O centroavante norueguês Erling Haaland assombrou o mundo novamente nesta terça-feira (9) ao marcar cinco gols em duelo contra a Moldávia. A partida foi válida pela quinta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo e acabou com vitória por 11×1. O resultado foi ruim para a Itália.
O primeiro gol do jogo foi marcado por Myhre, aos 6 minutos de partida. Aos 11, Haaland anotou seu primeiro, repetindo a dose aos 36 e 43 do primeiro tempo. Depois fez novamente aos 52 e 83 minutos de jogo, além disso, deixou o parceiro Thelo Aasgaard bater um pênalti (vindo do banco, ele também fez quatro gols na partida).
A Noruega está no Grupo I das Eliminatórias, ao lado de Itália, Israel, Estônia e da lanterna Moldávia. São cinco jogos e cinco vitórias do time escandinavo. Enquanto isso, os italianos jogaram quatro e estão com 9 pontos. A situação gera alerta com a possibilidade da Squadra Azzurra jogar a repescagem mais uma vez.
Apenas a seleção líder de cada grupo vai direto para a Copa do Mundo de 2026, quem acabar em segundo lugar jogará a repescagem. Em caso de empate nos pontos, o primeiro critério de desempate é o confronto direto, sendo que o primeiro duelo entre Itália x Noruega acabou com vitória da equipe de Haaland por 3×0. Ou seja, italianos teriam que vencer por quatro de vantagem para conseguir a vaga direta, caso as duas sigam vencendo seus jogos.
Haaland recordista de gols
Foi a terceira vez na carreira que ele atingiu a marca de cinco gols, a primeira foi pelo Manchester City, contra o Leipzig, pela Liga dos Campeões. Depois fez cinco contra o Luton Town pela Copa da Inglaterra.
Porém, o seu recorde aconteceu em 2019, pelo Mundial Sub-20, quando anotou nove gols em vitória da Noruega por 12×0 sobre Honduras.
Itália fora da Copa do Mundo?
A Noruega chegou ao número impressionante de 21 gols no saldo, contra apenas 5 dos italianos. Se a Itália ganhar o jogo de volta por três de diferença, ainda teria que tirar essa diferença no saldo para ficar com a vaga direta.
Vale lembrar que a seleção tetracampeã ficou fora das duas últimas Copas do Mundo, perdendo na repescagem. Se a equipe passar por isso novamente, repetirá um trauma para a torcida. Na segunda-feira (8), venceram Israel fora de casa por 5×4, mais um jogo complicado.
O segundo encontro entre Itália x Noruega será dia 16 de novembro, na última rodada. Se ninguém tropeçar, o time de Haaland jogará com o regulamento embaixo do braço para ir a Copa do Mundo.





