CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
Sem resultados
Ver todos os resultados
CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados

Médicos alertam sobre hábito comum nas manhãs de domingo

Por Iara Alencar
19/04/2026
Créditos: Freepik

Créditos: Freepik

Na análise dos especialistas, o café da manhã corresponde à refeição mais importante do dia, principalmente por quebrar o jejum noturno, fornecendo energia imediata para o cérebro e corpo após horas de repouso. No entanto, médicos emitiram sinal de alerta diante do consumo de um alimento muito comum na mesa dos brasileiros.

Apesar de parecerem inofensivos em um primeiro momento, os cereais açucarados são considerados verdadeiros vilões para os cardiologistas. Prático e de fácil acesso nos supermercados, o alimento costuma ser ingerido logo de manhã, principalmente por aqueles que estão atrasados para seus compromissos. O problema é que pode fazer com que as artérias venham a ficar entupidas.

Créditos: Unsplash

“Acontece que estes cereais açucarados são muito ricos em carboidratos simples e aditivos açucarados que elevam os níveis de açúcar no sangue e promovem a resistência à insulina. Isto, por sua vez, é uma das principais causas das artérias obstruídas”, destacou o médico Mohanakrishnan Sathyamoorthy, reforçando a necessidade de manter uma rotina alimentar natural.

De modo geral, os alimentos ultraprocessados são caracterizados por alto teor de gorduras, açúcares e sódio. Eles costumam agir maximizando o sabor e anulando os sinais naturais de saciedade, o que colabora para o consumo exagerado. Por consequência da má alimentação, o organismo é afetado, em especial as artérias.

Quais são as consequências relatadas pelos médicos?

Na prática, os especialistas recomendam evitar consumir cereais açucarados e demais produtos industrializados, uma vez que não oferecem benefícios ao metabolismo. Em resumo, ao introduzir esses alimentos no dia a dia, torna os vasos sanguíneos mais propensos à formação de placa. Isso porque são ricos em açúcar e pobres em fibras.

Em outras palavras, os picos de açúcar na corrente sanguínea aumentam diretamente a inflamação crônica no corpo, o que pode, com o tempo, levar à intolerância à glicose e até mesmo ao diabetes. Dessa forma, é indicado optar por flocos de aveia com frutos vermelhos e frutos secos, iogurte grego com sementes de chia e frutos vermelhos.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Iara Alencar

Iara Alencar

Formada em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência em assessoria de comunicação, com passagem pela Prefeitura Municipal de Maceió. Já atuou como redatora em sites esportivos e na produção de conteúdo para web.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Lyon Santos / MDS

Quem recebe Bolsa Família pode reduzir o valor de contas a pagar

23/06/2026
Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Horário de Inverno volta a ser adotado e mudança já vale para 2026 em países sul-americanos

23/06/2026
Bolsa Família

Nova regra afeta milhões de beneficiários do Bolsa Família em junho

23/06/2026
Créditos: Jocelyn Morales / Unsplash

Qual a verdadeira função do creme Nivea da lata vermelha

23/06/2026
Créditos: Arquivo/Agência Brasil

Brasileiros que informam o CPF no supermercado vão ganhar desconto nas compras

22/06/2026
  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

Correio do Estado Mix

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados

Correio do Estado Mix