Localizada a 745km de distância da capital de São Paulo, Rosana é um município composto por pouco mais de 17 mil habitantes. Presente na região oeste do estado, chega a se aproximar da divisa com o Paraná, motivo pelo qual se diferencia das demais cidades paulistas, uma vez que a cultura ganha contornos que facilitam a dinâmica em meio ao turismo e economia.
Embora sua distância da capital seja um empecilho para muitos turistas interessados em conhecer o município, Rosana contempla diversas hidrelétricas e belezas naturais do encontro entre os rios Paraná e Paranapanema. Mesmo que os investimentos não sejam os mesmos de São Paulo, apresenta grande infraestrutura, com serviços públicos, educação superior e opções de lazer.

A título de curiosidade, a cidade ocupa uma área próxima a 740 km², com uma topografia predominantemente plana, facilitando o desenvolvimento da agricultura. Em contrapartida, a presença das usinas de Rosana e Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera) revolucionou o perfil econômico local, acarretando o fornecimento de energia e aumento considerável no número de empregos.
Ainda que as hidrelétricas sejam relevantes para a rotatividade econômica, o município paulista se destaca pela atividade agrícola, como o cultivo da soja, milho e criação de gado. Outro aspecto importante para Rosana é a presença da Universidade Estadual Paulista (UNESP), mostrando compromisso de aproximar os moradores de cursos superiores e pesquisas focadas em turismo e energia renovável.
O que conhecer na cidade do interior de São Paulo?
- Praia de Jurere;
- Balneário de Rosana;
- Usina Hidrelétrica Engenheiro Sergio Motta;
- Trilha das Três Rampas;
- Museu Regional;
- Pista Cooper Eucaliptos;
- Três Rampas;
- Horto Florestal de Rosana;
- Igreja Matriz de Primavera;
- Praça dos Pioneiros.




