Embora a Suíça seja mundialmente conhecida por disponibilizar queijos de renome em grande escala, uma cidade brasileira assumiu o protagonismo em meio à produção do alimento. A título de curiosidade, em 2021, os queijos Mandala e Costinha, produzidos em Pardinho, município do interior de São Paulo, ganharam medalha de ouro na competição global do laticínio, que acontece na França.
Localizada a cerca de 207 quilômetros da capital paulista, Pardinho é composta por pouco mais de 7 mil habitantes, mas se destaca por seus serviços a turistas e população local. Além do prestígio acumulado em meio à produção de queijo, a cidade evidencia o ecoturismo, entregando passeios de tirolesa, mountain bike, buggy e excelente gastronomia.

Carinhosamente apelidada de “Terra das Emoções”, o município entrega também, além de aventuras baseadas na adrenalina, os sabores caseiros e artesanais das cervejas. Para quem deseja encontrar um local pacífico que ofereça comodidade à família, a cidade paulista é a escolha ideal. Isso porque outrora foi considerada uma das Toscanas Brasileiras.
Prestígio além do queijo
Ainda que a saborosidade dos queijos seja um ponto crucial para a gastronomia local, Pardinho oferece aos visitantes uma imersão de tirar o fôlego. O principal cartão-postal da cidade é o Gigante Adormecido, formação rochosa que lembra uma pessoa deitada. Além de entregar uma vista panorâmica da região, é ideal para trilhas ecológicas, banhos em cachoeiras e a prática de esportes radicais.
No território em questão, também é possível descer na Tirolesa do Gigante, com 800 metros de extensão e um percurso que permite sobrevoar as paisagens verdes da cidade. Por sua vez, o Centro Max Feffer, espaço cultural que recebe exposições e apresentações musicais gratuitas, é outro local bastante procurado e recomendado por viajantes.





