Embora nunca tenha erguido um título mundial ao final da temporada regular da Fórmula 1, Rubens Barrichello deixou seu nome registrado nas pistas. Isso porque o brasileiro conseguiu surpreender a todos ao ver a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) reconhecer seus títulos no Campeonato de Construtores.
A título de curiosidade, o campeonato em questão consiste no somatório das pontuações dos dois pilotos da mesma equipe ao longo da temporada. O reconhecimento registrado pela FIA foi baseado na consolidação do piloto como um dos mais promissores. Ainda que tenha decretado sua aposentadoria da Fórmula 1, Rubinho conduziu com maestria os veículos em 322 Grand Prix disputados.

Embora a competição tenha sido instituída em 1958, somente em 1980 a pontuação envolvendo os dois pilotos de cada equipe ganhou destaque. De modo geral, a ação em questão incentiva a colaboração entre os condutores e engenheiros da escuderia. Sobretudo, os pontos variam conforme a posição de chegada, destacando a velocidade, consistência e estratégia sob pressão.
Façanhas de Rubens Barrichello na Fórmula 1
As conquistas de Barrichello foram atribuídas à Ferrari entre os anos de 2000 e 2004, quando tinha ao lado nada mais, nada menos que Michael Schumacher. Em contrapartida, o último e sexto título do Campeonato de Construtores foi adquirido em 2009, quando esteve à frente dos veículos da Brawn GP, com seu parceiro sendo Jenson Button. Confira abaixo as pontuações atingidas:
- Schumacher (108 pontos) e Rubinho (62 pontos);
- Schumacher (123 pontos) e Rubinho (56 pontos);
- Schumacher (144 pontos) e Rubinho (77 pontos);
- Schumacher (93 pontos) e Rubinho (65 pontos);
- Schumacher (148 pontos) e Rubinho (114 pontos);
- Jenson Button (95 pontos) e Rubinho (77 pontos).





