Os brasileiros estão ansiosos para as novas versões de veículos disponibilizadas no mercado nos próximos meses. Prometendo um compacto de alto nível, a Fiat iniciou a comercialização do Grande Panda na Europa. O modelo servirá como base para o futuro hatch da marca, a ser produzido na fábrica de Stellantis em Betim, Minas Gerais, com um novo nome.
Lançando na Europa no final de janeiro deste ano, o Panda caiu no gosto popular por ser o herdeiro legítimo do Uno. A empresa italiana entregou duas variantes, correspondendo a um veículo elétrico e outro na opção híbrida, combinando propulsor 1.2 turbo a gasolina com outro elétrico, com arquitetura de 48 volts. Ao que tudo indica, a comercialização no Brasil só deve acontecer em 2026, com algumas variações.

O novo carro da Fiat tem 3,99 metros de comprimento e 2,54 m de entre-eixos. Em seu interior, o carro conta com quadro de instrumentos de 10 polegadas e central multimídia de 10,25”. Por sua vez, o acabamento do Grande Panda europeu tem plástico, mas conta com materiais ecológicos. As peças têm detalhe amarelo, bem como o teto preto, que dão ao veículo um toque de robustez, elegância e jovialidade.
Já a versão híbrida leve conta com sistema de 48V, combinando um pequeno propulsor elétrico de 29 cv e 5,6 kgfm. O câmbio automático é um mero detalhe em meio ao propulsor 1.2 turbo a gasolina de três cilindros, que desenvolve 101 cv e 20,9 kgfm. Unidos, entregam 110 cv de potência para os condutores europeus.
Projeções do modelo no Brasil
Embora a Fiat não tenha revelado muitos detalhes sobre a venda do modelo no Brasil, especialistas projetam outras opções de motorização. Por se tratar do sucessor do Argo, deve ter valor fixado em R$ 100 mil, apresentando propulsor 1.0 Firefly de até 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque. Nesse ínterim, a empresa italiana espera tornar o modelo o mais vendido do país, superando o Volkswagen Polo.





