CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
Sem resultados
Ver todos os resultados
CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados

Nova vacina do Butantan não é indicada para grávidas, lactantes e puérperas que estejam amamentando

Por Juan Rodriguez
02/06/2026
Créditos: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Créditos: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A vacina brasileira contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan não deve ser aplicada em gestantes, lactantes e puérperas que estejam amamentando. A restrição ocorre porque o imunizante, aprovado recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ainda não foi testado nesses grupos, o que impede a confirmação de sua segurança durante a gestação e o período de amamentação.

A Butantan-DV recebeu autorização para uso no fim de 2025 e passou a integrar o Programa Nacional de Imunizações. A vacinação começou em janeiro de 2026 por meio de um projeto implementado em cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Ceará. Inicialmente, a aprovação contemplou pessoas entre 12 e 59 anos.

Créditos: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Segundo autoridades de saúde, a contraindicação para grávidas segue uma prática comum aplicada a vacinas atenuadas. Caso uma gestante receba a dose por engano, a recomendação é comunicar imediatamente a unidade de saúde responsável pela aplicação para que o caso seja oficialmente registrado e acompanhado durante o pré-natal e após o nascimento do bebê.

Vacina da Butantan não é indicada para certos grupos

A mesma orientação vale para lactantes e puérperas que estejam amamentando. Nesses casos, a preocupação teórica está relacionada à possibilidade de transmissão do vírus vacinal ao bebê por meio do leite materno. Para mulheres que já tiveram filhos, mas não estão amamentando, a contraindicação não se aplica.

Pessoas vacinadaspor engano durante a gestação ou amamentação devem procurar uma unidade de saúde e também entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor do Instituto Butantan. O acompanhamento inclui monitoramento periódico da saúde da mãe durante a gravidez e até 60 dias após o nascimento da criança. Profissionais de saúde também têm a obrigação de registrar essas ocorrências, permitindo que as autoridades sanitárias acompanhem os casos.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Juan Rodriguez

Juan Rodriguez

Natural do Rio de Janeiro, formado em Jornalismo/Comunicação Social pela Universidade Veiga de Almeida. Tem com experiência em mídias sociais, rádio e televisão. Tem passagens por G1 e Inter TV RJ (afiliada da Globo). Amante dos esportes, principalmente do futebol, atua na área desde 2017 e já fez parte da cobertura de competições como Copa América, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Estaduais, entre outras.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Cesar Greco/Palmeiras

FIFA se une a Conmebol e jogador do Palmeiras é suspenso por 2 meses de todas as competições

12/06/2026
Créditos: Renato Rocha Miranda

O que acontece na novela Avenida Brasil no capítulo de hoje 12/06/26

12/06/2026
Créditos: Foto de Kelly Sikkema na Unsplash

Doença que assusta brasileiros vira motivo de preocupação nos Estados Unidos

12/06/2026
Créditos: Divulgação/AFA

Técnico da Argentina decidiu convocar atacante que era artilheiro no futebol amador

12/06/2026
Créditos: Paulo Pinto/Agência Brasil

Globo vai transmitir jogo da Copa do Mundo ou terá Sessão da Tarde nesta sexta-feira (12)?

12/06/2026
  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

Correio do Estado Mix

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados

Correio do Estado Mix