Com a finalidade de tornar as estradas mais seguras com a redução de acidentes, a Prefeitura de Goiânia iniciou o processo de implantação de câmeras 360º nas avenidas. A abordagem de fiscalização de trânsito tende a alterar o comportamento de vários motoristas de aplicativo, que insistem em conduzir os veículos munindo o dispositivo celular em mãos.
Equipados com tecnologia de primeira, os aparelhos detectam automaticamente o uso de celulares ao volante, acarretando em multas automáticas e redução de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A empreita integra o projeto de modernização da fiscalização de trânsito, que visa aumentar a segurança nas estradas da região centro-oeste do Brasil.

“Vamos ter 100 câmeras em pontos estratégicos da cidade, além dos radares, que também têm câmeras e fazem o monitoramento. A busca é por mais segurança, conscientização e educação. Se o motorista não tiver consciência, nós temos a secretaria para fazer esse papel de fiscalizadora e responsável pela gestão do trânsito”, disse o secretário da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), Tarcísio de Abreu.
Para conscientizar os motoristas a não repetirem o hábito comum, as penalidades ligam o sinal de alerta até mesmo dos condutores da 99 e Uber. Em resumo, cada infração pode resultar em sete pontos na CNH, além de multa de R$ 293,47. Por outro lado, em caso de reincidências, a retenção do veículo não está descartada por parte das autoridades.
Em quais pontos as instalações já foram realizadas?
- Av. T-63 com Av. C-107, em frente ao Sr. Food Safety;
- Av. T-63 com R. Olavo Bilac, Qd. 10, Lt. 42;
- Av. 85 com Av. T-63;
- Av. T-3 x Av. T-10, na esquina do Shopping;
- Av. T-9 com Av. T-2, Nº 1116, no canteiro central;
- R. T-3 com Rua T-5, na esquina do Parque Vaca Brava em frente à esquina do Outlet Lingerie;
- R. T-66 com R. T-5, na esquina do Epic City Home;
- Av. 85 com Av. T-9, na Praça da Inspiração (Violão), em frente à Sol & Energia;
- Av. Assis Chateaubriand com Av. Portugal, no canteiro entre a Villa Náutica e o prédio desocupado;
- Av. Assis Chateaubriand com Av. T-7, no canteiro com faixa de pedestres próximo à Floricultura Primavera;
- Av. Assis Chateaubriand com Praça Tamandaré, na esquina da praça em frente à GP Pneus;
- Av. Mutirão com Av. D, no canteiro central em frente à Padaria Empório;
- Av. Castelo Branco com Av. T-7, no canteiro central entre a Saga Seminovos e o Lourenço Office.
Motoristas de aplicativo se atentam às mudanças
Diante da nova fiscalização, condutores de aplicativos precisam se adaptar. Para evitar dores de cabeça ainda maiores, a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito indica o uso de suportes veiculares e comandos de voz para operar o celular sem que precisem utilizar as mãos. Porém, caso seja preciso, estacione o veículo em local apropriado e, somente assim, manuseie o aparelho.
Por outro lado, é necessário que os motoristas se atentem a outra questão. Além das câmeras, Goiânia conta com 20 radares distribuídos por diversas regiões, como Bairro Goiá, Parque Amazônia e Setor Cândida de Moraes. O fator favorável é que os dispositivos permitem encontrar carros furtados ou roubados e identificar placas clonadas.





