No próximo domingo (8), a temporada 2026 da Fórmula 1 será iniciada, mas problemas externos podem colocar o planejamento da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) em apuros. Diante dos ataques dos Estados Unidos e Israel em direção ao Irã, a entidade cancelou os testes no Bahrein. O cenário de guerra prejudica o andamento das corridas a curto prazo.
Por meio de pronunciamento oficial, a FIA explicou aos fãs da modalidade que vem atuando no monitoramento dos desdobramentos do conflito entre as nações, além de evidenciar a análise da logística dos Mundiais da F1 e de Endurance. Até o momento, foram registradas mais de 555 mortes em apenas três dias de confronto.

A título de curiosidade, o primeiro Grand Prix da temporada ocorrerá na Austrália, mas os ataques a Teerã estão declarando problemas no deslocamento da Fórmula 1. De acordo com o jornal inglês “The Guardian”, a corrida não será cancelada, mas o entrave político tende a colocar em risco a presença de alguns indivíduos que atuam nos bastidores da modalidade.
Em resumo, as estimativas são de que mil pessoas que trabalham na F1 tenham sido afetadas, tendo em vista que o Catar e os Emirados Árabes Unidos são importantes hubs de voos e escalas para a Oceania e Ásia. Nesse intervalo, Doha, capital catariana, foi bombardeada com um míssil iraniano, assim como Dubai e o aeroporto de Abu Dhabi.
Confira o pronunciamento da FIA:
“Como presidente da FIA, meus pensamentos estão com todos os afetados pelos recentes acontecimentos no Oriente Médio. Estamos profundamente entristecidos com a perda de vidas e nos solidarizamos com as famílias e comunidades impactadas. Neste momento de incerteza, esperamos por calma, segurança e um rápido retorno à estabilidade.
O diálogo e a proteção dos civis devem permanecer como prioridades. Estamos em contato próximo com nossos clubes-membros, promotores dos campeonatos, equipes e colegas no local enquanto monitoramos os desdobramentos com cuidado e responsabilidade.
A segurança e o bem-estar guiarão nossas decisões enquanto avaliamos os próximos eventos programados na região para o Campeonato Mundial de Endurance da FIA e o Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA. Nossa organização é construída sobre unidade e propósito compartilhado. Essa unidade importa agora mais do que nunca”, disse o presidente Mohammed ben Sulayem.





