira:
- Ponte;
- Torção sentada;
- Prancha;
- Alongamento dos isquiotibiais;
- Exercícios de rotação espinhal.
Ao adotar o plano em questão, você terá benefícios inquestionáveis, desde que seja executado da forma correta. Sobretudo, os exercícios apresentarão alívio de dores lombares, melhora da postura, equilíbrio e estabilidade, desempenho físico otimizado e menor risco de lesões.
Dicas para evitar dores na coluna
- Melhorar a postura e evitar permanecer muito tempo na mesma posição;
- Dormir sempre de lado e, de preferência, do lado esquerdo;
- Usar um travesseiro entre as pernas, e um travesseiro confortável entre a cabeça e o pescoço;
- Optar por colchão ortopédico;
- Evitar dormir de bruços;
- Ao se levantar da cama, vire-se de lado e se apoie nos braços, levando as pernas para fora da cama;
- Ao pegar um objeto pesado do chão, abaixe-se com as pernas flexionadas;
- Ao ficar de pé, contraia os músculos da barriga e das nádegas periodicamente;
- Ao trabalhar em frente a uma mesa, ou digitando no computador, mantenha as costas retas, encostadas ao encosto da cadeira, e mantenha as pernas debaixo da mesa, evitando cruzá-las;
- Ao realizar alguma atividade em pé, repouse alternadamente um dos pés sobre um objeto;
- Não carregar mochilas ou sacolas com o peso de um só lado.





