O chá de camomila foi estabelecido no nosso cotidiano com a ideia de que auxiliar nas propriedades calmantes fosse a sua principal característica. No entanto, diversas culturas espalhadas pelo mundo servem o conteúdo todos os dias, tendo em vista suas outras funções medicinais comprovadas por especialistas.
Apesar de não ser do conhecimento total, a camomila pode contribuir para o controle glicêmico. Segundo estudo publicado no Complementary Therapies Medicine, o chá em questão “Melhora os perfis glicêmico e lipídico e indicadores de estresse oxidativo no diabetes mellitus e complicações relacionadas”.
Por sua vez, a camomila pode servir como uma grande aliada para as mulheres no período menstrual. Isso porque os efeitos antiespasmódico, anti-inflamatório e analgésico reduzem as cólicas. Essas propriedades ajudam a relaxar a musculatura do útero, sendo administradas, inclusive, em bebês.
De acordo com especialistas, o chá possui propriedades que auxiliam no tratamento de quadros de ansiedade leves, atuando como um calmante suave até mesmo em casos de estresse. A sensação de relaxamento é motivada por seus compostos naturais, como os flavonoides, atuam no sistema nervoso, ajudando a aliviar tensões e melhorar o humor.
Ao contrário do que muitos imaginam, a camomila também ajuda na melhora da saúde da pele. Isso porque as propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias ajudam a combater problemas como acne, eczema e irritações cutâneas. Sobretudo, a bebida também é aplicada topicamente para aliviar inflamações e promover a cicatrização de feridas.
Outro detalhe curioso é que chá ajuda na saúde cardiovascular por sua ação antioxidante, melhorando a circulação e a reduzir a pressão arterial. Por fim, o líquido milenar ajuda a reduzir desconfortos digestivos por possuir efeito calmante sobre o trato gastrointestinal, ajudando a aliviar a indigestão, gases e náuseas.
Como preparar um excelente chá de camomila?
Para dar início a tudo, é necessário separar uma colher de sopa de camomila para cada meio litro de água. Nesse momento, em uma panela, despeje a água e leve ao fogo médio até que comece a ferver. Ao chegar no ponto desejado, adicione a camomila, desligue o fogo e tampe a panela, deixando descansar por 10 minutos. Após as etapas, coe o chá e sirva em seguida.
O detalhe que merece ser destacado é que o chá de camomila não descarta o uso de medicamentos próprios para cada problema apresentado acima. Assim, o indicado é que os remédios sejam administrados mediante a receita médica e o consumo do chá sirva apenas para potencializar a redução dos sintomas.





