Consolidando a China como a maior produtora de ouro do mundo, uma nova descoberta na província de Hunan fez o governo ter motivos de sobra para comemorar. Escavadores desbravaram o território e encontraram uma reserva estimada em R$ 500 bilhões. Em um primeiro momento, projetava-se a presença de cerca de 300 toneladas do metal precioso, mas novos estudos comprovaram a existência de mil toneladas.
Imerso em até 3 mil metros, o metal nobre despertou a atenção de várias empresas, que se colocaram à disposição para abraçar a mineração. Localizado no campo de ouro Wangu, no condado de Pingjiang, o depósito foi estudado, comprovando a viabilidade de exploração para que as operações fossem iniciadas. Por estar concentrado muito abaixo do solo, equipamentos tecnológicos de primeiro calibre foram adquiridos.

Apesar da empreitada ser um atrativo para a economia, especialistas ligam o alerta para problemas maiores ao longo dos próximos anos. Em resumo, um estudo realizado por Loayza e Rigolini aponta que a mineração pode reduzir a pobreza, mas também trabalha a longos passos para intensificar as desigualdades, criando uma situação complexa para as autoridades locais.
Além disso, o entendimento do jornal colombiano El Tiempo é ainda mais aguçado. Ao tomar conhecimento da reserva de ouro encontrada na China, cientistas explicaram que o aumento da atividade industrial pode colaborar para os deslocamentos populacionais, já que a ação contínua da mineração prejudica o solo e a biodiversidade local.
Quais as consequências da mineração do ouro?
- Degradação da paisagem: A exploração de minério exige o desmatamento de uma determinada área, ocasionando a remoção do solo fértil;
- Desmatamento: Antes de começar a explorar o minério, é preciso remover toda a cobertura vegetal da região analisada;
- Poluição e contaminação de recursos hídricos: A degradação ocorre mediante ao alto consumo da água para a mineração, rebaixamento dos lençóis freáticos e rejeitos com concentração de substâncias tóxicas que são levadas até os recursos hídricos pelo escoamento superficial;
- Poluição sonora: As explosões para a iniciação das atividades são comuns;
- Redução da biodiversidade: Muitos animais perdem seu habitat e acabam fugindo para outras áreas, bem como há perda de espécies de plantas na região devido à retirada da cobertura vegetal.





