Oficialmente, Felipe Massa se despediu da Fórmula 1 em novembro de 2017, mas não deixou de lado seu amor pela velocidade. Mesmo com a idade avançada, decidiu se aventurar na Stock Car Pro Series, modalidade em que conseguiu se destacar quase que de forma imediata. Representando a equipe TMG Racing, o brasileiro ostenta salário mensal de R$ 1 milhão.
Para se ter uma noção da proeza assinada por Massa, de acordo com o ex-piloto Felipe Lapenna, a Stock Car não oferece as mesmas condições orçamentárias para os profissionais. Em entrevista cedida ao Motogrid Podcast, deixou evidenciado que muitos condutores pagam para disputar as corridas, enquanto o vice-campeão da Fórmula 1 somente fatura.

“A gente está falando que a Stock… vamos arredondar para 30 carros. Esse ano tem 28. Desses 30, 15 ganham dinheiro. O resto está trazendo dinheiro. Se ele [a equipe] zerar ali [a conta do mês], fica feliz da vida”, explicou Lapenna, entregando que de “seis a oito pilotos” recebem mais de R$ 100 mil por corrida e que outros competidores ganham de R$ 50 mil para baixo.
Por sua vez, a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) confirmou que o salário de um piloto da Stock Car gira em torno de R$ 50 mil a R$ 500 mil por ano. Contudo, devido aos patrocínios e prestígio adquirido ao longo da Fórmula 1, Felipe Massa e Rubens Barrichello deixam a concorrência comendo poeira em termos de faturamento nas pistas.
Felipe Massa em busca de reconhecimento
Em 2008, Felipe Massa foi coroado campeão de Fórmula 1 por míseros 38 segundos. No entanto, ao contrário do que muitos pilotos sustentaram, o brasileiro defendeu até o fim a ideia de ter sido uma temporada polêmica, marcada por manipulações. Como resultado de algumas provas coletadas, o veterano entrou com processo de reconhecimento do título junto à Superior Corte de Justiça de Londres.
O ponto defendido pelo brasileiro diz respeito à manutenção do GP de Singapura daquele ano. A temporada foi marcada pelo escândalo conhecido como “Singapuragate”, batida proposital de Nelson Piquet Jr. para ajudar Fernando Alonso a vencer pela Renault. Uma das bases para dar seguimento ao processo foi a fala de Bernie Ecclestone, ex-dirigente que teria afirmado saber sobre a intenção do “acidente”.
As primeiras audiências da ação movida por Felipe Massa na Superior Corte de Justiça de Londres vão acontecer entre os dias 28 e 31 de outubro. No processo, o brasileiro não só questiona o resultado do campeonato de 2008, mas também quer que a Federação Internacional de Automobilismo assuma ter violado os próprios regulamentos por não ter investigado a batida.
Para além do título mundial, Massa deseja obter 64 milhões de libras (cerca de R$ 457 milhões, na atual cotação). As cifras correspondem ao bônus que Felipe receberia caso fosse coroado com o troféu da temporada 2008, vencida por Lewis Hamilton.





