Uma das maiores obras de infraestrutura da Europa está em andamento no Mar Báltico e deve redefinir o transporte entre o norte da Alemanha e o sul da Dinamarca. O projeto, chamado Fehmarnbelt Fixed Link, prevê a construção do maior túnel submerso do mundo, com 18 quilômetros de extensão.
Avaliado em 7 bilhões de euros (cerca de R$ 41 bilhões), o túnel permitirá a travessia entre os dois países em 10 minutos de carro ou sete minutos de trem, substituindo o trajeto atual de balsa, que leva cerca de uma hora.
A estrutura ficará a 40 metros abaixo do nível do mar e deve ser inaugurada em 2029. Diferente do Eurotúnel, que liga a Inglaterra à França por meio de perfurações, o Fehmarnbelt será montado por imergimento de módulos pré-fabricados, uma técnica que consiste em encaixar enormes blocos de concreto no fundo do mar, como em um quebra-cabeça.

Como o túnel será construído
As peças que formam o túnel são produzidas em uma fábrica e depois transportadas até o local da instalação. Cada módulo mede 217 metros de comprimento, 42 metros de largura e 9 metros de altura, com um peso de aproximadamente 73 mil toneladas, o equivalente a mais de 13 mil elefantes.
O processo de imersão e encaixe das seções deve durar cerca de três anos, exigindo operações de alta precisão com guindastes e embarcações especializadas. Quando concluído, o túnel contará com duas pistas duplas para veículos e duas vias férreas eletrificadas, tornando-se uma das conexões mais modernas da Europa.
Além de encurtar distâncias para passageiros, a estrutura também beneficiará o transporte de cargas, reduzindo em 160 quilômetros o percurso entre os países e ampliando a integração econômica da região.





